THE IMPACT OF DENTAL TREATMENT ON ORAL MICROBIOTA OF A PATIENT WITH SJÖGREN'S DISEASE: A CLINICAL CASE REPORT

Autores

  • Barbara Bruno Fagundes Marques Universidade do Estado do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0003-0876-8607
  • Guilherme Goulart Cabral-Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0001-9762-4669
  • Breno Pereira Menezes Domingos Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Fernanda Brito Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.20873/RPTfluxocontinuo21424

Resumo

A Doença de Sjögren (SD) é uma desordem sistêmica crônica autoimune caracterizada por infiltração de linfócitos nas glândulas exócrinas, atingindo principalmente as glândulas lacrimais e salivares, sendo a xeroftalmia e a xerostomia os sintomas mais prevalentes. A xerostomia provoca mudanças na microbiota oral, podendo levar a quadros de disbiose e ao desenvolvimento de desordens orais. Este trabalho relata o caso clínico de uma paciente do sexo feminino, 38 anos, que procurou tratamento odontológico devido à    insatisfação com a estética do sorriso. Durante a anamnese, relatou diagnóstico prévio de SD. Foi realizada sialometria estimulada para avaliar o fluxo salivar, com média de   0,1 ml/min de saliva produzida. Com o intuito de avaliar a alteração da microbiota dessa paciente ao longo do tratamento, uma amostra de saliva foi diluída e cultivada em placas contendo CHROMagar Candida, no início do tratamento e ao final dos tratamentos de adequação do meio bucal. Observou-se alteração das espécies prevalentes no início e ao final das intervenções odontológicas. Corroborando com dados que demonstram que tratamentos odontológicos para promoção e adequação do meio bucal em pacientes com SD, sem o uso de agentes antimicrobianos, podem provocar mudanças na microbiota oral desfazendo quadros disbióticos.

PALAVRAS-CHAVE: Doença de Sjögren; Candida; Disbiose.

Biografia do Autor

Barbara Bruno Fagundes Marques, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Cirurgiã-dentista (UERJ), Mestre e Doutoranda pelo programa de pós graduação em odontologia com área de concentração em periodontia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Durante a graduação atuou como, acadêmica Bolsista da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro/Odontologia - Atenção Integral no Hospital Municipal Jesus (2019), voluntária no projeto de extensão " COPAC - Atendimentos odontológicos em pacientes com doenças crônicas" (2018-2019), voluntária no projeto de iniciação científica denominado "Avaliação das condições clínicas e imunológicas em pacientes com lúpus eritematoso sistêmico e doença periodontal" (2016-2017) e monitora voluntária das disciplinas de Anatomia e Escultura Dental I e II (2015). Atualmente atua como professora auxiliar no Centro Universitário Gama e Souza.

Guilherme Goulart Cabral-Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando em Microbiologia (FCM/UERJ). Mestre em Microbiologia (FCM/UERJ). Cirurgião-dentista formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Pós-graduado em Endodontia (UVA), em Patologia Oral e Maxilo-Facial e em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família. Graduando em Biomedicina. Desde a graduação atuou na clínica do projeto de atendimento a pacientes portadores de doenças crônicas e no Laboratório de Difteria e Corinebactérias de Importância Clínica (LDCIC) em projetos e pesquisas envolvendo microrganismos gram-positivos. Atualmente, participo de projetos envolvendo microbiologia médica humana, principalmente com os gêneros Corynebacterium e Staphylococcus, microbiologia oral e atendimento odontológico a pacientes portadores de doenças crônicas.

Breno Pereira Menezes Domingos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Aluno de graduação do curso de odontologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Ligante e membro da tesouraria da Liga Acadêmica de Odontogeriatria (LAOG) da FO-UERJ. Membro do Programa de Educação Tutorial (PET) da faculdade de odontologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Aluno participante do projeto de iniciação cientifica em microbiologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM/UERJ).

Fernanda Brito, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui Pós- Doutrado (2014), doutorado (2008) e mestrado (2004) em Periodondia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e especialização em Periodontia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002). Parte do doutorado foi cursado no Instituto Karolinska, Suécia (2007-2008). É professora em periodontia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui graduação em Odontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000) e foi bolsista do Programa Especial de Treinamento (PET) de 1997 a 2000.Formada há 23 anos, possui experiência em atendimento clínico e em docência. Aplica a pesquisa à sua prática diária exercendo uma Odontologia promotora de saúde, humanista e baseada em evidências científicas.

Downloads

Publicado

2025-12-31

Como Citar

Bruno Fagundes Marques, B., Cabral-Oliveira, G. G., Pereira Menezes Domingos, B., & Brito, F. (2025). THE IMPACT OF DENTAL TREATMENT ON ORAL MICROBIOTA OF A PATIENT WITH SJÖGREN’S DISEASE: A CLINICAL CASE REPORT. Revista De Patologia Do Tocantins, 25(4). https://doi.org/10.20873/RPTfluxocontinuo21424