A PSORÍASE NO CONTEXTO DA ATENÇÃO BÁSICA: UM PLANO DE INTERVENÇÃO ATRAVÉS DE UM RELATO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2446-6492.2018v5n4p39Resumo
Introdução: A psoríase caracteriza-se por ser uma doença de etiologia desconhecida, com evolução crônica, acentuada e tendências às recidivas. A lesão característica é representada por uma placa eritemato-escamosa, saliente em relação a superfície da pele. Objetivos: Identificar as principais necessidades de educação em saúde de um paciente acometido por psoríase através de um relato de caso vivenciado em uma unidade básica de saúde e no próprio domicílio do paciente. Material e Métodos: A coleta de dados foi realizada através de um formulário com questões abertas e fechadas. Resultados: As principais metas para o paciente foram alcançadas por incluir melhor compreensão sobre a psoríase e o regime e adesão do tratamento, a obtenção da pele mais lisa com o controle das lesões e o desenvolvimento da auto-aceitação que é um enfretamento de estresse para realização das atividades normais e as interações sociais. Conclusões: Constatou-se que o paciente acometido com psoríase precisa está informado de sua patologia, como também toda a população que discrimina esses indivíduos. Portanto, acreditamos na educação em saúde como meio de transformação desta realidade que precisa ser mudada.
Palavras-chave: Psoríase. Educação em saúde. Qualidade de vida.
Introduction: Psoriasis is characterized by being a disease of unknown etiology, with a chronic, marked evolution and tendencies to relapse. The characteristic lesion is represented by an erythematous-squamous plaque, protruding from the surface of the skin. Objectives: To identify the main health education needs of a patient affected by psoriasis through a case report in a primary healthcare unit and in the patient's own home. Material and Methods: The data collection was done through a form with open and closed questions. Results: The main goals for the patient were achieved by including a better understanding of psoriasis and treatment regimen and adherence, obtaining smoother skin with lesion control, and developing self-acceptance that is a stress coping for performance of normal activities and social interactions. Conclusions: It was verified that the patient with psoriasis is aware of his pathology, as well as the entire population that discriminates these individuals. Therefore, we believe in health education as a means of transforming this reality that needs to be changed.
Keywords: Psoriasis. Health education. Life quality.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores declaram para os devidos fins de direito e obrigações, sob as penas previstas na Legislação vigente, que são autores/detentores dos Direitos Autorais do trabalho proposto nos termos dos artigos 28 a 33 da Lei Federal nº9.610 de 19 de fevereiro de 1998 (Lei dos Direitos Autorais).