TRAVESTI, BICHA E VIADO
O PROCESSO DE RESSIGNIFICAÇÃO DA PALAVRA NA PERSPECTIVA DE BAKHTIN COMO FORMA DE EMPODERAMENTO NAS REDES SOCIAIS
DOI :
https://doi.org/10.20873/actasemiticaetlingvistica.v31i2.20036Mots-clés :
Círculo de Bakhtin, comunidade LGBTQIAPN+, ressignificação, redes sociais, discursoRésumé
As redes sociais e a internet têm possibilitado que os grupos minoritários se encontrem, se fortaleçam e construam espaços de fala e expressão. Nesse trabalho abordamos a concepção de palavra, contexto, ressignificação e dialogicidade para clarificar o processo de transformação de sentidos de expressões LGBTfóbicas em símbolos de orgulho e resistência. Na análise destacamos publicações das redes sociais e da publicidade onde pode-se observar o processo de empoderamento destes grupos através da disputa pelo significado dos signos presentes na língua, de um lado a defesa do signo como opressão e de outro sua valoração como símbolo de luta.
Références
ALVES, Rafael Vitória; ROMUALDO, Edson Carlos. Os sentidos da expressão “Quem lacra não lucra” em um filme publicitário do Burger King. Letras de hoje, v. 56, n. 3, p. 639-653, 2021.
ARDUINO, Luiz Guilherme de Brito; KOZMA, Eliana Vianna Brito. RESSIGNIFICANDO DISCURSOS. Revista DisSoL-Discurso, Sociedade E Linguagem, n. 13, p. 69-81, 2021.
BAKHTIN, Mikhail; VOLOCHINOV, Valentin Nikolaevich. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2006.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAKHTIN, M. M. Problemas da Poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
CARVALHO, Sérgio Resende. Os múltiplos sentidos da categoria" empowerment" no projeto de Promoção à Saúde. Cadernos de Saúde Pública, v. 20, p. 1088-1095, 2004.
COSTA, Diego Lacerda. Dos guetos e das bichas: o lugar do sujeito e da história no discurso sobre a homossexualidade. Leitura, n. 69, p. 133-146, 2021.
DIAS, Marcio Monteiro et al. Pink money e comunicação: análise das narrativas publicitárias e das interações em pontos de vendas no consumo LGBTI na cidade de Belém. 2019.
FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Paz e Terra, 2011.
MEDVIÉDEV, Pavel N. O método formal nos estudos literários [1928]. Introdução crítica a uma poética sociológica. Tradução de Sheila Grillo E. V. Américo. São Paulo: Contexto, 2012.
MOZDZENSKI, L. P. Outvertising – a publicidade fora do armário: Retóricas do consumo LGBT e Retóricas da publicidade lacração na contemporaneidade. 2019. 311 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019
VOLÓCHINOV, V. N. Marxismo e Filosofia da linguagem: Problemas Fundamentais do Método Sociológico na Ciência da Linguagem. São Paulo: Editora 34, 2017