ESTRATÉGIAS DE PODER E NORMALIZAÇÃO NO MATERIAL DE RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM – REVISA GOIÁS

Auteurs-es

  • Juliene Moreira Cardoso Silva Universidade Estadual de Goiás
  • Luana Alves Luterman Universidade Estadual de Goiás

DOI :

https://doi.org/10.20873/actasemiticaetlingvistica.v31i2.20185

Résumé

O Revisa Goiás é um material pedagógico adotado pelo estado de Goiás. Ele é estruturado nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza e é fundamentado nas habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular e no Documento Curricular Ampliado para Goiás. Nesse sentido, a pesquisa objetiva compreender as relações de poder presentes no material de recomposição da aprendizagem – Revisa, especialmente quanto às estratégias e orientações normativas, além de identificar as estratégias utilizadas para a promoção do desempenho escolar. Para isso, fundamentamos nossa pesquisa nos conceitos de Michel Foucault (2005; 1987; 1979; 1975), além das contribuições de Barros (2010) e documentos normativos do Brasil e do estado de Goiás. Utiliza-se também a pesquisa qualitativa Paiva (2021) para analisar o material e os documentos norteadores. Os resultados encontrados apontam como os discursos são enviesados e constituídos para controle e normalização do sujeito. Além disso, o neoliberalismo não apenas molda as políticas educacionais, mas também redefine o próprio propósito da educação. Destarte, conclui-se que o material adotado pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás é uma ferramenta que normaliza e controla o sujeito através do discurso normativo.

 

PALAVRAS-CHAVE: Poder; Revisa; Estratégias; Normalização; Controle.

Références

BRASIL. Lei nº 10866/22, de 30 de novembro 2022. Institui o bônus por resultado. Diário Oficial Estado de Goiás. Goiânia, GO, ano 186, nº 23.936, novembro de 2022. Disponível em: https://saba.al.go.leg.br/v1/merged/view/sgpd/public/PqQG2D_ff9muohW8RfVIC7Z2q LVMPlOBU1NlAdDhjZKD8PjBcm18Lly1bEzAu3YSsGi17ygVbKcWSz7RfeH- em85bSx3i8zA2HqnoxLptVunxczOyIxqJfimAl6-tXqf/pdf/2022010866 Acesso em: 17/06/2024.

INEP. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Brasília, DF, 2007. (Série Documental. Texto para Discussão; 26).

FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: Curso no Collège de France (1975-1976), (trad. De Maria Ermantina Galvão). São Paulo: Martins Fontes, 2005.

FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: história da violência nas prisões. Petrópolis: Editora Vozes, 1987.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.

MOTTA, Manoel Barros da (org.) Michel Foucault: Estratégia, Poder-saber. Ditos e Escritos. Vol. IV. Rio de Janeiro: Forense, 2010.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. 1º ed. São Paulo: Parábola, 2021.

SARESP. Oficina Pedagógica. Escala de Proficiência. Bragança Paulista, 2008, il. Disponível em: https:// www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fslideplayer.com.br%2Fslide%2F346129%2F&psig=AOvVaw3rCXXF6Wa5bQOmtxAWhEyA&ust=1714521039332000&source=imag es&cd=vfe&opi=89978449&ved=0CBIQjRxqFwoTCJD8mYXP6IUDFQAAAAAdAAAAA BAf. Acesso em: 29/04/2024.

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Recomposição de aprendizagem: matemática, Língua Portuguesa e Ciências da Natureza, 5º, 6º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º série do Ensino Médio. Revisa Goiás. il. Disponível em: https://goias.gov.br/educacao/revisa-goias/. Acesso em: 14/04/2024.

SLIDEPLAY. Oficina de divulgação e apropriação dos resultados. Areal, 2016, il. Disponível em: https://slideplayer.com.br/slide/12417737/ . Acesso em 17 mai. 2024.

Téléchargements

Publié-e

2024-11-09

Comment citer

MOREIRA CARDOSO SILVA, Juliene; ALVES LUTERMAN, Luana. ESTRATÉGIAS DE PODER E NORMALIZAÇÃO NO MATERIAL DE RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM – REVISA GOIÁS. ACTA SEMIÓTICA ET LINGVISTICA, [S. l.], v. 31, n. 2, p. 245–262, 2024. DOI: 10.20873/actasemiticaetlingvistica.v31i2.20185. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/actas/article/view/20185. Acesso em: 21 nov. 2024.