Atravessando escalas, traçando linhas e praticando o morar em Macapá

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/nov2024_11%20%20%20%20%20%20%20%20%20

Resumo

PONTES, Louise; MATSUNAGA, Melissa (Orgs.). Macapá, Entre Cidade e Natureza: Caminhos a Apre(e)nder. Macapá: Editora da Universidade Federal do Amapá, 2024.

Macapá é uma cidade singular, marcada pela interação constante entre seus espaços urbanos e os elementos naturais que a rodeiam, em especial a vasta malha hídrica. Situada na foz do Rio Amazonas, a capital do Amapá é vista como um território de contrastes, onde a urbanização moderna age em disparidade a paisagens que carregam características únicas da Amazônia. Frequentemente tratada como periferia nos debates urbanos nacionais, oferece uma rica ecologia de práticas e saberes, tanto tradicionais quanto contemporâneos, que resistem às tentativas de homogeneização imposta pelos modelos urbanísticos dominantes. Macapá emerge, assim sob a perspectiva dos autores de Macapá, Entre Cidade e Natureza: Caminhos a Apre(e)nder, como um laboratório de experimentação e reflexão sobre o encontro entre urbano e meio ambiente, desafiando as dicotomias convencionais e propondo uma visão mais integrada e sensível ao contexto amazônico.

Biografia do Autor

Géssica Nogueira dos Santos, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA

Arquiteta e Urbanista e Mestra em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amapá - UNIFAP (2017). É docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA, e atuou como Conselheira Titular Estadual do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amapá - CAU/AP (2020-2023), sendo coordenadora da Comissão de Ensino e Formação, Ética e Exercício Profissional – CEFEEP.

Downloads

Publicado

2024-11-08

Como Citar

Géssica Nogueira dos Santos. (2024). Atravessando escalas, traçando linhas e praticando o morar em Macapá. Revista Amazônia Moderna, 4(1). https://doi.org/10.20873/nov2024_11