ANÁLISE DAS EMISSÕES GLOBAIS DE CO2 A PARTIR DA REGRESSÃO LINEAR MÚLTIPLA

Autores

  • Simone Bueno Camara Universidade Federal de Santa Maria-UFSM
  • Sinara Pizzi Martins Universidade Federal de Santa Maria-UFSM
  • Nilson Luiz Costa Universidade Federal de Santa Maria-UFSM
  • Sibele Vasconcelos de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria-UFSM

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftv7-10049

Resumo

As emissões de gases de efeito estufa, em especial, de dióxido de carbono (CO2) têm gerado preocupações sobre seus impactos negativos ao meio ambiente. O objetivo de estudo foi analisar o comportamento das emissões de CO2 no ano de 2014, respondendo a seguinte problemática: quais são as variáveis relacionadas ao desenvolvimento das economias globais que influenciam nas emissões de CO2? A análise de dados empregada deu-se pela Regressão Linear Múltipla pelo método dos Mínimos Quadrados Ordinários (MQO). Os resultados demonstraram que as variáveis de produção industrial, produção de energia e crescimento populacional explicam, em conjunto, 78% das variações das emissões de CO2, onde para cada variação de 10% nessas variáveis houve um acréscimo de 5,3%, 2,5% e 8,8%, respectivamente, nas variações das emissões globais de CO2. Além disso, a variável de maior significância é crescimento populacional, pois com o aumento da população, mais energia é gerada, mais alimentos são demandados, assim como, aumentam-se o tráfego de pessoas e veículos ocasionado maiores emissões de gases de efeito estufa (GEE). Entretanto, conclui-se que as atividades relacionadas ao desenvolvimento econômico, como a produção industrial e de energia também são geradoras de emissões de CO2 e devem ser analisadas com maior significância.

Biografia do Autor

Simone Bueno Camara, Universidade Federal de Santa Maria-UFSM

Economista. Mestranda no programa de Pós Graduação em Agronegócios na Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões-RS. 

Sinara Pizzi Martins, Universidade Federal de Santa Maria-UFSM

Economista. Mestranda em Agronegócios na Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões -RS.

Nilson Luiz Costa, Universidade Federal de Santa Maria-UFSM

Professor do Departamento de Ciências Econômicas e no Programa de Pós Graduação em Agronegócios na Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões-RS.

Sibele Vasconcelos de Oliveira , Universidade Federal de Santa Maria-UFSM

Professora no Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento (UFSM) e do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (UFSM). 

Downloads

Publicado

2020-10-31

Como Citar

Bueno Camara, S., Pizzi Martins, S., Luiz Costa, N. ., & Vasconcelos de Oliveira , S. (2020). ANÁLISE DAS EMISSÕES GLOBAIS DE CO2 A PARTIR DA REGRESSÃO LINEAR MÚLTIPLA. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 7(3), 198–208. https://doi.org/10.20873/uftv7-10049

Edição

Seção

Artigos