Carcinoma Papilífero da Tireóide e Tireoidite de Hashimoto: uma revisão integrativa.
Palavras-chave:
tireoidite, doença de hashimoto, câncer de tireóideResumo
Introdução: O Carcinoma Papilífero de Tireóide é a neoplasia maligna mais comum da glândula tireóide. Sua associação com a Tireoidite de Hashimoto é reconhecida e investigada há seis décadas e muitos fatores dessa relação permanecem inexplicados.
Objetivo: Avaliar a associação entre o Carcinoma Papilífero de Tireóide e a Tireoidite de Hashimoto.
Material e Métodos: Foi realizada revisão integrativa de artigos que objetivavam compreender essa relação sob qualquer aspecto, fosse ele epidemiológico, histopatológico ou clínico.
Resultados: Foram avaliados 8 estudos no total e observado que todos compararam pacientes com ambas as condições e pacientes que apresentavam somente o câncer. Uma média de 33,3% dos pacientes com o carcinoma também apresentaram a tireoidite. Nesse grupo a média de idade foi de 44,8 anos, houve uma predominância de 92,6% de pacientes do sexo feminino e dentre as variantes histológicas do carcinoma, a multicêntrica foi a mais associada à presença da tireoidite. Além disso foi observado uma tendência a tumores de menor diâmetro e menos invasivos.
Conclusão: Há uma relação importante entre as duas doenças e uma origem ainda indeterminada para essa associação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores declaram para os devidos fins de direito e obrigações, sob as penas previstas na Legislação vigente, que são autores/detentores dos Direitos Autorais do trabalho proposto nos termos dos artigos 28 a 33 da Lei Federal nº9.610 de 19 de fevereiro de 1998 (Lei dos Direitos Autorais).