O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto apresenta espaçamento entre linhas conforme o tipo de seção (1,5 cm ou 2 cm); usa uma fonte Times New Roman, tamanho 12; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas ao final do documento.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Normas para envio de artigos

 

Idioma: português, inglês e espanhol.

A Arquivos Brasileiros de Educação Física publica artigos que não estejam em avaliação em nenhum outro periódico simultaneamente. Os autores devem declarar essas condições no processo de submissão. Caso seja identificada a publicação ou submissão simultânea em outro periódico o artigo será desconsiderado. A submissão simultânea de um artigo científico a mais de um periódico constitui grave falta de ética do autor.

  • Não há taxas para submissão e avaliação de artigos.
  • A contagem de palavras inclui somente o corpo do texto e as referências bibliográficas.

Todos os autores dos artigos aceitos para publicação serão automaticamente inseridos no banco de consultores da Arquivos Brasileiros de Educação Física, podendo ser consultados futuramente para avaliarem artigos submetidos nos temas referentes ao artigo publicado.

O texto de manuscrito de pesquisa original deve seguir a seguinte estrutura: Introdução, Métodos, Resultados, Discussão e Conclusão (Estrutura do Texto). Os manuscritos de pesquisas qualitativas podem ter outros formatos, admitindo-se Resultados e Discussão em uma mesma seção e Considerações Finais/Conclusões. O modelo estrutural para artigos em geral pode ser obtido aqui.

Os estudos devem ser apresentados de forma que qualquer pesquisador interessado possa reproduzir os resultados. Para isso estimulamos o uso das seguintes recomendações, de acordo com a categoria do manuscrito submetido:

 

  • CONSORT: checklist e fluxograma para ensaios controlados e randomizados
  • STARD: checklist e fluxograma para estudos de acurácia diagnóstica
  • MOOSE: checklist e fluxograma para metanálises e revisões sistemáticas de estudos observacionais
  • PRISMA: checklist e fluxograma para revisões sistemáticas e metanálises
  • STROBE: checklist para estudos observacionais em epidemiologia
  • RATS: checklist para estudos qualitativos

Pormenores sobre os itens exigidos para apresentação do manuscrito estão descritos de acordo com a categoria de artigos

 

- Seções da Revista;

A revista será composta das seguintes seções:

  1. Editorial
  2. Artigos originais
  3. Revisões sistemáticas e Metanálises
  4. Ensaios clínicos
  5. Resenhas
  6. Entrevistas
  7. Estudos de caso
  8. Protocolos de Estudos Científicos
  9. Carta o Editor

 a) Editorial

A seção Editorial, traz um texto de uma especialista na maioria dos temas escolhidos para o número específico da publicação.

 b) Artigos Originais

Incluem estudos observacionais, estudos experimentais ou quase-experimentais, avaliação de programas, análises de custo-efetividade, análises de decisão e estudos sobre avaliação de desempenho de testes diagnósticos para triagem populacional. Cada artigo deve conter objetivos e hipóteses claras, desenho e métodos utilizados, resultados, discussão e conclusões.

Incluem também ensaios teóricos (críticas e formulação de conhecimentos teóricos relevantes) e artigos dedicados à apresentação e discussão de aspectos metodológicos e técnicas utilizadas na pesquisa em saúde pública. Neste caso, o texto deve ser organizado em tópicos para guiar o leitor quanto aos elementos essenciais do argumento desenvolvido.

 

Instrumentos de aferição em pesquisas populacionais

Manuscritos abordando instrumentos de aferição podem incluir aspectos relativos ao desenvolvimento, a avaliação e à adaptação transcultural para uso em estudos populacionais, excluindo-se aqueles de aplicação clínica, que não se incluem no escopo da Arquivos Brasileiros de Educação Física.

Aos manuscritos de instrumentos de aferição, recomenda-se que seja apresentada uma apreciação detalhada do construto a ser avaliado, incluindo seu possível gradiente de intensidade e suas eventuais subdimensões. O desenvolvimento de novo instrumento deve estar amparado em revisão de literatura, que identifique explicitamente a insuficiência de propostas prévias e justifique a necessidade de novo instrumental.

Deve ser detalhada a proposição, a seleção e a confecção dos itens, bem como o emprego de estratégias para adequá-los às definições do construto, incluindo o uso de técnicas qualitativas de pesquisa (entrevistas em profundidade, grupos focais etc.), reuniões com painéis de especialistas, entre outras. O trajeto percorrido na definição da forma de mensuração dos itens e a realização de pré-testes com seus conjuntos preliminares necessitam ser descritos no texto. A avaliação das validades de face, conteúdo, critério, construto e/ou dimensional deve ser apresentada em detalhe.

Análises de confiabilidade do instrumento também devem ser apresentadas e discutidas, incluindo-se medidas de consistência interna, confiabilidade teste-reteste e/ou concordância inter-observador. Os autores devem expor o processo de seleção do instrumento final e situá-lo em perspectiva crítica e comparativa com outros instrumentos destinados a avaliar o mesmo construto ou construtos semelhantes.

Para os manuscritos sobre adaptação transcultural de instrumentos de aferição, além de atender, de forma geral, às recomendações supracitadas, faz-se necessário explicitar o modelo teórico norteador do processo. Os autores devem, igualmente, justificar a escolha de determinado instrumento para adaptação a um contexto sociocultural específico, com base em minuciosa revisão de literatura. Finalmente, devem indicar explicitamente quais e como foram seguidas as etapas do modelo teórico de adaptação no trabalho submetido para publicação.

Obs: O instrumento de aferição deve ser incluído como anexo dos artigos submetidos.

No preparo do manuscrito, além das recomendações citadas, verifique as instruções de formatação a seguir.

