ENSINO E FORMAÇÃO EM JORNALISMO: POR QUE INSISTIR NO ENSINO DE SOCIOLOGIA?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2019v3n3p146

Palavras-chave:

comunicação, jornalismo, ensino, sociologia, sociologia do jornalismo, União Europeia, Bolonha

Resumo

O ensino de sociologia nos cursos de comunicação e jornalismo tem sido criticado, removido e perde espaço nos espaços formativos. Nesse cenário, a pesquisa qualitativa e documental, base desse artigo, sobre o ensino de sociologia, aconteceu entre 10 docentes, 05 de universidades brasileiras e 05 de universidades portuguesa.  Procedeu do exame dos projetos pedagógicos dos cursos de comunicação e jornalismo de 02 universidades brasileiras e 05 universidades portuguesas; da pesquisa dos programas da disciplina sociologia para verificar se o enfoque que é dado nos três campos das ciências sociais se devia a especificidades das próprias universidades e se sofriam interferências internas e externas,  e da verificação da metodologia de ensino da sociologia cruzando as bibliografias utilizadas, antes e depois das novas Diretrizes Curriculares de Jornalismo (no Brasil) e do Processo de Bolonha (em Portugal), com o objetivo de entender as escolhas bibliográficas de autores clássicos e contemporâneos.

 

 

Palavras-chave: Ensino. Sociologia. Comunicação. Jornalismo.

 

 

ABSTRACT

 

The teaching of sociology in the courses of communication and journalism has been criticized, removed and loses space in the training spaces. In this scenario, the qualitative and documentary research, the basis of this article, in the teaching of sociology, was carried out among 10 professors, 05 from Brazilian universities and 05 from Portuguese ones. Proceeded to examine the pedagogical projects of communication and journalism courses of 02 Brazilian universities and 05 Portuguese universities; of the research of the programs of the sociology discipline to verify if the approach that takes place in the three fields of the social sciences was due to the specificities of the universities themselves and if they suffered internal and external interferences and the verification of the methodology of teaching of sociology crossing the bibliographies used, before and after the new curriculum Journalism Guidelines (in Brazil) and the Bologna Process (in Portugal), in order to understand the options literature of classical and contemporary authors.

 

Keywords: Teaching. Sociology. Communication. Journalism.

 

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Biografia do Autor

Joselinda Maria Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins

Socióloga. Mestre em Comunicação e Sociedade pelo PPGCOM-UFT. E-mail: jomariarodrigues@hotmail.com.

Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior é doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Educação pela Faculdade de Educação (UnB) e graduado em Comunicação Social/Jornalismo (ULBRA) e Pedagogia (UnB). Atualmente é líder do Núcleo de Pesquisa e Extensão e Grupo Lattes Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT). É professor na Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT). Coordena pesquisas em ensino de jornalismo digital e preservação da Memória. Pesquisa sobre formação, ensino e processos educativos no Brasil, na União Europeia, CPLP/PALOPS e BRICS. E-mail: gilsonporto@uft.edu.br. 

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Publicado

2019-09-01

Como Citar

Rodrigues, J. M., & Porto Junior, F. G. R. (2019). ENSINO E FORMAÇÃO EM JORNALISMO: POR QUE INSISTIR NO ENSINO DE SOCIOLOGIA?. Aturá - Revista Pan-Amazônica De Comunicação, 3(3), 146–164. https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2019v3n3p146

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