Modernizações de contrastes. Duas avenidas em Belém entre 1930 e 1938: Presidente Vargas e Almirante Barroso

Autores

  • George Bruno de Araújo Lima Universidade Federal do Pará
  • Celma de Nazaré Chaves de Souza Pont Vidal Universidade Federal do Pará https://orcid.org/0000-0003-3437-3844

DOI:

https://doi.org/10.20873/ago2024_4

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a dinâmica de modernização das avenidas Presidente Vargas e Almirante Barroso a partir da construção de novos edifícios entre os anos de 1930 e 1938. Ambas as avenidas se situam na capital do Estado do Pará, Belém, localizada em zona estuarina da Amazônia brasileira. A escolha do recorte espacial se justifica pela centralidade de ambas as vias para a modernização. O período de estudo adotado no artigo, 1930-1938, foi delimitado e selecionado a partir de uma pesquisa mais ampla, por ser um momento relevante do significativo impulso à modernização local, em um quadro de instabilidade política dos primeiros 8 anos da Era Vargas, e sua ressonância nas ações e discursos, uma vez que o Estado, aliado à ação particular de empresários, é o principal agente modernizador do período. No intuito de elaborar esse estudo, utilizou-se a metodologia histórico interpretativa, com pesquisa hemerográfica, documental e bibliográfica. A partir do que foi discutido, conclui-se que a modernização obedece a gradientes topológicos, sociais e culturais referenciados em uma ideia de modernização que nega realidades locais em nome de uma modernidade centrada em referências externas à região amazônica.

Biografia do Autor

Celma de Nazaré Chaves de Souza Pont Vidal, Universidade Federal do Pará

Celma Chaves é Arquiteta, Professora Titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Pará, docente e pesquisadora do quadro permanente do Programa de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU/UFPA). Doutora em Teoria e História da Arquitetura pela ETSAB/UPC, com pós-doutorado pela mesma universidade. Coordena o Laboratório de Historiografia da Arquitetura e Cultura Arquitetônica (LAHCA UFPA). É assessora científica ad hoc de agências de fomento nacionais e revisora de periódicos da área. Coordenadora do Núcleo Docomomo PA. Desenvolve pesquisas nas seguintes temáticas: História urbana; Historiografia da Arquitetura Moderna; Arquitetura, cidade e modernização na Amazônia.

Downloads

Publicado

2024-08-13

Como Citar

George Bruno de Araújo Lima, & Celma de Nazaré Chaves de Souza Pont Vidal. (2024). Modernizações de contrastes. Duas avenidas em Belém entre 1930 e 1938: Presidente Vargas e Almirante Barroso. Revista Amazônia Moderna, 4(1). https://doi.org/10.20873/ago2024_4