PERFIL DOS EXAMES CITOPATOLÓGICOS DO COLO DO ÚTERO REALIZADOS PELO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NO ESTADO DO TOCANTINS, BRASIL, NO ANO DE 2018
Resumo
INTRODUÇÃO: Através do exame citopatológico ou Papanicolau, é possível rastrear lesões precursoras do câncer de colo do útero nas suas fases iniciais, facilitando seu tratamento e prevenção. OBJETIVO: Identificar o perfil dos resultados dos exames citológicos realizados pelo Sistema Único de Saúde no Estado do Tocantins, no ano de 2018. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, retrospectivo, secundário e documental, que contou com abordagem quantitativa dos dados realizado no Estado do Tocantins, Brasil. A coleta de dados ocorreu durante o mês de maio de 2019, através do Sistema de Informação do Cancêr (SINCAN), em que os dados coletados foram do período de 2018, com as seguintes variáveis: faixa etária, inspeção do colo, motivo do exame, laudo citopatológico e realização do exame citopatológico anteriormente. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Entre os exames realizados no ano de 2018, obteve-se 83,87% de resultados sem alterações, 11,37% de colos com algum tipo de alteração e em 5,45% das pacientes não foi possível visualizar o colo uterino ou estava ausente. Quanto ao motivo do exame o resultado mais significativo é relacionado ao rastreamento com 97,86%. Em 83,23% dos casos as pacientes já tinham sido submetidas ao exame citológico, correspondendo a 41.908 pacientes. CONCLUSÃO: Os dados evidenciam a importância do tema para a saúde pública, enfatizando a saúde da mulher por tratar de dados tão relevantes para assuntos extremamente relevantes como o câncer de colo de útero.
Palavras-chave: Colo uterino. Saúde da mulher. Saúde Pública
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores declaram para os devidos fins de direito e obrigações, sob as penas previstas na Legislação vigente, que são autores/detentores dos Direitos Autorais do trabalho proposto nos termos dos artigos 28 a 33 da Lei Federal nº9.610 de 19 de fevereiro de 1998 (Lei dos Direitos Autorais).