Caracterização Microbiológica das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde de Unidade de Terapia Intensiva de um Hospital Público.
DOI:
https://doi.org/10.20873/RPTfluxocontinuo20973edespecialResumo
Objetivo: caracterizar as infecções relacionadas à assistência à saúde da UTI geral de em hospital público na Paraíba. Metodologia: estudo descritivo e retrospectivo. A população do estudo foi constituída pelos pacientes que estiveram internados na UTI geral do hospital no ano de 2015, sendo incluídos aqueles com tempo de permanência de internação superior a 24 horas e que não apresentavam diagnóstico de infecção no momento da admissão na unidade. Foram excluídos aqueles cuja internação foi interrompida por transferência para outra instituição. Os dados foram obtidos a partir do banco de informações do Centro de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e tabulados e analisados no programa Excel. Resultados: a taxa de prevalência de IRAS foi de 31,9% e a densidade de incidência de 39,5 casos por 1000 pacientes-dia. O tempo médio de internação desses pacientes foi de 27,6 dias. As infecções do trato respiratório foram as predominantes. As bactérias gram-negativas (73,6%) foram os agentes etiológicos mais prevalentes, onde se destacaram a P. aeruginosa, o A. baumannii e a K. pneumoniae. Os microrganismos apresentaram resistência elevada aos antimicrobianos. Conclusão: as IRAS são prevalentes na UTI geral do hospital, apresentando um perfil microbiológico variado e uma baixa susceptibilidade aos antimicrobianos usuais, corroborando com a preocupação mundial frente à resistência bacteriana.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marcelo Sousa Reis, Letícia Teixeira Lobo, Bruno Henrique Andrade Galvão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores declaram para os devidos fins de direito e obrigações, sob as penas previstas na Legislação vigente, que são autores/detentores dos Direitos Autorais do trabalho proposto nos termos dos artigos 28 a 33 da Lei Federal nº9.610 de 19 de fevereiro de 1998 (Lei dos Direitos Autorais).