Formatação: fonte Times New Roman, 12, espaçamento 2 cm.

Devem conter até 3500 palavras (excluindo resumos, tabelas, figuras e referências).

Número de tabelas/figuras: até 5 no total.

Número de referências: até 30 no total.

 c) Revisões sistemáticas e metanálises

Revisão sistemática e meta-análise - Por meio da síntese de resultados de estudos originais, quantitativos ou qualitativos, objetiva responder à pergunta específica e de relevância para a saúde pública. Descreve com pormenores o processo de busca dos estudos originais, os critérios utilizados para seleção daqueles que foram incluídos na revisão e os procedimentos empregados na síntese dos resultados obtidos pelos estudos revisados. Consulte:

MOOSE: checklist e fluxograma para metanálises e revisões sistemáticas de estudos observacionais

PRISMA: checklist e fluxograma para revisões sistemáticas e metanálises

Formatação: fonte Times New Roman, 12, espaçamento 2 cm.

Devem conter até 5000 palavras (excluindo resumos, tabelas, figuras e referências).

Número de tabelas/figuras: até 5 no total.

Número de referências: até 35 no total.

Resumos no formato estruturado com até 350 palavras.

As metanálises devem, preferencialmente, apresentar seu registro na Plataforma PROSPERO.

 d) Ensaios Clínicos

A ABEF apoia a políticas de registro de ensaios clínicos da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), reconhecendo a importância destas iniciativas para o registro e divulgação internacional de informação sobre estudos clínicos em acesso aberto. Sendo assim, somente serão aceitos para publicação os artigos de pesquisas clínicas que tenham recebido um número de identificação em um dos Registros de Ensaios Clínicos validados pelos critérios estabelecidos pela OMS e ICMJE [http://www.icmje.org/about-icmje/faqs/clinical-trials-registration/], cujos endereços eletrônicos estão disponíveis na página do ICMJE. O número de identificação deverá ser registrado no texto do artigo.

Formatação: fonte Times New Roman, 12, espaçamento 2 cm.

Devem conter até 3500 palavras (excluindo resumos, tabelas, figuras e referências).

Número de tabelas/figuras: até 5 no total.

Número de referências: até 30 no total.

Resumos no formato estruturado com até 300 palavras.

 e) Resenhas

Devem ser enviadas resenhas críticas de livro relacionado ao campo temático de revista, publicado nos últimos dois anos (máximo de 3.000 palavras).

Formatação: fonte Times New Roman, 12, espaçamento 2 cm.

Devem conter até 4000 palavras (excluindo resumos, tabelas, figuras e referências).

Número de tabelas/figuras: até 5 no total.

Número de referências: até 30 no total.

Resumos no formato estruturado com até 300 palavras.

 f) Entrevistas

Depoimentos de pessoas cujas histórias de vida ou realizações profissionais sejam relevantes para as áreas de abrangência da revista (até seis mil palavras).

Formatação: fonte Times New Roman, 12, espaçamento 2 cm.

Devem conter até 3500 palavras (excluindo resumos, tabelas, figuras e referências).

Número de tabelas/figuras: até 5 no total.

Número de referências: até 30 no total.

Resumos no formato estruturado com até 300 palavras.

 g) Estudos de caso

Relatos de trabalhos feitos com indivíduos, grupos ou organizações indicando um problema e uma maneira de solucioná-lo, baseando-se na literatura.

Formatação: fonte Times New Roman, 12, espaçamento 2 cm.

Devem conter até 3500 palavras (excluindo resumos, tabelas, figuras e referências).

Número de tabelas/figuras: até 5 no total.

Número de referências: até 30 no total.

Resumos no formato estruturado com até 300 palavras.

 h) Protocolos de Estudos Científicos

Para estudos originais, sugerimos que o estudo esteja escrito de acordo com as normas do  Standard Protocol Items: Recommendations for Interventional Trials – SPIRIT, disponível aqui. Preferencialmente, o estudo deve conter uma figura incluída no corpo principal do texto e o check-list deve ser submetido como um arquivo adicional. As inscrições recebidas sem esses elementos serão devolvidas aos autores como incompletas. Um arquivo com o check-list pode ser baixado aqui.

Compreendemos que alguns protocolos de estudo podem não cumprir totalmente com a lista de verificação do SPIRIT. A lista de verificação não será usada como uma ferramenta para julgar a adequação de manuscritos para publicação em Ensaios, mas destina-se a ser uma ajuda aos autores de forma clara, completa e transparente. Usar a diretriz SPIRIT para escrever o protocolo do estudo, completar a lista de verificação do SPIRIT e construir uma figura do SPIRIT provavelmente otimizará a qualidade dos relatórios e tornará o processo de revisão por pares mais eficiente.

 

Sessões do Manuscrito

As informações abaixo detalham os títulos das seções que você deve incluir em seu manuscrito e quais informações devem estar em cada seção.

 

Folha de rosto

A página de título deve ter:

  • Título que inclua, se apropriado, o desenho do estudo ou para estudos não clínicos: uma descrição do que o artigo relata;
  • Listar os nomes completos, endereços institucionais e endereços de e-mail para todos os autores;
  • Se um grupo de colaboração deve ser listado como um autor, por favor, liste o nome do grupo como um autor. Se você quiser que os nomes dos membros individuais do Grupo possam ser pesquisados através de seus registros PubMed individuais, inclua essas informações na seção "Agradecimentos";
  • Indicar o autor correspondente.

