Macapá: a cidade modernista do período janarista de 1943 a 1955
DOI:
https://doi.org/10.20873/am2018_2Resumo
Com a criação do Território Federal do Amapá, no ano de 1943, a cidade de Macapá, capital federativa passou a ter outro status a partir dos novos investimentos. Janari Gentil Nunes, foi o primeiro governador indicado do Território Federal, assumiu o comando, tendo como objetivos modernizar a cidade. Durante o período de seu governo entre, 1943 a 1955, foram construídos espaços públicos e edificações importantes como escolas, hospitais e prédios oficiais que se tornaram referência da cidade. O presente artigo busca evidenciar a importância do período na formação urbana e arquitetônica da cidade de Macapá. O método utilizado para a elaboração do artigo foi o lógico histórico, definido a partir análise dos fenômenos sucedidos. A metodologia utilizada partiu da leitura e interpretação do acervo de diversas instituições como Governo do estado do Amapá, IPHAN e a produção científica da Universidade Federal do Amapá. O suporte conceitual está na forma como se deu a organização espacial da cidade e se constituiu através das características e ideias do moderno. Os estudos comprovam que esse período se tornou referência da história do lugar, todavia mais recentemente, parte desse patrimônio edificado vem sendo perdido com o crescimento de demandas imobiliárias relacionadas à verticalização da área mais central da cidade.
Referências
CANTUÁRIA, Eloane; PELAES, Fátima; VASCONCELOS, José; SILVA. Em Busca da Identidade Urbana: o legado do movimento moderno na cidade de Macapá-AP. 30 Docomomo Norte/Nordeste. João Pessoa, 2010.
COSTA, TABATA. Avenida FAB: a gênese da evolução urbana da cidade de Macapá. Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Amapá. Macapá, 2015.
GRUMBILF do B. Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano – PDDU. Governo do Território Federal do Amapá – CEA. Macapá, 1959.
IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Acervo Fotográfico de 1940 do Estado do Amapá. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br>. Acesso em: 16 junho de 2014.
______. Primeiros resultados do censo demográfico 2014. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br>. Acesso em: 23 Jan. 2015.
LAMAS, J. M. R. G. Morfologia Urbana e Desenho da Cidade. s/l: Fundação Calouste Bulbenkian, 2007.
LOBATO, Sidney da Silva. A cidade dos trabalhadores: insegurança estrutural e táticas de sobrevivência em Macapá (1994-1964). São Paulo, SP, 2013, 239 f. Tese (doutorado em História Social). Universidade de São Paulo, USP.
MEDEIROS, Floriano. O Amapá e o seu administrador. Amapá. Macapá, 3 de Fevereiro de 1946. P.01, n°46.
NUNES, Janary. Relatório das Atividades do Governo do Território Federal do Amapá. 1946.
______. Criação do Estado do Amapá. Discurso pronunciado na sessão do Congresso Nacional de 14 de janeiro de 1967. Brasília: Departamento de Imprensa Nacional, 1970.
______. (org.). Confiança no Amapá: impressões sobre o território. 2°ed. Brasília: Senado Federal, 2012.
PELAES, F. M. A. Uma análise sobre a pós-ocupação urbana dos conjuntos arquitetônicos de Serra do Navio e Vila Amazonas. Macapá, 2010.
SANTOS, Fernando Rodrigues dos. História do Amapá: da autonomia territorial ao fim do janarismo -1943 a 1970. Macapá: Editora Gráfica O DIA S.A., 1998.
SILVA, Maura Leal da. A (onto)gênese da nação nas margens do território nacional: O projeto Janarista territorial para o Amapá (1944 – 1956), São Paulo, 2007.
TOSTES, José Alberto Tostes.
Planos Diretores do Estado do Amapá. Uma contribuição para o desenvolvimento regional. Macapá, AP. 2006.
______. Além da linha do horizonte. João Pessoa, 2011.
______. Transformações urbanas das pequenas cidades amazônicas (AP) na faixa de fronteira setentrional. Rio de Janeiro: Publit, 2012.
______. Pensar a cidade. Editora: Sal da Terra. João Pessoa, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 José Alberto Tostes, Alice Weiser
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.