A ESCRITA-AUTORAL NA UNIVERSIDADE
O RESUMO COMO PRÁTICA DE LINGUAGEM RESPONSIVA
DOI :
https://doi.org/10.20873/actasemiticaetlingvistica.v32iEspecial.21415Mots-clés :
Escrita responsiva; Resumo; Letramento.Résumé
O presente trabalho tem por objetivo compreender os modos particulares dos estudantes indígenas ingressantes no curso de Letras, da Universidade Federal do Tocantins, de se assumirem como autores na produção de gêneros acadêmicos, especificamente o gênero textual resumo, e sua consequente contribuição no desenvolvimento do letramento acadêmico. Partindo dessa perspectiva, a pesquisa se baseou no modelo de letramentos acadêmicos proposto pelos Novos Estudos do Letramento (NEL) (Street, 2010, 2013, 2014), utilizando uma perspectiva dialógica de linguagem (Volóchinov, 2017) e trabalhos que tratam da temática em questão. Para isso, foi analisada a produção textual do gênero discursivo resumo em uma turma de alunos ingressantes, a partir da escrita e reescrita orientada. Portanto, mediante a investigação dos dados, foi possível constatar, principalmente, que apenas dominar a língua não é suficiente para o domínio e apropriação de um gênero discursivo, assim como se observou que a prática de escrita e reescrita orientada contribuiu significativamente para uma escrita responsiva, uma vez que possibilita ao estudante refletir sobre a língua no uso e pelo uso.
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