Resumo/Abstract

O resumo não deve exceder 350 palavras. Por favor, minimize o uso de abreviações e não cite referências no resumo. O resumo deve incluir as seguintes seções separadas:

Objetivo: propósito do estudo

Métodos: como o estudo será realizado

Resultados: um breve resumo dos achados

Conclusão: possíveis implicações dos resultados

Palavras-chave: apenas três de acordo com os Descritores de saúde (DEC’s) representando o conteúdo principal do artigo.

 

Introdução

A seção de antecedentes deve explicar os antecedentes do estudo, seus objetivos, um resumo da literatura existente e por que esse estudo é necessário ou sua contribuição para o campo.

 

Métodos

A seção de métodos deve incluir:

  • O objetivo, o design e a configuração do estudo;
  • As características dos participantes e a descrição dos materiais
  • Uma descrição clara de todos os processos, intervenções e comparações.
  • Nomes de medicamentos genéricos geralmente devem ser usados. Quando marcas proprietárias são usadas em pesquisas, inclua os nomes das marcas entre parênteses
  • O tipo de análise estatística utilizada, incluindo um cálculo de potência, se apropriado.

 

Discussão

Isso deve incluir uma discussão de quaisquer questões práticas ou operacionais envolvidas na realização do estudo e quaisquer problemas não abordados em outras seções.

 

Registro do Protocolo (Para Ensaios Clínicos)

Os autores devem informar o número e a data de cadastro da versão do protocolo na Plataforma ReBEC – Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos. Além da data de início do recrutamento e a data aproximada em que o recrutamento será concluído.

 

Lista de abreviações

Se as abreviaturas forem usadas no texto, elas devem ser definidas no texto na primeira utilização, e uma lista de abreviaturas deve ser fornecida.

 

Declarações

Todos os manuscritos devem conter as seguintes seções sob o título 'Declarações':

  • Aprovação ética e consentimento para participar
  • Consentimento para publicação
  • Disponibilidade de dados e material
  • Interesses competitivos
  • Financiamento
  • Contribuição dos autores
  • Agradecimentos
  • Informação dos autores (opcional)

 

Por favor, veja abaixo os detalhes sobre as informações a serem incluídas nestas seções.

Se alguma das seções não for relevante para o seu manuscrito, inclua o título e escreva 'Não aplicável' para essa seção.

 

Aprovação ética e consentimento para participar

Os manuscritos que relatam estudos envolvendo participantes humanos, dados humanos ou tecidos humanos devem:

Incluir uma declaração sobre aprovação e consentimento de ética (mesmo quando a necessidade de aprovação foi dispensada)

Incluir o nome do comitê de ética que aprovou o estudo e o número de referência do comitê, se apropriado

Estudos envolvendo animais devem incluir uma declaração sobre aprovação ética.

 

Se o seu manuscrito não relatar ou envolver o uso de qualquer dado ou tecido animal ou humano, por favor, indique “Não aplicável” nesta seção.

 

Consentimento para publicação

Se o seu manuscrito contiver dados de qualquer pessoa em qualquer forma (incluindo detalhes individuais, imagens ou vídeos), o consentimento para publicação deve ser obtido dessa pessoa ou, no caso de crianças, de seus pais ou responsável legal. Todas as apresentações de relatos de caso devem ter consentimento para publicação.

Se o seu manuscrito não contém dados de nenhuma pessoa, por favor indique: Não aplicável" nesta seção.

 

Disponibilidade de dados e materiais

Todos os manuscritos devem incluir uma declaração de "Disponibilidade de dados e materiais". As declarações de disponibilidade de dados devem incluir informações sobre onde os dados que suportam os resultados relatados no artigo podem ser encontrados, incluindo, quando aplicável, hiperlinks para conjuntos de dados arquivados publicamente analisados ou gerados durante o estudo. Por dados queremos dizer o conjunto de dados mínimo que seria necessário para interpretar, replicar e construir sobre as descobertas relatadas no artigo. Reconhecemos que nem sempre é possível compartilhar dados de pesquisa publicamente, por exemplo, quando a privacidade individual pode ser comprometida e, nesses casos, a disponibilidade de dados ainda deve ser declarada no manuscrito juntamente com quaisquer condições de acesso.

 

Conflito de Interesses

Todos os interesses financeiros e não financeiros concorrentes devem ser declarados nesta seção. Se você não tiver certeza se você ou algum de seus co-autores tem interesse concorrente, entre em contato com o escritório editorial. Por favor, use as iniciais do autor para se referir aos interesses conflitantes de cada autor nesta seção. Se você não tiver interesses conflitantes, insira "Os autores declaram que não têm interesses conflitantes" nesta seção.

 

Financiamento

Todas as fontes de financiamento para a pesquisa relatada devem ser declaradas. O papel do órgão financiador na concepção do estudo e na coleta, análise e interpretação dos dados e na redação do manuscrito deve ser declarado.

 

Contribuições dos autores

As contribuições individuais dos autores ao manuscrito devem ser especificadas nesta seção. Nossas políticas editoriais adotam as Diretrizes do Comitê Internacional de Editores de Periódicos Médicos – ICMJE. Por favor, use iniciais para se referir à contribuição de cada autor nesta seção.

 

Agradecimentos

Agradecemos a todos que contribuíram para o artigo que não satisfazem os critérios de autoria, incluindo aqueles que forneceram serviços ou materiais de redação profissional. Os autores devem obter permissão para reconhecer de todos os mencionados na seção Agradecimentos. Se você não tiver ninguém para agradecer, escreva "Não se aplica" nesta seção.

 

Referências

Todas as referências, incluindo URLs, devem estar no padrão Vancouver. Os números de referência devem ser finalizados e a lista de referências totalmente formatada antes da submissão. Assegure-se de que o estilo de referência seja seguido com exatidão.

 i) Carta ao Editor

Crítica ou comentários a artigo publicado em fascículo anterior (máximo de 700 palavras).

