VALIDAÇÃO DE VÍDEO PARA EDUCAÇÃO DE IDOSOS HIPERTENSOS

Autores

  • CAROLINA GALGANE LAGE MIRANDA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS https://orcid.org/0000-0002-2003-4342
  • MAURO CASTRO Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • LAMARTINE SOARES-SOBRINHO Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2446-6492.2021v8n2p48

Resumo

Objetivo: determinar a qualidade do material audiovisual, dirigido a pessoas hipertensas. Métodos: estudo descritivo, transversal. Um painel de 10 especialistas analisaram o material educativo, mediante formatos de avaliação, elaborados pela Organização Panamericana da Saúde e adaptação do método avaliação de material educativo impresso, AVALMEI, Brasil. A avaliação também foi realizado por 10 usuários, mediante os tributos preconizados por DOAK. A análise realizada foi a categorização preconizada pela OPAS associada a base qualitativa para apresentação dos itens em discordância. Além da distribuição de frequência relativa, para a comunidade, em conformidade com proposto por DOAK e colaboradores. Resultados: a análise de formato para avaliação de material audiovisual, por profissionais de saúde foi realizada com 7 componentes, total de 32 itens, com 50% dos resultados na categoria de “usar com está” e 50% “necessita reformas”. Todas as sugestões que contribuíam com os objetivos do vídeo foram realizada no material. A análise da comunidade sugeriu boa aceitação e compreensão para os cinco tributos preconizados. Conclusão: o material registrou aceitação pelos usuários e expertos, podendo ser considerado uma ferramenta didática válida para educação de pacientes hipertensos.

 

Biografia do Autor

CAROLINA GALGANE LAGE MIRANDA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal de Minas Gerais -UFMG (2004), com habilitação em Farmácia Industrial, pela UFMG (2005). Doutora em Inovação Terapêutica da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, na linha de pesquisa: Desenvolvimento Tecnológico de Medicamentos, com a pesquisa: "Arte na Educação em Saúde: Ensino e Aprendizagem para Transformar relações". Mestre em Inovação Terapêutica - PPGIT/UFPE, na linha de pesquisa: Região, Território e Inovação em Saúde. Com a pesquisa: "Atenção farmacêutica: considerações para a Política Nacional a partir da cidade de Palmas". Tem experiência na área de Políticas de Saúde, com ênfase em Educação em Saúde, Educação Popular em Saúde, Saúde Coletiva, Assistência Farmacêutica, Atenção Farmacêutica. Pós-Graduada em dança pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, desenvolveu sua pesquisa sobre o Processo de Criação do espetáculo "Breu" do Grupo Corpo, e a Teoria Geral dos Sistemas Complexos de Bungue. Contemplada com os Prêmios da Fundação Nacional de Artes: Prêmio Klauss Vianna de Dança; Prêmio Funarte Artes de Rua; e o Prêmio Myriam Munis de Teatro. Sendo uma das fundadoras da Companhia Lamira Artes Cênicas, no qual já recebeu inúmeras Premiações e Editais Culturais Nacionais, Instituições Particulares e Bancárias.

MAURO CASTRO, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Possui graduação em Curso de Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978), graduação em Ênfase Em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978), mestrado em Farmacologia pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (1996) e doutorado em Medicina: Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Atenção Farmacêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção farmacêutica, adesão, educação de pacientes, uso racional de medicamentos e assistência farmacêutica.

