A IMPORTANCIA DA PSICOLOGIA MÉDICA NA RELAÇÃO-MÉDICO PACIENTE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA.
DOI:
https://doi.org/10.20873/10.20873/uft.2446-6492.2024v11n2p380Resumo
Introdução: A relação médico-paciente é um fator determinante para a prática da medicina contemporânea, assim, a abordagem dessa conduta por uma vista multicausal é imperativa. Nesse sentido, aplicações de áreas de estudo como a psicologia médica ao relacionamento médico-paciente são essenciais no desenvolvimento desta habilidade. Objetivos: O estudo teve como objetivo analisar e discutir produções científicas que tratam da psicologia médica na formação acadêmica e no reflexo dela para o relacionamento médico-paciente. Metodologia: O trabalho trata-se de uma revisão integrativa da literatura que, partindo da pergunta norteadora “Qual a importância da psicologia médica na relação médico-paciente?”, delimitou-se a realização da busca no banco de dados Google Acadêmico, utilizando as palavras-chave: Relação Médico-Paciente, Psicologia médica, Formação médica e Psicossomática. Foram critérios de inclusão: Ser de produção brasileira; escrito em língua portuguesa; abordar a psicologia médica e a relação médico-paciente; e ser disponibilizado gratuitamente pelas bases de consulta. Como critérios de exclusão delimitou-se: datas de publicação anterior ao ano de 2012 e verificação de divergência com o assunto buscado. Resultados: Inicialmente foram selecionados 47 artigos que, após a aplicação de duas etapas de exclusão- leitura dos títulos e leitura integral do artigo- foram então definidos como a amostra 9 artigos. Foi observado através da análise dos trabalhos selecionados que a importância da psicologia médica para o relacionamento médico-paciente se atesta através da observação de profissionais que são fruto de um modelo de formação antiga que se afasta de disciplinas humanas, psicológicas e sociais que revelam dificuldades na comunicação e na abordagem interpessoal com seus pacientes. Discussão: As publicações revelam que a base da prática médica é a comunicação interpessoal e que a psicologia, bem como a psicanálise, possui mecanismos que podem facilitar ou otimizar esse processo. Nesse sentido, observou-se o destaque dado à necessidade de desprender o ensino médico a métodos estritamente biológicos e impessoais através da valorização de matérias descritas como humanidades médicas, para desse modo possibilitar ao futuro médico o arcabouço teórico necessário para a obtenção de uma interlocução efetiva e benevolente com o seu paciente. Conclusões: Desse modo, contempla-se o potencial da psicologia médica como mecanismo de melhoria da prática médica, evocando-se, por fim, a necessidade do desenvolvimento de habilidades comunicativas, conhecimento da psicanálise e maturidade emocional nas Escolas Médicas para a formação de profissionais preparados para os percalços que a carreira proporciona, sem colocar em detrimento seu próprio bem estar e saúde mental.
Palavras-chave: Relação Médico-Paciente; Psicologia médica; educação Médica; Psicossomática;
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores declaram para os devidos fins de direito e obrigações, sob as penas previstas na Legislação vigente, que são autores/detentores dos Direitos Autorais do trabalho proposto nos termos dos artigos 28 a 33 da Lei Federal nº9.610 de 19 de fevereiro de 1998 (Lei dos Direitos Autorais).