Desenvolvimento de crianças pré-escolares e atividade física

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.20873/abef.2595-0096.410913

Mots-clés :

Pré-escolares, Desenvolvimento cognitivo, Atividade física

Résumé

Crescimento e desenvolvimento são conceitos muitas vezes utilizados como sinônimos. Entretanto, crescimento refere-se ao aumento no tamanho ou na quantidade de células e desenvolvimento, por outro lado, tem conceito mais amplo, pode ser considerado na perspectiva física, social, emocional, motora e cognitiva. Mensurar o desenvolvimento envolve a compreensão do que seu conceito implica, sensibilidade para compreender sua amplitude e coerência com a população estudada. O objetivo deste texto é realizar uma reflexão sobre as evidências entre atividade física entre pré-escolares e as lacunas ainda existentes.

Références

Referências

Carson V, Hunter S, Kuzik N, Wiebe SA, Spence JC, Friedman A, Tremblay MS, Slater L, Hinkley T, Systematic review of physical activity and cognitive development in early childhood, Journal of Science and Medicine in Sport (2015), http://dx.doi.org/10.1016/j.jsams.2015.07.011 .

Jackson WM, Davis N, Sands SA, Whittington RA, Sun LS. Physical activity and cognitive development: a meta-analysis (2016). Journal of neurosurgical anesthesiology, 28(4), 373-380.

Zeng N, Ayyub M, Sun H, Wen X, Xiang P, Gao Z. Effects of physical activity on motor skills and cognitive development in early childhood: a systematic review (2017). BioMed research international, https://doi.org/10.1155/2017/2760716 .

Publié-e

2021-10-08

Comment citer

Lucena, J. M. S. de, Araújo de Souza, A., & Costa Silva, E. C. (2021). Desenvolvimento de crianças pré-escolares e atividade física. Arquivos Brasileiros De Educação Física, 4(1), 09–13. https://doi.org/10.20873/abef.2595-0096.410913