O PAPEL DOS TELÓCITOS NA PATOGÊNESE DOS ANEURISMAS E DISSECÇÕES AÓRTICAS
DOI:
https://doi.org/10.20873/RPTfluxocontinuo20999Resumo
Os telócitos (TCs) são células intersticiais importantes para a homeostase e integridade estrutural da aorta, concentrando-se normalmente na camada adventícia. Com base em uma revisão da literatura sobre a participação dos telócitos na patogênese dos aneurismas e dissecções, evidenciou-se que, em tais doenças, há uma redistribuição dos TCs para as camadas média e íntima, associada à neoangiogênese, remodelação tecidual e interação com células musculares lisas e matriz extracelular. A ativação dos TCs em resposta ao estresse vascular sugere um papel adaptativo, mas seus mecanismos na regeneração e remodelação vascular ainda carecem de maior investigação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ívine Santos Carvalho, Beatriz Vitória Carvalho Lordêlo, Gustavo Henrique Santos Bomfim, Elvis Emanoel Lino Neco, Álvaro Eduardo Santos Oliveira, Cristian Rodrigues do Nascimento, Rodrigo Mendes, Pedro Pereira Tenório

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores declaram para os devidos fins de direito e obrigações, sob as penas previstas na Legislação vigente, que são autores/detentores dos Direitos Autorais do trabalho proposto nos termos dos artigos 28 a 33 da Lei Federal nº9.610 de 19 de fevereiro de 1998 (Lei dos Direitos Autorais).
