METODOLOGIAS PARA A SIMULAÇÃO E VERIFICAÇÃO DO FUNCIONAMENTO HIDRÁULICO DE SISTEMAS PREDIAIS DE ÁGUA FRIA DE ACORDO COM DIRETRIZES DA NBR 5626/2020
DOI:
https://doi.org/10.20873/2024_jul_13066Resumo
A ABNT NBR 5626:2020 apresentou a possibilidade de desenvolvimento de metodologias para o dimensionamento dos sistemas prediais de água fria, excluindo o antigo roteiro de cálculo (método do Consumo Máximo Provável), e passou a indicar que o projetista estime a pressão nos aparelhos utilizando equações de desempenho vazão x pressão, além de não permitir uma redução de pressão superior a 10% para chuveiros em operação concomitante a outro aparelho, em relação à sua pressão de projeto. Assim, desenvolveu-se duas metodologias para verificação do funcionamento hidráulico de sistemas prediais de água fria. A primeira teve como preceito a Equação de Bernoulli, de duas maneiras: não considerando a influência dos sub-ramais (Abordagem 1A) e levando em consideração estes (Abordagem 1B). Na segunda, é definida, por critério do projetista, uma variação permissível da pressão no chuveiro, verificando o funcionamento hidráulico com inequações desenvolvidas, garantindo maior flexibilidade ao projetista durante o dimensionamento. As metodologias desenvolvidas se adequaram às diretrizes de projeto de sistemas hidráulicos prediais de água fria e facilitaram o processo de dimensionamento, pois já possibilitam a simulação e verificação do funcionamento hidráulico do sistema. Para a primeira metodologia a simplificação não superou as perdas de precisão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 D.Sc. Michael Silveira Thebaldi, Eng. Cíntia Tavares Assunção, Eng. Letícia Zanotto Baratti, Me. Mateus Alexandre da Silva, Me. Marina Neves Merlo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.