VALIDAÇÃO DE VÍDEO PARA EDUCAÇÃO DE IDOSOS HIPERTENSOS
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2446-6492.2021v8n2p48Resumo
Objetivo: determinar a qualidade do material audiovisual, dirigido a pessoas hipertensas. Métodos: estudo descritivo, transversal. Um painel de 10 especialistas analisaram o material educativo, mediante formatos de avaliação, elaborados pela Organização Panamericana da Saúde e adaptação do método avaliação de material educativo impresso, AVALMEI, Brasil. A avaliação também foi realizado por 10 usuários, mediante os tributos preconizados por DOAK. A análise realizada foi a categorização preconizada pela OPAS associada a base qualitativa para apresentação dos itens em discordância. Além da distribuição de frequência relativa, para a comunidade, em conformidade com proposto por DOAK e colaboradores. Resultados: a análise de formato para avaliação de material audiovisual, por profissionais de saúde foi realizada com 7 componentes, total de 32 itens, com 50% dos resultados na categoria de “usar com está” e 50% “necessita reformas”. Todas as sugestões que contribuíam com os objetivos do vídeo foram realizada no material. A análise da comunidade sugeriu boa aceitação e compreensão para os cinco tributos preconizados. Conclusão: o material registrou aceitação pelos usuários e expertos, podendo ser considerado uma ferramenta didática válida para educação de pacientes hipertensos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores declaram para os devidos fins de direito e obrigações, sob as penas previstas na Legislação vigente, que são autores/detentores dos Direitos Autorais do trabalho proposto nos termos dos artigos 28 a 33 da Lei Federal nº9.610 de 19 de fevereiro de 1998 (Lei dos Direitos Autorais).