O USO DO YOUTUBE COMO RECURSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA

NOVAS PERSPECTIVAS MOTIVACIONAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL DO BAIXO TOCANTINS

Autores

  • Kleiton Borges Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Pará. Professor Assistente A da Faculdade de Linguagem - Letras - Língua Inglesa, da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Tocantins/Cametá https://orcid.org/0000-0002-4103-1386
  • Gabriela Medeiros Graduanda do curso de licenciatura em Letras - Língua Inglesa, da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Tocantins/Cametá https://orcid.org/0000-0002-6230-307X

Resumo

O presente trabalho buscou observar como os alunos do 8º ano do ensino fundamental, da escola Coronel Raimundo Leão, utilizam a plataforma Youtube para a aprendizagem de Língua Inglesa. Além disso, mostrar de que forma essa plataforma pode estar presente como suporte educacional em uma segunda língua, além de mostrar as dificuldades presentes no cotidiano destes estudantes e apontar caminhos para a aprendizagem dos mesmos. Nos embasamos pelos autores Baladeli e Altoé (2009) que vem explicar como o Youtube pode despertar o interesse dos alunos para a aprendizagem, e Souza (2012) que explica que atrelar método e metodologia podem tornar o ensino mais atrativo. A pesquisa foi feita através de estudo de caso de abordagem qualitativa durante dois dias. Foram percebidas algumas dificuldades como para falar em inglês, na leitura de texto e também na escuta devido a não prática em sala de aula, decorrida de uma falta qualificação profissional da professora e da falta de interesse da mesma em trazer melhorias para o ensino de inglês.  Mesmo com as dificuldades, os aprendizes participam melhor das aulas quando se têm uma didática que saia da monotonia e do que eles estão acostumados. Após a aplicação do plano de ensino, foi possível observar que os alunos estavam mais motivados e inteirados com a aula, mostrando que o novo chama a atenção deles e faz com que gostem de participar das aulas.

Palavras-chaves: Youtube; Ensino-Aprendizagem; Língua Inglesa.

Biografia do Autor

Kleiton Borges, Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Pará. Professor Assistente A da Faculdade de Linguagem - Letras - Língua Inglesa, da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Tocantins/Cametá

Tendo interesse na área de ensino e aprendizagem de língua inglesa e tecnologias, possui graduação em Bacharelado em Turismo pela Faculdade Pan Amazônica (2006-2010) e graduação em Licenciatura em Língua Inglesa pela Universidade Federal do Pará (2010-2015). É mestre em Letras em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da UFPA, campus Belém (2016-2018). É especialista em Linguagem, Tecnologia e Ensino pela Universidade Federal de Minas Gerais (2019-2021) e atualmente é aluno especialista do curso de pós-graduação Lato Sensu em Informática na Educação pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA) (2021). Atuou como Professor Substituto do Magistério Superior de Língua Inglesa e Literaturas Anglófonas da Faculdade de Letras (FALE) da UFPA, Campus Universitário do Marajó-Soure (2017-2019) e foi vice coordenador do projeto de extensão dos Cursos Livres, intitulado Projeto de Ensino de Línguas Estrangeiras (PROELE) do mesmo campus. Atualmente é professor substituto Assistente A da Faculdade de Linguagem - Letras Língua Inglesa, do Campus Universitário do Tocantins/Cametá. Atua como professor de língua inglesa e auxiliar de secretaria e suporte técnico em informática dos Cursos Livres de Línguas Estrangeiras (CLLE) da UFPA, do Campus de Belém e como Avaliador e Aplicador do Exame Nacional CELPE-BRAS (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros), posto aplicador da UFPA, do Campus de Belém. Possui experiência como Auxiliar de Técnico e Assistente de Gestão em Turismo pela PARATUR (Companhia Paraense de Turismo). Tem experiência como professor no ensino fundamental II e curso pré-vestibular. Possui conhecimentos em informática, manutenção de computadores, técnicas de cerimonial e protocolo, técnicas de atendimento ao público, experiência como voluntariado em comissões de eventos e participação em projetos de pesquisa e extensão.

Downloads

Publicado

2024-05-01

Como Citar

Borges, K., & Medeiros, G. (2024). O USO DO YOUTUBE COMO RECURSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: NOVAS PERSPECTIVAS MOTIVACIONAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL DO BAIXO TOCANTINS. REVISTA ANTÍGONA, 3(2). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/antigona/article/view/17516