Amazônia Moderna: uma revista de arquitetura e urbanismo da Amazônia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/dez2023_10

Resumo

A Revista Amazônia Moderna, criada em 2017 no Portal de Periódicos da Universidade Federal do Tocantins, retomou as suas atividades em junho de 2023, após uma pausa que coincidiu com a Pandemia de COVID 19, tendo sido publicada a sua quarta edição em setembro de 2019, um número dedicado ao Estado de Roraima, intitulado “Amazônia do Norte da Pátria! Mais bandeira para o nosso Brasil!” A nova equipe editorial é composta em sua maioria por pesquisadoras e pesquisadores da região Pan-Amazônica, com o intuito de movimentar as relações entre as instituições de ensino, pesquisa e extensão da região e fomentar a produção científica sobre arquitetura e urbanismo na Amazônia. A nova política editorial tem como objetivo principal ampliar o alcance das publicações em arquitetura e urbanismo, incluindo áreas afins, como sociologia, história, geografia e demais especialidades que abordem as diferentes escalas da cidade e do edifício, problematizando, sobretudo, “os sentidos de modernidade” na região Pan-Amazônica, formada pela Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Venezuela e pelo território ultramarino Francês, a Guiana Francesa, países que partilham o mesmo bioma. O recorte temporal preferencial para envio de trabalhos para a revista são os séculos XX e XXI, sem prejuízo em revisitar períodos anteriores. Nesta quinta edição, o periódico inaugura uma nova política editorial e passa a adotar o sistema de publicações em fluxo contínuo. Com o intuito de estimular as publicações sem interrupções, deixou de impor chamadas em datas predefinidas, para reduzir os prazos das publicações e de acesso ao conhecimento, política já adotada por vários periódicos científicos, sendo uma edição anual e a produção de dossiês temáticos. Este número conta com seis publicações de artigos, uma comunicação, uma entrevista e uma resenha de livro. Sendo três artigos relacionados ao contexto da Amazônia brasileira e três ao contexto internacional, envolvendo o Peru, a Colômbia e a Guiana Francesa, dois deles em língua espanhola.

 

Biografia do Autor

Patrícia Orfila Barros dos Reis, Universidade Federal do Tocantins

Editora Geral da Revista Amazônia Moderna (Periódico da UFT). Professora Associada do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Tocantins e Coordenadora Adjunta da Pós-Graduação em Estudos Latinos-Americanos e Territorialidades (PGELAT - UFT). Doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011), mestra em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos (2004) e Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal do Pará (2000). Foi presidenta do Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento Tocantins (IAB/TO) no Biênio 2012/2013. Coordena o Grupo de Pesquisa Mulheres na Arquitetura e no Urbanismo (GPMAU), dedicando-se a temas voltados para a teoria, história e crítica da arquitetura e do urbanismo. Concluiu estágio de Pós-Doutorado em 2019 no projeto W@ARCH.PT - Arquitectas em Portugal: construção da visibilidade, 1942-1986, vinculado ao Centro Interdisciplinar de Estudos de Gênero, do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (CIEG/ISCSP/ULisboa).

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

Patrícia Orfila Barros dos Reis. (2023). Amazônia Moderna: uma revista de arquitetura e urbanismo da Amazônia . Revista Amazônia Moderna, 3(1), 6. https://doi.org/10.20873/dez2023_10