A A INFLUÊNCIA DO TABAGISMO NA INFECÇÃO DE SÍTIO CIRÚRGICO PÓS-CESARIANA: UM RELATO DE CASO

Autores

  • Thaynara Araujo ITPAC
  • Milca Macedo Universidade de Gurupi
  • Cairo Soares Universidade Ferederal do Tocantins.
  • Valdir Francisco Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT)

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2446-6492.2021v8n2p58

Resumo

Introdução: O Brasil apresenta altos índices de partos cesáreas. Assim como toda cirurgia as complicações da cesariana podem variar desde uma febre até infecções puerperais, sendo as infecções cirúrgicas as mais comuns e ocorrem pelo comprometimento da incisão e/ou da cavidade operada. Desenvolvimento: Existem vários fatores de risco de grande importância para desenvolver complicações das feridas cirúrgicas abdominais tais como técnica cirúrgica, a incisão abdominal, o tabagismo, dentre outros. Esse relato de caso tem como objetivo demostrar a influência do tabagismo na cicatrização da ferida cirúrgica de uma cesárea. Considerações Finais: Conclui-se que diversas variáveis compõem fatores de risco de infecção de sítio cirúrgico, especialmente no puerpério. E destes, o tabagismo teve influência significativa no caso relatado. Assim, a associação entre fumar e uma cicatrização deficiente é muito conhecida na prática clínica, mas se fazem necessários estudos controlados que justifiquem e comprovem melhor essa relação, além de programas de vigilância das pacientes pós-alta.

Biografia do Autor

Thaynara Araujo , ITPAC

Interna do 10º periodo do curso de Medicina da ITPAC, Porto Nacional-TO.

Milca Macedo, Universidade de Gurupi

Interna do 10º período do curso de Medicina da Universidade de Gurupi, Gurupi-TO.

Cairo Soares, Universidade Ferederal do Tocantins.

Médico Residente (R3) em Ginecologia e Obstetrícia da Universidade Federal do Tocantins, Palmas-TO.

Valdir Francisco, Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Professor Adjunto IV da Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT) no curso de Medicina, Cursando o Pós Doutorado na Bionorte - UFT, Professor do Programa de Residência Médica da UFT na área de medicina de família e comunidade e Coordenador da disciplina da Saúde da Mulher I (UFT).

Downloads

Publicado

2021-07-25

Como Citar

araujo e silva, thaynara, Macedo Araujo, M. ., Soares, C. ., & Francisco Odorizzi, V. F. O. (2021). A A INFLUÊNCIA DO TABAGISMO NA INFECÇÃO DE SÍTIO CIRÚRGICO PÓS-CESARIANA: UM RELATO DE CASO. Revista De Patologia Do Tocantins, 8(2), 58–60. https://doi.org/10.20873/uft.2446-6492.2021v8n2p58