Formatação: fonte Times New Roman, 12, espaçamento 2 cm.

Devem conter até 2000 palavras.

Número de tabelas/figuras: até 2 no total.

Número de referências: até 5 no total.

 

PARA TODOS OS ESTUDOS:

 

Fontes de Financiamento

Os autores devem declarar todas as fontes de financiamento ou suporte, institucional ou privado, para a realização do estudo.

Fornecedores de materiais ou equipamentos, gratuitos ou com descontos, também devem ser descritos como fontes de financiamento, incluindo a origem (cidade, estado e país).

No caso de estudos realizados sem recursos financeiros institucionais e/ou privados, os autores devem declarar que a pesquisa não recebeu financiamento para a sua realização.

 

Conflito de interesses

Os autores devem informar qualquer potencial conflito de interesse, incluindo interesses políticos e/ou financeiros associados a patentes ou propriedade, provisão de materiais e/ou insumos e equipamentos utilizados no estudo pelos fabricantes.

 

Colaboradores

Devem ser especificadas quais foram as contribuições individuais de cada autor na elaboração do artigo.

Lembramos que os critérios de autoria devem basear-se nas deliberações do International Committee of Medical Journal Editors - ICMJE, que determina o seguinte: o reconhecimento da autoria deve estar baseado em contribuição substancial relacionada aos seguintes aspectos:

  1. Concepção e projeto ou análise e interpretação dos dados;
  2. Redação do artigo ou revisão crítica relevante do conteúdo intelectual;
  3. Aprovação final da versão a ser publicada;
  4. Ser responsável por todos os aspectos do trabalho na garantia da exatidão e integridade de qualquer parte da obra.

Essas quatro condições devem ser integralmente atendidas.

 

Agradecimentos

Possíveis menções em agradecimentos incluem instituições que de alguma forma possibilitaram a realização da pesquisa e/ou pessoas que colaboraram com o estudo, mas que não preencheram os critérios para serem coautores.

 

Resumo e Abstract

O Resumo/Absctract deverá, obrigatoriamente, ser estruturado, isto é, ser subdividido nos seguintes itens descritos como necessários para cada cessão, como por exemplo: Pesquisa: Objetivo, Metodologia, Resultados e Conclusão, descritos, de modo claro e objetivo. O Resumo/Abstract deve ser escrito em espaço simples, sem parágrafos, citações bibliográficas ou notas e ter entre 200 e 300 palavras, apresentados em português, inglês e espanhol, os quais srão revisados pela ABEF.

 

Descritores e Descriptors

A base de escolha dos Descritores poderá ser a área e sub-área de trabalho originadas a partir do título, tipo de abordagem e tipo de resultado, os mais relevantes para indexação. A escolha dos Descritores deverá seguir, obrigatoriamente, o DeCS (Descritores de Ciências da Saúde) da BIREME, o qual poderá ser acessado na Internet, através do site www.bireme.org ou www.bireme.br O número obrigatório de Descritores será de três, podendo ou não colocar qualificadores de cada descritor.

 

Referências

As referências devem ser numeradas de forma consecutiva de acordo com a ordem em que forem sendo citadas no texto. Devem ser identificadas por números arábicos sobrescritos (p. ex.: Silva1). As referências citadas somente em tabelas e figuras devem ser numeradas a partir do número da última referência citada no texto. As referências citadas deverão ser listadas ao final do artigo, em ordem numérica, seguindo as normas gerais dos (Requisitos Uniformes para Manuscritos Apresentados a Periódicos Biomédicos).

Todas as referências devem ser apresentadas de modo correto e completo. A veracidade das informações contidas na lista de referências é de responsabilidade do(s) autor(es).

Obs: Não serão aceitas as referências em nota de rodapé ou fim de página. No caso de usar algum software de gerenciamento de referências bibliográficas (p. ex.: EndNote), o(s) autor(es) deverá(ão) converter as referências para texto.

 

Nomenclatura

Devem ser observadas as regras de nomenclatura zoológica e botânica, assim como abreviaturas e convenções adotadas em disciplinas especializadas.

 

Ética em pesquisas envolvendo seres humanos

A publicação de artigos que trazem resultados de pesquisas envolvendo seres humanos está condicionada ao cumprimento dos princípios éticos contidos na Declaração de Helsinki (1964, reformulada em 1975, 1983, 1989, 1996, 2000 e 2008), da Associação Médica Mundial.

Além disso, deve ser observado o atendimento a legislações específicas (quando houver) do país no qual a pesquisa foi realizada.

Artigos que apresentem resultados de pesquisas envolvendo seres humanos deverão conter uma clara afirmação deste cumprimento (tal afirmação deverá constituir o último parágrafo da seção Métodos do artigo).

Após a aceitação do trabalho para publicação, todos os autores deverão assinar um formulário, a ser fornecido pela Secretaria Editorial da Arquivos Brasileiros de Educação Física, indicando o cumprimento integral de princípios éticos e legislações específicas.

O Conselho Editorial da Arquivos Brasileiros de Educação Física se reserva o direito de solicitar informações adicionais sobre os procedimentos éticos executados na pesquisa.

 


Rules for submitting articles

 

Language: Portuguese, English and Spanish.

The Brazilian Archives of Physical Education publishes articles that are not under evaluation in any other journal simultaneously. Authors must state these conditions in the submission process. If the publication or simultaneous submission is identified in another journal, the article will be disregarded. The simultaneous submission of a scientific article to more than one journal constitutes a serious lack of ethics of the author.

  • There are no fees for submission and evaluation of articles.
  • The word count includes only the text body and bibliographic references.

