O FENOMENO DAS DIGITAL INFLUENCERS NOVAS FORMAS DE EXPLORACAO DOS CORPOS FEMININOS NA SEGUNDA DECADA DO SÉCULO XXI

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2763-9533/2022.2.7

Palabras clave:

Mulheres; Digital Influencer; Trabalho; Tecnologia; Capitalismo

Resumen

Com o advento das novas tecnologias digitais, a sociedade passou por muitas transformações, principalmente no mundo do trabalho. Diante disso, essa pesquisa discute a relação entre trabalho, tecnologia e capitalismo em um recorte de gênero, abordando o trabalho das digitais influencers – mulheres engajadas no Instagram que são capazes de influenciar pessoas através da sua produção de conteúdo. O objetivo desse trabalho é entender como o sistema capitalista, dentro de uma nova roupagem, a das novas tecnologias, utiliza do espaço virtual para perpetuar um sistema baseado na exploração dos corpos femininos. Para entender como todos esses mecanismos se relacionam foram utilizadas fontes digitais: sites e blogs de empresas, publicação do Instagram e vídeos do YouTube. A coleta, organização e avaliação crítica dessas fontes possibilitaram estudar o mundo do trabalho que está se tornando cada vez mais digital. Portanto, um estudo de gênero, em pleno século XXI, na era da informação e comunicação, onde tudo ocorre rapidamente, em um contínuo fluxo de mudanças, devemos notar, é importante não só para a história das mulheres, mas também para a história do tempo presente.

Publicado

2022-12-14

Cómo citar

Nascimento Palha, A. L., & dos Prazeres Silva, A. (2022). O FENOMENO DAS DIGITAL INFLUENCERS NOVAS FORMAS DE EXPLORACAO DOS CORPOS FEMININOS NA SEGUNDA DECADA DO SÉCULO XXI. REVISTA ANTÍGONA, 2(2). https://doi.org/10.20873/uft.2763-9533/2022.2.7