Sobre a Revista

Journal of Biotechnology and Biodiversity: É um periódico eletrônico destinado à divulgação de trabalhos científicos ligados às áreas interdisciplinares da Biodiversidade e Meio Ambiente, Biotecnologia, Ciências Agrárias e Química. É uma publicação trimestral que recebe contribuições em português, espanhol ou inglês*. Os manuscritos aprovados para publicação tornar-se-ão propriedades da Revista. A Equipe Editorial se reserva ao direito de promover as adequações necessárias para publicação.

*Daremos prioridade aos trabalhos redigidos em inglês.

 Políticas de Seção

  • Ciências Agrárias
  • Biotecnologia
  • Química
  • Biodiversidade e Meio Ambiente
  • Revisão
  • Comunicado Técnico

A Revista adota o sistema CrossRef para identificação de plágio.

Ao submeter o manuscrito, o autor pode indicar no mínimo três revisores, fornecendo: Nome completo, instituição e e-mail. Os autores podem solicitar que revisores sejam excluídos da avaliação de seus manuscritos, caso estes revisores possam ser tendencialmente desfavoráveis. Contudo, a escolha final dos referees permanecerá com o Editor.

A indicação dos revisores deve ser feita no momento da submissão, no passo "1 - Início" em "Comentários para o editor" ou no passo "2 - Transferência do manuscrito" anexando um documento WORD com as informações dos revisores (nome completo, instituição e e-mail).

Fluxo Editorial

O processo editorial do JBB segue o seguinte fluxo de trabalho:

  • Submissão: os artigos são recebidos no sistema. Nessa etapa os textos são rejeitados se estiverem fora dos padrões da revista pelos editores ou atribuídos a avaliadores.
  • Avaliação:  os artigos vão para avaliação duplo cega por pares dos trabalhos acontece. Sendo aprovado, o artigo segue para a próxima fase. Durante o processo de avalição, as submissões em que não apresentarem nenhuma avaliação no período de 6 meses serão arquivados e comunicado ao autor correspondente. Caso no período de 6 meses, exista somente uma avaliação da submissão, a segunda avalição poderá ocorre até o oitavo mês e após esta data ocorrerá o arquivamento da submissão. 
  • Edição de Leiaute: apenas os artigos aprovados por pares segue para a revisão de textos e leiaute. Isso exige ajustes textuais e/ou de forma.
  • Produção: é última fase onde se preparam os textos na sua versão final, em que os artigos são transformados em PDF e atribuído o DOI para cada um deles.

 

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.

 

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS/CLOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. 

LOCKSS

O sistema LOCKSS (Lots of Copies Keep Stuff Safe - Muitas Cópias Mantém as Coisas Seguras) para assegurar arquivamento seguro e permanente do cache da sua revista, é suportado pelo OJS. LOCKSS é um software livre desenvolvido pela Biblioteca da Universidade de Stanford, que permite preservar revistas online escolhidas ao sondar as páginas das mesmas por conteúdo recém publicado e arquivando-o. Cada arquivo é continuamente validado contra cópias de outras bibliotecas. Caso o conteúdo esteja corrompido ou perdido, as cópias são usadas para restauração. 

CLOCKSS

Open Journal Systems também suporta a CLOCKSS (Controlled Lots of Copies Keep Stuff Safe) do sistema para garantir um arquivo seguro e permanente para a revista. CLOCKSS é baseado no software open source LOCKSS desenvolvido na Biblioteca da Universidade de Stanford que permite que bibliotecas preservem revistas selecionadas regularmente registadas. Cada arquivo é continuamente validado contra outros registros da biblioteca, e se o conteúdo for caracterizado como corrompido ou perdido, os outros registros ou a revista são usados para restaurá-lo.

Assine o serviço CLOCKSS visitando o site CLOCKSS .

Copyright (c) 2021 Journal of Biotechnology and Biodiversity

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

CC BY - Você está licenciado para: compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.