REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE AGRONEGÓCIOS: UM ESTUDO A PARTIR DA REDE SOCIAL FACEBOOK

Autores

  • Magali Costa Guimarães Universidade de Brasília
  • Marlon Brisola Universidade de Brasilia

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftv8-10865

Resumo

Investigar as representações sociais sobre o agronegócio a partir de opiniões expressas no Facebook constituiu-se no objetivo central deste estudo. Metodologicamente, sua realização envolveu a análise das reações/comentários de usuários dessa rede social a um post/matéria envolvendo o agronegócio e questões ambientais no Brasil. Os comentários de 93 usuários do Facebook e seguidores de um veículo de comunicação de elevada expressão nacional se constituíram no corpus para análise de conteúdo e análises textuais realizadas por meio do software Iramutec. Os resultados revelaram que as representações sociais sobre o agronegócio são marcadamente polarizadas e associadas a aspectos ideológicos-partidários. De uma maneira geral, os usuários o associam à grande produção agropecuária, revelando o distanciamento da representação social do conceito acadêmico. A implicação dos sujeitos – focalização – na representação foi perceptível, levando à conformação da representação aos interesses dos indivíduos e a uma defesa quase passional de seus pontos de vista.

Biografia do Autor

Magali Costa Guimarães, Universidade de Brasília

Doutora em Psicologia, Mestre em Admiistração de Empresas, Professora do Curso de Gestão de Agronegócios, FAV/UnB

Downloads

Publicado

2021-10-20

Como Citar

Guimarães, M. C., & Brisola, M. (2021). REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE AGRONEGÓCIOS: UM ESTUDO A PARTIR DA REDE SOCIAL FACEBOOK. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 8(2), 159–177. https://doi.org/10.20873/uftv8-10865

Edição

Seção

Artigos