BENZODIAZEPÍNICOS EM PACIENTES COM TRANSTORNOS PSIQUIÁTRICOS:

PERFIL DOS USUÁRIOS E IMPLICAÇÕES NO ABUSO.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/10.20873/uft.2446-6492.2023v10n3p213

Resumo

Introdução: Os benzodiazepínicos são utilizados no tratamento de várias doenças psiquiátricas, sendo geralmente seguros e bem tolerados. Entretanto, existe um potencial considerável para a utilização indevida e abusiva desses depressores do SNC. Esta pesquisa teve como objetivo elencar, sintetizar e discutir os resultados dos estudos mais atuais e relevantes referentes ao consumo de benzodiazepínicos por pacientes com transtorno mental, caracterizando o perfil dos indivíduos e, com uso indevido dessa classe de medicamentos, discutir quais as implicações relacionadas o uso e abuso. Trata-se de uma revisão de literatura a partir de artigos, em inglês e português, que relacionaram os temas consumo de benzodiazepínicos e transtornos mentais, obtidos nos bancos de dados eletrônicos PubMed/MEDLINE, LILACS, SciELO Brasil e portal de periódicos CAPES, publicados entre os anos de 2011 a 2021. Desenvolvimento: A análise dos resultados demonstrou alta prevalência do uso crônico de benzodiazepínicos, constituindo um problema de saúde pública. O principal tipo de uso inadequado dos benzodiazepínicos foi o tempo prolongado de uso, havendo prevalência do consumo entre pacientes adultos do sexo feminino. Os principais fatores relacionados a esse cenário foram o manejo inadequado por parte dos profissionais prescritores, imediatismo em cessar os sintomas por parte dos pacientes, pouca orientação e ausência de percepção de risco do uso abusivo desses medicamentos. Conclusão: Dessa forma, esses dados mostram a necessidade de iniciativas de intervenções que visem promover o uso adequado desses medicamentos, focadas tanto nos pacientes quanto nos profissionais de saúde. Além de pesquisas futuras que busquem compreender melhor os fatores de risco associados ao abuso desses medicamentos. Palavras-chave: Benzodiazepínicos. Ansiolítico. Transtornos mentais. Uso abusivo.

Biografia do Autor

Poliana Guerino Marson, Universidade Federal do Tocantins

Farmacêutica Bioquímica. Doutora em Biotecnologia. Docente do curso de Medicina e do PPG em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Tocantins https://orcid.org/0000-0002-3560-0749. Universidade Federal do Tocantins, Palmas, TO, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-12-06

Como Citar

Sousa Negreiros, D., & Guerino Marson, P. (2023). BENZODIAZEPÍNICOS EM PACIENTES COM TRANSTORNOS PSIQUIÁTRICOS:: PERFIL DOS USUÁRIOS E IMPLICAÇÕES NO ABUSO. Revista De Patologia Do Tocantins, 10(3), 213–218. https://doi.org/10.20873/10.20873/uft.2446-6492.2023v10n3p213

Edição

Seção

Revisões de Literatura

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)