ANÁLISE DO PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE MENINGITE NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM-PA EM UM PERÍODO DE 10 ANOS (2010 A 2019).
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2446-6492.2020v7n3p11Resumo
OBJETIVO: Avaliar o perfil epidemiológico da meningite na Região Metropolitana de Belém-PA (RMB) entre o período de 2010 e 2019. MÉTODOS: Trata-se de um estudo ecológico, quantitativo e descritivo. Foram coletados dados das notificações de meningite atendidas na RMB no período entre 2010 e 2019 disponibilizados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Os dados foram tabulados em planilhas do Microsoft Office Excel 2019 e do BioEstat v5.3, nos quais as análises estatísticas (média, desvio padrão e teste-t) foram feitas. Posteriormente, houve a interpretação dos dados conforme os objetivos. RESULTADOS: A meningite na RMB apresentou caráter endêmico - notado pelo contínuo aparecimento anual de novos casos - alta incidência (15,55 casos /100mil hab.) e aumento significativo do número de notificações no período estudado. A maioria dos casos atendidos era proveniente do município de Belém, da cor parda, do sexo masculino e das faixas entre 20 e 39 anos e menores de 14 anos. Quanto a etiologia, as meningites bacterianas foram as mais comuns. E, dentre elas, foi predominante a meningite tuberculosa, seguida das meningocócica e pneumocócica. Por fim, foi encontrado um percentual importante da mortalidade por meningite (11,6%). CONCLUSÃO: A meningite se mostrou ainda ser um considerável problema de saúde pública na RMB. Os resultados sugerem a necessidade da intensificação de ações de combate na região, principalmente por meio de ações preventivas, como intensificação de campanhas de vacinação e de campanhas educativas sobre essa doença e a importância de seguir corretamente o calendário vacinal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores declaram para os devidos fins de direito e obrigações, sob as penas previstas na Legislação vigente, que são autores/detentores dos Direitos Autorais do trabalho proposto nos termos dos artigos 28 a 33 da Lei Federal nº9.610 de 19 de fevereiro de 1998 (Lei dos Direitos Autorais).