PRÁTICAS DE JORNALISMO NOS INTERIORES DA AMAZÔNIA: construções e percursos

Autores

  • Sandro Adalberto Colferai Universidade Federal de Rondônia
  • Francisco Gilson Rebouças Porto Junior Universidade Federal do Tocantins (UFT) http://orcid.org/0000-0002-5335-6428
  • Vilso Junior Santi Universidade Federal de Roraima
  • Elaide Martins da Cunha Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2019v3n3p10

Palavras-chave:

jornalismo, profissão, comunicação, amazônia

Resumo

O Jornalismo é uma prática que necessariamente responde às necessidades e singularidades das comunidades e sociedades em que está inserido. Partindo deste pressuposto o dossiê temático PRÁTICAS DE JORNALISMO NOS INTERIORES DA AMAZÔNIA propõe-se a problematizar temáticas e debates, descrições e que apresentam as conjunturas dos processos de produção jornalística na Amazônia, especialmente, ainda que não exclusivamente, nos municípios dos interiores dos estados amazônicos. A proposta foi de apresentar o cenário mais amplo possível dos produtores e dos produtos jornalísticos postos em circulação em toda a região, destacar as particularidades da prática jornalística na Amazônia e apresentar tensionamentos entre as práticas consagradas do fazer jornalístico nos centros regionais e nacionais e as práticas efetivamente levadas a efeito nos interiores da região.  Nesse número, a Aturá traz alguns desses olhares, fruto de pesquisas realizadas na Região Amazônica, como uma pequena parte do potencial de temáticas e modos de fazer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandro Adalberto Colferai, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia. Professor do curso de Jornalismo na UNIR/RO. E-mail: sandrocolferai@gmail.com

Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior é doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Educação pela Faculdade de Educação (UnB) e graduado em Comunicação Social/Jornalismo (ULBRA) e Pedagogia (UnB). Atualmente é líder do Núcleo de Pesquisa e Extensão e Grupo Lattes Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT). É professor na Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT). Coordena pesquisas em ensino de jornalismo digital e preservação da Memória. Pesquisa sobre formação, ensino e processos educativos no Brasil, na União Europeia, CPLP/PALOPS e BRICS. E-mail: gilsonporto@uft.edu.br. 

Vilso Junior Santi, Universidade Federal de Roraima

Graduado em Comunicação Social/ Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas; Mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Federal de Santa Maria e Doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Foi coordenador do Curso de Comunicação Social/ Jornalismo e, atualmente, é Diretor do Centro de Comunicação, Letras e Artes Visuais da Universidade Federal de Roraima. E-mail: vjrsanti@gmail.com.

Elaide Martins da Cunha, Universidade Federal do Pará

Jornalista pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo e doutorado em Ciências Socioambientais pelo NAEA-UFPA. Possui experiência profissional em telejornalismo, webjornalismo e jornalismo impresso, além do audiovisual. É professora e pesquisadora na Faculdade de Comunicação (Facom) e Vice-Coordenadora no Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCom) da UFPA. E-mail: elaidemartins@gmail.com

Referências

BAPTAGLIN, L. A.; SAID, T. L. S. OBRAS DE ARTE E OS PROCESSOS COMUNICATIVOS EM ESPAÇOS PÚBLICOS: ENTALHANDO IDENTIDADES . Aturá - Revista Pan-Amazônica de Comunicação, v. 3, n. 3, 1 set. 2019.

BARBOSA, M. L. S.; SANTI, V. J. A INTENCIONALIDADE NAS NOTÍCIAS FALSAS: A NOTA DE REPÚDIO COMO ESTRATÉGIA DE DEFESA DO JORNALISMO NA ERA DAS FAKES NEWS. Aturá - Revista Pan-Amazônica de Comunicação, v. 3, n. 3, 1 set. 2019.

