VIABILIDADE ECONÔMICA DO POLICULTIVO DE GIRINOS DE RÃ-TOURO COM ALEVINOS DE TILÁPIA DO NILO DURANTE INVERNO E BAIXA DENSIDADE
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftv8-10140Resumo
O policultivo é uma prática excelente para pequenos produtores para diversificar a produção. Este projeto foi realizado com objetivo avaliar a criação em policultivo de girinos de rã-touro com alevinos de tilápia do Nilo durante inverno e em baixa densidade e a sua viabilidade econômica. Houve no estudo um total de 70 animais por unidade amostral em três caixas de alvenaria, com volume útil foi de 700 L e densidade de 1 animal para cada 10 L, sendo 6 girinos para cada alevino, durante 46 dias experimentais, para avaliar o crescimento dos animais foram realizadas quatro biometrias. Os parâmetros avaliados foram: peso vivo dos animais por espécie (g), sobrevivência (%), ganho de peso (g) e conversão alimentar aparente (g/g), os dados de custos foram obtidos para viabilidade econômica foram lucro bruto (R$), lucro líquido (R$) e o tempo de retorno do investimento para três situações (local de criação existente, compra de caixa de água plástica e construção em alvenaria), a estatística foi descritiva. Os parâmetros zootécnicos avaliados se mostraram dentro dos parâmetros aceitáveis para cada espécie. O sistema de policultivo nas condições proposta foi viável para criação das duas espécies aquáticas e também para os pequenos produtores que possuem infraestrutura existente na propriedade e mão de obra familiar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.