All the authors of the articles accepted for publication will be automatically inserted in the database of consultants of the Brazilian Archives of Physical Education, being able to be consulted in the future to evaluate articles submitted in the themes referring to the published article.

The original research manuscript text should follow the following structure: Introduction, Methods, Results, Discussion and Conclusion (Text Structure). The manuscripts of qualitative research may have other formats, admitting Results and Discussion in the same section and Final Considerations / Conclusions.

The studies must be presented in a way that any interested researcher can reproduce the results. For this we encourage the use of the following recommendations, according to the category of manuscript submitted:

 

  • CONSORT: checklist and flowchart for randomized controlled trials
  • STARD: checklist and flowchart for studies of diagnostic accuracy
  • MOOSE: checklist and flowchart for meta-analyzes and systematic reviews of observational studies
  • PRISMA: checklist and flowchart for systematic reviews and meta-analyzes
  • STROBE: checklist for observational studies in epidemiology
  • RATS: checklist for qualitative studies

Details on the items required to present the manuscript are described according to the category of articles

 

- Sections of the Journal;

The journal will consist of the following sections:

a) Editorial

b) Original articles

c) Systematic reviews and Meta-analyzes

d) Clinical trials

e) Reviews

f) Interviews

g) Case studies

h) Protocols of Scientific Studies

i) Letter or Editor

 

a) Editorial

The Editorial section brings a text from a specialist on most of the themes chosen for the specific issue of the publication.

 b) Original Articles

These include observational studies, experimental or quasi-experimental studies, program evaluation, cost-effectiveness analyzes, decision analysis and studies on performance evaluation of diagnostic tests for population screening. Each article should contain clear objectives and hypotheses, design and methods used, results, discussion and conclusions.

They also include theoretical essays (critics and formulation of relevant theoretical knowledge) and articles dedicated to the presentation and discussion of methodological and technical aspects used in public health research. In this case, the text should be organized into topics to guide the reader as to the essential elements of the argument developed.

 

Instruments of measurement in population research

Manuscripts addressing measurement instruments may include aspects related to development, assessment and cross-cultural adaptation for use in population studies, excluding those for clinical application, which are not included in the scope of the Brazilian Archives of Physical Education.

For manuscripts of gauging instruments, it is recommended that a detailed appreciation of the construct to be evaluated, including its possible gradient of intensity and its possible subdimensions, is presented. The development of a new instrument should be supported by a literature review that explicitly identifies the insufficiency of previous proposals and justifies the need for new instruments.

The proposition, selection and preparation of the items should be detailed, as well as the use of strategies to adapt them to the definitions of the construct, including the use of qualitative research techniques (in-depth interviews, focus groups, etc.), meetings with panels of experts, among others. The path covered in the definition of the form of measurement of the items and the accomplishment of pre-tests with their preliminary sets need to be described in the text. The assessment of face, content, criterion, construct and / or dimensional validity should be presented in detail.

Instrument reliability analyzes should also be presented and discussed, including measures of internal consistency, test-retest reliability, and / or interobserver agreement. The authors should present the process of selecting the final instrument and place it in a critical and comparative perspective with other instruments designed to evaluate the same construct or similar constructs.

For the manuscripts on transcultural adaptation of calibration instruments, in addition to meeting, in general, the above-mentioned recommendations, it is necessary to make explicit the theoretical model guiding the process. The authors should also justify the choice of a particular instrument for adaptation to a specific sociocultural context, based on a thorough review of the literature. Finally, they should indicate explicitly and how the stages of the theoretical model of adaptation in the work submitted for publication were followed.

Note: The measuring instrument should be included as an annex of the articles submitted.

In the preparation of the manuscript, in addition to the aforementioned recommendations, check the following formatting instructions.

Formatting: Times New Roman font, 12, spacing 2 cm.

They should contain up to 3500 words (excluding abstracts, tables, figures and references).

Number of tables / figures: up to 5 in total.

Number of references: up to 30 in total.

 c) Systematic reviews and meta-analyzes

Systematic review and meta-analysis - Through the synthesis of results of original, quantitative or qualitative studies, it aims to answer the specific question and of relevance for public health. It describes in detail the search process of the original studies, the criteria used to select those that were included in the review and the procedures used in the synthesis of the results obtained by the reviewed studies. Please see:

MOOSE: checklist and flowchart for meta-analyzes and systematic reviews of observational studies

PRISMA: checklist and flowchart for systematic reviews and meta-analyzes

Formatting: Times New Roman font, 12, spacing 2 cm.

They should contain up to 5000 words (excluding abstracts, tables, figures and references).

Number of tables / figures: up to 5 in total.

Number of references: up to 35 in total.

Abstracts in the structured format with up to 350 words.

Meta-analyzes should preferably present their record on the PROSPERO Platform.

 d) Clinical Trials

ABEF supports the clinical trials registration policies of the World Health Organization (WHO) and the International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), recognizing the importance of these initiatives for the international registration and dissemination of information on open access clinical trials. Therefore, only those clinical research articles that have received an identification number in one of the Clinical Trial Registries validated by the criteria established by the WHO and ICMJE will be accepted for publication [http://www.icmje.org/about-icmje/ faqs / clinical-trials-registration /], whose electronic addresses are available on the ICMJE website. The identification number should be recorded in the text of the article.

Formatting: Times New Roman font, 12, spacing 2 cm.

They should contain up to 3500 words (excluding abstracts, tables, figures and references).

Number of tables / figures: up to 5 in total.

Number of references: up to 30 in total.

Abstracts in the structured format with up to 300 words.

 e) Reviews

Critical book reviews related to the journal subject area published in the last two years (maximum of 3,000 words) should be sent.

Formatting: Times New Roman font, 12, spacing 2 cm.

