REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE AGRONEGÓCIOS: UM ESTUDO A PARTIR DA REDE SOCIAL FACEBOOK
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftv8-10865Resumo
Investigar as representações sociais sobre o agronegócio a partir de opiniões expressas no Facebook constituiu-se no objetivo central deste estudo. Metodologicamente, sua realização envolveu a análise das reações/comentários de usuários dessa rede social a um post/matéria envolvendo o agronegócio e questões ambientais no Brasil. Os comentários de 93 usuários do Facebook e seguidores de um veículo de comunicação de elevada expressão nacional se constituíram no corpus para análise de conteúdo e análises textuais realizadas por meio do software Iramutec. Os resultados revelaram que as representações sociais sobre o agronegócio são marcadamente polarizadas e associadas a aspectos ideológicos-partidários. De uma maneira geral, os usuários o associam à grande produção agropecuária, revelando o distanciamento da representação social do conceito acadêmico. A implicação dos sujeitos – focalização – na representação foi perceptível, levando à conformação da representação aos interesses dos indivíduos e a uma defesa quase passional de seus pontos de vista.
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