LAMARTINE SOARES-SOBRINHO, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Professor Adjunto do Curso de Farmácia da UFPE (2011 - Atual). Bolsista de Produtividade Tecnológica do CNPq -nível 1C. Coordenador e/ou Membro de diversos projetos de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. Responsável pela captação de dinheiro público e/ou privado, mediante assinaturas de termos de outorga e/ou estabelecimento de Convênios Institucionais. Possuí vigente três convênios firmados entre a UFPE e as empresas farmacêuticas: LAFEPE, Vegetarianus e IMEC, todas as três industrias localizadas no Estado de Pernambuco, corroborando com a política de desenvolvimento do complexo industrial da saúde de sua região, o Nordeste. Coordenador do Núcleo de Controle de Qualidade de Medicamentos e Correlatos (NCQMC - UFPE) (2012-Atual), Núcleo este que se estabeleceu como um Grupo de Pesquisa do CNPq, o "Controle de Qualidade na Monitorização, Desenvolvimento e Inovação Farmacêutica" CQ_if, desde 2012. Co-Fundador do Programa de Extensão Universitária, o PALAVRA DE QUALIDADE, destinado à difusão tecnológica dos produtos e inovações tecnológicas gerados internamente para beneficiamento da sociedade, além de incentivar e disseminar a cultura da inovação e empreendedorismo empresarial, público e social (Site: www.palavradequalidade.com, Instagram @palavradequalidade, Facebook: @palavradequalidade). O interesse em se pesquisar por novos e/ou melhores tratamentos medicamentosos para o tratamento de Doenças Negligenciadas é inerente a este pesquisador. Paralelamente a este interesse sine qua non, desde 2018 tem crescido seu interesse pelo empreendedorismo social e neste momento trabalha para estruturar novos negócios de impacto social universitário. O primeiro projeto aprovado dentro desta linha de atuação atende à demanda do sertão pernambucano, na região do Pajeú, com transferência de tecnologia para desenvolvimento da cadeia produtiva local, com base no enriquecimento e exploração comercial da goma do cajueiro em prol do desenvolvimento socioeconômico de cooperativas de produtores rurais da agricultura familiar. Orienta alunos de graduação (iniciação científica, monitoria e estágio) e pós-graduação (mestrado e doutorado), além de supervisionar pesquisadores em estágio pós-doutoral. Membro dos Programas de Pós-Graduação em Inovação Terapêutica (PPGIT-UFPE) (2012-Atual); Ciências Farmacêuticas (PPGCF-UFPE) (2012-Atual) e Mestrado Profissional em Gestão e Economia da Saúde (2013-Atual). Atualmente ocupa o cargo de Vice-Coordenador do PPGCF (2017-Atual). Pesquisa nas áreas de: (1) Controle de Qualidade & Química Analítica, (2) Nanotecnologia Farmacêutica e Sistemas de Liberação de Fármacos e (3) Ciências de Material com foco em reaproveitamento de rejeitos alimentares e industriais. Possúi diversos artigos artigos científicos, publicações de popularização da ciência e tecnologia, trabalhos em congresso, patentes (INPI), registros de produtos (ANVISA) e registro de marcas (INPI), livros, dentre outros. Desenvolveu projetos de cooperação internacional com Canada, Espanha e Portugal, permanecendo com o relacionamento científico, mesmo após o encerramento da vigência dos projetos. Possuí projetos vigentes em parceria com a Espanha (Universidade de Granada e a Universidade de Santiago de Compostela). É membro do corpo editorial de periódicos científicos, revisor de periódicos científicos e assessor ad hoc de Agências de Fomento. Como formação profissional possuí pós-doutorado (2012), doutorado (2009), mestrado (2007) e graduação (2005) em Ciências Farmacêuticas pela UFPE, com atuação na área de Tecnologia Farmacêutica, subárea de Produção e Controle de Medicamentos. Foi Professor Adjunto do Curso de Farmácia da Universidade Federal do Piauí (2008-2011), fundador e primeiro coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF - UFPI) e membro do corpo técnico de Indústria Farmacêutica Nacional (2003-2005). Foi membro do Comitê Técnico Temático de Excipientes e Adjuvantes da Farmacopeia Brasileira (FB-ANVISA) (2009 - 2013)

Downloads

Publicado

2021-07-25

Como Citar

MIRANDA, C. G. L., SILVEIRA DE CASTRO, M., & SOARES-SOBRINHO, J. L. (2021). VALIDAÇÃO DE VÍDEO PARA EDUCAÇÃO DE IDOSOS HIPERTENSOS. Revista De Patologia Do Tocantins, 8(2), 48–53. https://doi.org/10.20873/uft.2446-6492.2021v8n2p48