They should contain up to 4000 words (excluding abstracts, tables, figures and references).

Number of tables / figures: up to 5 in total.

Number of references: up to 30 in total.

Abstracts in the structured format with up to 300 words.

 f) Interviews

Testimonials from people whose life histories or professional achievements are relevant to the areas covered by the journal (up to six thousand words).

Formatting: Times New Roman font, 12, spacing 2 cm.

They should contain up to 3500 words (excluding abstracts, tables, figures and references).

Number of tables / figures: up to 5 in total.

Number of references: up to 30 in total.

Abstracts in the structured format with up to 300 words.

 g) Case studies

Reports of works done with individuals, groups or organizations indicating a problem and a way of solving it, based on the literature.

Formatting: Times New Roman font, 12, spacing 2 cm.

They should contain up to 3500 words (excluding abstracts, tables, figures and references).

Number of tables / figures: up to 5 in total.

Number of references: up to 30 in total.

Abstracts in the structured format with up to 300 words.

 h) Protocols of Scientific Studies

For original studies, we suggest that the study be written according to the Standard Protocol Items: Recommendations for Interventional Trials - SPIRIT, available here. Preferably, the study should contain a figure included in the main body of the text and the checklist should be submitted as an additional file. Entries received without these elements will be returned to the authors as incomplete. A file with the checklist can be downloaded here.

We understand that some study protocols may not fully comply with the SPIRIT checklist. The checklist will not be used as a tool to judge the suitability of manuscripts for publication in Essays, but is intended to be an aid to authors in a clear, complete and transparent manner. Using the SPIRIT guideline to write the study protocol, completing the SPIRIT checklist, and building a SPIRIT figure will likely optimize report quality and make the peer review process more efficient.

 

Manuscript Sessions

The information below details the titles of the sections you should include in your manuscript and what information should be in each section.

 

Title Page

The title page should have:

  • Title that includes, if appropriate, the study design or for non-clinical studies: a description of what the article reports;
  • List full names, institutional addresses and e-mail addresses for all authors;
  • If a collaboration group is to be listed as an author, please list the group name as an author. If you want the names of the individual members of the Group to be searched through your individual PubMed records, include this information in the "Acknowledgments" section;
  • Indicate the corresponding author.

 

Abstract / Abstract

The abstract should not exceed 350 words. Please minimize the use of abbreviations and do not cite references in the abstract. The abstract should include the following separate sections:

Purpose: purpose of the study

Methods: how the study will be carried out

Results: a brief summary of the findings

Conclusion: possible implications of the results

Keywords: only three according to the Health Descriptors (DEC's) representing the main content of the article.

 

Introduction

The background section should explain the background of the study, its objectives, a summary of the existing literature and why this study is needed or its contribution to the field.

 

Methods

The methods section should include:

  • The purpose, design and configuration of the study;
  • The characteristics of the participants and the description of the materials
  • A clear description of all processes, interventions and comparisons.
  • Generic drug names should generally be used. When proprietary brands are used in searches, include the brand names in parentheses
  • The type of statistical analysis used, including a power calculation, if appropriate.

 

Discussion

This should include a discussion of any practical or operational issues involved in undertaking the study and any issues not addressed in other sections.

 

Protocol Record (For Clinical Trials)

Authors should inform the number and date of registration of the version of the protocol in the ReBEC Platform - Brazilian Registry of Clinical Trials. In addition to the start date of the recruitment and the approximate date on which the recruitment will be completed.

 

List of abbreviations

If the abbreviations are used in the text, they must be defined in the text on the first use, and a list of abbreviations must be provided.

 

Statements

All manuscripts should contain the following sections under the heading 'Declarations':

  • Ethical approval and consent to participate
  • Consent for publication
  • Availability of data and material
  • Competitive interests
  • Financing
  • Contribution of authors
  • Thanks
  • Authors' information (optional)

 

Please see below for details on the information to include in these sections.

If any of the sections are not relevant to your manuscript, include the title and write 'Not applicable' for this section.

 

Ethical approval and consent to participate

Manuscripts reporting on human subjects, human data or human tissues should:

Include a statement on approval and ethical consent (even when the need for approval was waived)

Include the name of the ethics committee that approved the study and the committee's reference number, if appropriate

Animal studies should include a statement on ethical approval.

 

If your manuscript does not report or involve the use of any animal or human tissue or data, please indicate "Not applicable" in this section.

 

Consent for publication

If your manuscript contains data of any person in any form (including individual details, images or videos), consent to publication must be obtained from that person or, in the case of children, their parents or legal guardian. All case report presentations must have consent for publication.

If your manuscript contains no data from any person, please state: Not applicable "in this section.

 

Availability of data and materials

All manuscripts must include a statement of "Availability of data and materials". Data availability statements should include information about where the data supporting the results reported in the article can be found, including, where applicable, hyperlinks to data sets that are publicly analyzed or generated during the study. By data we mean the minimum data set that would be required to interpret, replicate and construct on the findings reported in the article. We recognize that it is not always possible to share survey data publicly, for example, when individual privacy can be compromised, and in such cases the availability of data must still be stated in the manuscript along with any access conditions.

 

Conflict of interests

All competing financial and non-financial interests should be stated in this section. If you are not sure whether you or any of your co-authors have competing interests, contact the editorial office. Please use the author's initials to refer to the conflicting interests of each author in this section. If you do not have conflicting interests, please enter "Authors declare that they have no conflicting interests" in this section.

 

Financing

All sources of funding for the reported research must be stated. The role of the funding body in the design of the study and in the collection, analysis and interpretation of the data and in the drafting of the manuscript should be stated.

