EXTENSÃO RURAL: UM ESTUDO SOBRE OS EXTENSIONISTAS RURAIS DO ESTADO DO PARÁ, BRASIL.
Rural Extension: a study about rural extension workers in the State of Pará, Brazil
DOI:
https://doi.org/10.20873/v2n1_2023_5Resumo
A extensão rural é uma ciência de grande relevância para o desenvolvimento rural. Nesta, insere-se o extensionista rural, que é um educador no campo. Considerando as mudanças de realidade as quais as instituições e os profissionais de extensão estão sujeitos, este estudo objetivou avaliar o perfil dos extensionistas rurais do estado do Pará (Brasil), o papel da extensão rural e as adversidades nela presentes. O estudo considerou a percepção dos extensionistas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (EMATER-PARÁ), de cinco escritórios regionais, por meio da aplicação de questionários e gravação de entrevistas. No estado, homens é a maioria entre os extensionistas, assim como os de maiores idades. Ainda, os profissionais pós-graduados ocupam 74% dos cargos. Também foi observado que o tempo de serviço é relativamente uma das questões mais valorizadas pela Emater, na contratação. Para os entrevistados, os maiores obstáculos na área envolvem o produtor rural e as políticas públicas. Assim, foi possível traçar o perfil do extensionista rural do Estado do Pará, destacando os dilemas na área.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Raul Coimbra Miranda, Zandia Maria de Souza Nascimento, Marcus Vinicius Santiago de Oliveira e Silva, Anielle Sousa da Costa, Priscila Cristian Nogueira da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.