OCORRÊNCIA DE CANDIDÍASE BUCAL E FATORES ASSOCIADOS EM INDIVÍDUOS COM HIV/AIDS HOSPITALIZADOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS
DOI:
https://doi.org/10.20873/RPTfluxocontinuo15121Resumo
INTRODUÇÃO: Infecções bucais, como a candidíase, são comuns em pacientes imunocomprometidos com HIV/AIDS, pois o vírus destrói algumas células encarregadas de garantir a defesa do organismo, tornando a pessoa vulnerável a infecções e doenças oportunistas. OBJETIVO: Verificar a ocorrência de candidíase bucal em indivíduos hospitalizados no Hospital de Doenças Tropicais do Tocantins (HDT-UFT), bem como a investigação de fatores clínicos e epidemiológicos associados à candidíase. MÉTODO: Trata-se de estudo retrospectivo, observacional, descritivo e documental com abordagem quantitativa. Para a coleta de dados foi realizado um levantamento dos prontuários dos pacientes que constituíram o universo de estudo utilizando-se um formulário semiestruturado. Após a coleta dos dados em prontuários de indivíduos com HIV/AIDS internados no hospital no período de 2017 a 2019 foi realizada a tabulação e análise dos mesmos. RESULTADOS: Constatou-se que, do total da amostra, 45 (54,87%) eram do sexo masculino e 36 (43,9%) do sexo feminino. A manifestação bucal de candidíase foi detectada em 28,04% casos. Todos os indivíduos que tiveram candidíase bucal fizeram uso antifúngicos, com remissão da infecção em 34,78% casos, sendo que em 56,52% dos prontuários não tinham informações quanto a remissão das lesões. Dentre os indivíduos que tiveram o diagnóstico por candidíase bucal 73,91% apresentavam contagem de linfócitos T CD4 abaixo de 200 células/mm³ e 60,86% tinham carga viral acima de 10000 cópias/ml, indicando uma correlação entre as variáveis. CONCLUSÃO: A ocorrência de candidíase bucal foi verificada predominantemente nas idades entre 48 e 64 anos, pardos, do sexo masculino e com pouco grau de instrução, tendo o nível de escolaridade variando entre ensino fundamental e médio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores declaram para os devidos fins de direito e obrigações, sob as penas previstas na Legislação vigente, que são autores/detentores dos Direitos Autorais do trabalho proposto nos termos dos artigos 28 a 33 da Lei Federal nº9.610 de 19 de fevereiro de 1998 (Lei dos Direitos Autorais).