 

Authors' contributions

The authors' individual contributions to the manuscript should be specified in this section. Our editorial policies adopt the Guidelines of the International Committee of Medical Journal Editors - ICMJE. Please use initials to refer to each author's contribution in this section.

 

Thanks

We thank everyone who contributed to the article who did not meet the authorship criteria, including those who provided professional writing materials or services. Authors must obtain permission to acknowledge all of those mentioned in the Acknowledgments section. If you have no one to thank, write "Not applicable" in this section.

 

References

All references, including URLs, must be in the Vancouver standard. Reference numbers should be finalized and the list of references fully formatted before submission. Make sure that the reference style is followed exactly.

 i) Letter to the Editor

Critique or comments on the article published in the previous issue (maximum of 700 words).

Formatting: Times New Roman font, 12, spacing 2 cm.

Must contain up to 2000 words.

Number of tables / figures: up to 2 in total.

Number of references: up to 5 in total.

 

FOR ALL STUDIES:

 

Financing source

Authors should declare all sources of funding or support, institutional or private, for the conduct of the study.

Suppliers of free or discounted materials or equipment should also be described as sources of funding, including source (city, state, and country).

In the case of studies carried out without institutional and / or private financial resources, the authors must declare that the research has not received financing for its realization.

 

Conflict of interests

Authors should report any potential conflict of interest, including political and / or financial interests associated with patents or property, provision of materials and / or inputs and equipment used by the manufacturers.

Contributors

It should be specified what were the individual contributions of each author in the preparation of the article.

We remind you that the criteria for authorship should be based on the deliberations of the International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), which determines the following: recognition of authorship must be based on a substantial contribution related to the following aspects:

  1. Design and design or analysis and interpretation of data;
  2. Article writing or critical review relevant intellectual content;
  3. Final approval of the version to be published;
  4. Be responsible for all aspects of the work in ensuring the accuracy and integrity of any part of the work.

These four conditions must be met in full.

Thanks

Possible mentions in acknowledgments include institutions that somehow made it possible to conduct the research and / or people who collaborated with the study, but did not meet the criteria for co-authorship.

 

Abstract

The Absctract must be structured, that is, be subdivided into the following items described as necessary for each assignment, such as: Objective, Methodology, Results and Conclusion, described, in a clear and objective manner. The Abstract / Abstract should be written in single space, without paragraphs, bibliographical citations or notes and be between 200 and 300 words, presented in Portuguese, English and Spanish, which will be reviewed by ABEF.

 

Descriptors

The basis for choosing the Descriptors may be the area and sub-area of work originated from the title, type of approach and type of result, the most relevant for indexing. The choice of Descriptors should necessarily follow BIREME's DeCS (Health Sciences Descriptors), which can be accessed on the Internet, through the website www.bireme.org or www.bireme.br The mandatory number of Descriptors will be three, and may or may not qualify for each descriptor.

 

References

References should be consecutively numbered according to the order in which they are cited in the text. They must be identified by superscript Arabic numerals (eg, Silva1). References cited only in tables and figures should be numbered from the number of the last reference cited in the text. The cited references should be listed at the end of the article, in numerical order, following the general rules of (Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals).

All references must be presented in a correct and complete manner. The veracity of the information contained in the list of references is the responsibility of the author (s).

Note: References in footnote or endnote will not be accepted. In the case of using bibliographic reference management software (eg EndNote), the author (s) should convert the references to text.

 

Nomenclature

The rules of zoological and botanical nomenclature, as well as abbreviations and conventions adopted in specialized disciplines, shall be observed.

 

Ethics in research involving human beings

The publication of articles that bring results of research involving human beings is conditional on compliance with the ethical principles contained in the Declaration of Helsinki (1964, reformulated in 1975, 1983, 1989, 1996, 2000 and 2008) of the World Medical Association.

In addition, compliance with specific legislation (if any) should be observed in the country in which the survey was conducted.

Articles presenting research results involving humans should contain a clear statement of compliance (this statement should constitute the last paragraph of the Article Methods section).

After acceptance of the work for publication, all authors must sign a form, to be provided by the Editorial Secretariat of the Brazilian Archives of Physical Education, indicating full compliance with ethical principles and specific legislation.

The Editorial Board of the Brazilian Archives of Physical Education reserves the right to request additional information about the ethical procedures performed in the research.

Apresentação

A seção Apresentação traz um texto de uma especialista da área dos temas escolhidos para o número específico da publicação.

Resumos

Esta seção contém os resumos do Congresso Bienal de Educação Física realizado pela Sociedade Brasileira de Educação Física - SBEF.

Artigos Originais

Incluem estudos observacionais, estudos experimentais ou quase-experimentais, avaliação de programas, análises de custo-efetividade, análises de decisão e estudos sobre avaliação de desempenho de testes diagnósticos para triagem populacional. Cada artigo deve conter objetivos e hipóteses claras, desenho e métodos utilizados, resultados, discussão e conclusões.

Incluem também ensaios teóricos (críticas e formulação de conhecimentos teóricos relevantes) e artigos dedicados à apresentação e discussão de aspectos metodológicos e técnicas utilizadas na pesquisa em saúde pública. Neste caso, o texto deve ser organizado em tópicos para guiar o leitor quanto aos elementos essenciais do argumento desenvolvido.

Instrumentos de aferição em pesquisas populacionais

Manuscritos abordando instrumentos de aferição podem incluir aspectos relativos ao desenvolvimento, a avaliação e à adaptação transcultural para uso em estudos populacionais, excluindo-se aqueles de aplicação clínica, que não se incluem no escopo da Arquivos Brasileiros de Educação Física.