JAVORSKI, E.; MOREIRA BARROSO, L.; ALVES, J. JORNALISMO UNIVERSITÁRIO NO INTERIOR DA AMAZÔNIA ORIENTAL: O CASO EXPERIMENTAL DO RONDON NOTÍCIAS . Aturá - Revista Pan-Amazônica de Comunicação, v. 3, n. 3, 1 set. 2019.

MARTINS, A. V.; SILVA, M. V. RUAS DE MILITARES EM VILHENA-RO: HISTÓRIA E COMPOSIÇÃO DO ESPAÇO URBANO. Aturá - Revista Pan-Amazônica de Comunicação, v. 3, n. 3, 1 set. 2019.

MARTINS, E.; DUARTE, G. S. M. CONCEPÇÕES DO JORNALISMO TRANSMÍDIA – EM BUSCA DE UM CONCEITO. Aturá - Revista Pan-Amazônica de Comunicação, v. 3, n. 3, 1 set. 2019.

MUNARO, L. F.; MENEZES CORREIA, C. OS JORNAIS IMPRESSOS DE RORAIMA E AS TRANSFORMAÇÕES NA ATIVIDADE POLÍTICA ESTADUAL (1914-1989). Aturá - Revista Pan-Amazônica de Comunicação, v. 3, n. 3, 1 set. 2019.

RODARTE, L. K.; COSTA, A. C.; VENTURA, J. C. DA S.; VENTURA NETO, R. DA S. PASSADO E PRESENTE NA BELÉM CONTEMPORÂNEA: A configuração das narrativas cotidianas de assombração dos palacetes antigos no espaço urbano. Aturá - Revista Pan-Amazônica de Comunicação, v. 3, n. 3, 1 set. 2019.

RODRIGUES, A. S. B.; MOURA, M. C. G. DA C. ANÁLISE DA COBERTURA DE PROBLEMAS AMBIENTAIS PELO JORNAL ONLINE “CORREIO DA BAHIA” (SALVADOR/BA). Aturá - Revista Pan-Amazônica de Comunicação, v. 3, n. 3, 1 set. 2019.

RODRIGUES, J. M.; PORTO JUNIOR, F. G. R. ENSINO E FORMAÇÃO EM JORNALISMO: POR QUE INSISTIR NO ENSINO DE SOCIOLOGIA?. Aturá - Revista Pan-Amazônica de Comunicação, v. 3, n. 3, 1 set. 2019.

SILVA, N. S.; RODRIGUES, A. S. B. ANÁLISE DA PLURALIDADE NA COBERTURA DE PROBLEMAS AMBIENTAIS NO JORNAL ONLINE DIÁRIO DO NORDESTE. Aturá - Revista Pan-Amazônica de Comunicação, v. 3, n. 3, 1 set. 2019.

SILVA, R. L. A. DA; MONTEIRO , I. DOS S.; BAPTAGLIN, L. A. DEPRESSÃO: PROCESSOS EDUCOMUNICACIONAIS ESTABELECIDOS A PARTIR DA PRODUÇÃO DE UM CURTA-METRAGEM. Aturá - Revista Pan-Amazônica de Comunicação, v. 3, n. 3, 1 set. 2019.

TAVEIRA, A. A.; FEITOZA PEREIRA, M. O COMPORTAMENTO DA LINGUAGEM JORNALÍSTICA NAS STORIES DO INSTAGRAM: ESTUDO DOS PERFIS DO JORNAL O GLOBO E DO PORTAL A CRÍTICA. Aturá - Revista Pan-Amazônica de Comunicação, v. 3, n. 3, 1 set. 2019.

Downloads

Publicado

2019-09-01

Como Citar

Colferai, S. A. ., Porto Junior, F. G. R., Santi, V. J. ., & Cunha, E. M. da . (2019). PRÁTICAS DE JORNALISMO NOS INTERIORES DA AMAZÔNIA: construções e percursos. Aturá - Revista Pan-Amazônica De Comunicação, 3(3), 10–16. https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2019v3n3p10

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 6 > >>