ESTRATÉGIAS DE PODER E NORMALIZAÇÃO NO MATERIAL DE RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM – REVISA GOIÁS

Autores

  • Juliene Moreira Cardoso Silva Universidade Estadual de Goiás
  • Luana Alves Luterman Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.20873/actasemiticaetlingvistica.v31i2.20185

Resumo

O Revisa Goiás é um material pedagógico adotado pelo estado de Goiás. Ele é estruturado nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza e é fundamentado nas habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular e no Documento Curricular Ampliado para Goiás. Nesse sentido, a pesquisa objetiva compreender as relações de poder presentes no material de recomposição da aprendizagem – Revisa, especialmente quanto às estratégias e orientações normativas, além de identificar as estratégias utilizadas para a promoção do desempenho escolar. Para isso, fundamentamos nossa pesquisa nos conceitos de Michel Foucault (2005; 1987; 1979; 1975), além das contribuições de Barros (2010) e documentos normativos do Brasil e do estado de Goiás. Utiliza-se também a pesquisa qualitativa Paiva (2021) para analisar o material e os documentos norteadores. Os resultados encontrados apontam como os discursos são enviesados e constituídos para controle e normalização do sujeito. Além disso, o neoliberalismo não apenas molda as políticas educacionais, mas também redefine o próprio propósito da educação. Destarte, conclui-se que o material adotado pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás é uma ferramenta que normaliza e controla o sujeito através do discurso normativo.

 

PALAVRAS-CHAVE: Poder; Revisa; Estratégias; Normalização; Controle.

Referências

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Publicado

2024-11-09

Como Citar

MOREIRA CARDOSO SILVA, Juliene; ALVES LUTERMAN, Luana. ESTRATÉGIAS DE PODER E NORMALIZAÇÃO NO MATERIAL DE RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM – REVISA GOIÁS. ACTA SEMIÓTICA ET LINGVISTICA, [S. l.], v. 31, n. 2, p. 245–262, 2024. DOI: 10.20873/actasemiticaetlingvistica.v31i2.20185. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/actas/article/view/20185. Acesso em: 22 dez. 2024.