Aos manuscritos de instrumentos de aferição, recomenda-se que seja apresentada uma apreciação detalhada do construto a ser avaliado, incluindo seu possível gradiente de intensidade e suas eventuais subdimensões. O desenvolvimento de novo instrumento deve estar amparado em revisão de literatura, que identifique explicitamente a insuficiência de propostas prévias e justifique a necessidade de novo instrumental.

Deve ser detalhada a proposição, a seleção e a confecção dos itens, bem como o emprego de estratégias para adequá-los às definições do construto, incluindo o uso de técnicas qualitativas de pesquisa (entrevistas em profundidade, grupos focais etc.), reuniões com painéis de especialistas, entre outras. O trajeto percorrido na definição da forma de mensuração dos itens e a realização de pré-testes com seus conjuntos preliminares necessitam ser descritos no texto. A avaliação das validades de face, conteúdo, critério, construto e/ou dimensional deve ser apresentada em detalhe.

Análises de confiabilidade do instrumento também devem ser apresentadas e discutidas, incluindo-se medidas de consistência interna, confiabilidade teste-reteste e/ou concordância inter-observador. Os autores devem expor o processo de seleção do instrumento final e situá-lo em perspectiva crítica e comparativa com outros instrumentos destinados a avaliar o mesmo construto ou construtos semelhantes.

Para os manuscritos sobre adaptação transcultural de instrumentos de aferição, além de atender, de forma geral, às recomendações supracitadas, faz-se necessário explicitar o modelo teórico norteador do processo. Os autores devem, igualmente, justificar a escolha de determinado instrumento para adaptação a um contexto sociocultural específico, com base em minuciosa revisão de literatura. Finalmente, devem indicar explicitamente quais e como foram seguidas as etapas do modelo teórico de adaptação no trabalho submetido para publicação.

Obs: O instrumento de aferição deve ser incluído como anexo dos artigos submetidos.

No preparo do manuscrito, além das recomendações citadas, verifique as instruções de formatação a seguir.

Formatação: fonte Times New Roman, 12, espaçamento 2 cm.

Devem conter até 3500 palavras (excluindo resumos, tabelas, figuras e referências).

Número de tabelas/figuras: até 5 no total.

Número de referências: até 30 no total.

Resumos no formato estruturado com até 300 palavras.

Revisões sistemáticas e metanálises

Por meio da síntese de resultados de estudos originais, quantitativos ou qualitativos, objetiva responder à pergunta específica e de relevância para a saúde pública. Descreve com pormenores o processo de busca dos estudos originais, os critérios utilizados para seleção daqueles que foram incluídos na revisão e os procedimentos empregados na síntese dos resultados obtidos pelos estudos revisados. Consulte:

MOOSE: checklist e fluxograma para metanálises e revisões sistemáticas de estudos observacionais

PRISMA: checklist e fluxograma para revisões sistemáticas e metanálises

Formatação: fonte Times New Roman, 12, espaçamento 2 cm.

Devem conter até 5000 palavras (excluindo resumos, tabelas, figuras e referências).

Número de tabelas/figuras: até 5 no total.

Número de referências: até 35 no total.

Resumos no formato estruturado com até 350 palavras.

Ensaios Clínicos

A ABEF apoia a políticas de registro de ensaios clínicos da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), reconhecendo a importância destas iniciativas para o registro e divulgação internacional de informação sobre estudos clínicos em acesso aberto. Sendo assim, somente serão aceitos para publicação os artigos de pesquisas clínicas que tenham recebido um número de identificação em um dos Registros de Ensaios Clínicos validados pelos critérios estabelecidos pela OMS e ICMJE [http://www.icmje.org/about-icmje/faqs/clinical-trials-registration/], cujos endereços eletrônicos estão disponíveis na página do ICMJE. O número de identificação deverá ser registrado no texto do artigo.

Formatação: fonte Times New Roman, 12, espaçamento 2 cm.

Devem conter até 3500 palavras (excluindo resumos, tabelas, figuras e referências).

Número de tabelas/figuras: até 5 no total.

Número de referências: até 30 no total.

Resumos no formato estruturado com até 300 palavras.

Resenhas

Devem ser enviadas resenhas críticas de livro relacionado ao campo temático de revista, publicado nos últimos dois anos (máximo de 3.000 palavras).

Formatação: fonte Times New Roman, 12, espaçamento 2 cm.

Devem conter até 4000 palavras (excluindo resumos, tabelas, figuras e referências).

Número de tabelas/figuras: até 5 no total.

Número de referências: até 30 no total.

Resumos no formato estruturado com até 300 palavras.

Entrevistas

Depoimentos de pessoas cujas histórias de vida ou realizações profissionais sejam relevantes para as áreas de abrangência da revista (até seis mil palavras).

Formatação: fonte Times New Roman, 12, espaçamento 2 cm.

Devem conter até 3500 palavras (excluindo resumos, tabelas, figuras e referências).

Número de tabelas/figuras: até 5 no total.

Número de referências: até 30 no total.

Resumos no formato estruturado com até 300 palavras.

Estudos de Caso

Relatos de trabalhos feitos com indivíduos, grupos ou organizações indicando um problema e uma maneira de solucioná-lo, baseando-se na literatura.

Formatação: fonte Times New Roman, 12, espaçamento 2 cm.

Devem conter até 3500 palavras (excluindo resumos, tabelas, figuras e referências).

Número de tabelas/figuras: até 5 no total.

Número de referências: até 30 no total.

Resumos no formato estruturado com até 300 palavras.

Carta ao Editor

Crítica ou comentários a artigo publicado em fascículo anterior (máximo de 700 palavras).

Formatação: fonte Times New Roman, 12, espaçamento 2 cm.

Devem conter até 2000 palavras.

Número de tabelas/figuras: até 2 no total.

Número de referências: até 5 no total.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.