CISTO ÓSSEO TRAUMÁTICO EM CORPO MANDIBULAR:

UM RELATO DE DOIS CASOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/10.20873/uft.2446-6492.2022v9n2p26

Resumo

Introdução: O cisto ósseo traumático é uma lesão intraóssea rara e assintomática, caracterizada por cavidade sem revestimento epitelial, sendo classificado como um pseudocisto.  A sua descoberta é realizada por meio de achados radiográficos de rotina. O objetivo deste trabalho é relatar dois casos clínicos de cisto ósseo traumático em mandíbula. Desenvolvimento: Caso 1: paciente gênero masculino, 17 anos, portando exame radiográfico com imagem radiotransparente em corpo mandibular, assintomático ao exame físico. Ao exame tomográfico, observou-se região hipodensa em corpo mandibular (ápices dentários 47/48) e o mesmo foi submetido a curetagem total da lesão, observou-se loja óssea com ausência de cápsula e discreto sangramento, confirmando hipótese diagnóstica de COT. Caso 2: paciente gênero feminino, 15 anos, portando exame radiográfico de rotina com imagem semelhante, assintomática ao exame físico. Ao exame tomográfico, notou-se região hipodensa em corpo mandibular (ápices dentários 44/45), sendo essa submetida a curetagem total da lesão, com características semelhantes. Os casos apontam neoformação óssea ao acompanhamento radiográfico. Considerações finais: Conclui-se ser primordial o diagnóstico clínico-radiográfico de lesões intraósseas para melhor conduta terapêutica, sendo consenso na literatura os excelentes resultados a longo prazo da curetagem das paredes ósseas como tratamento.

Biografia do Autor

Alessandra, Universidade Federal da Bahia - Salvador-BA

Graduanda em odontologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil.

Rafael

Graduando em odontologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Residente do serviço de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial da Universidade Federal da Bahia em associação com as Obras Sociais Irmã Dulce (UFBA/OSID), Salvador, Bahia, Brasil.

Rair, Universidade Tiradentes- Sergipe

Graduado em odontologia pela Universidade Tiradentes (SE), residente do serviço de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial da Universidade Federal da Bahia em associação com as Obras Sociais Irmã Dulce (UFBA/OSID), Salvador, Bahia, Brasil.

Jean, Universidade Federal da Bahia - Salvador-BA

Professor titular Faculdade de Odontologia – (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil.

Bráulio, Universidade Federal da Bahia - Salvador-BA

Preceptor do serviço de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial da Universidade Federal da Bahia em associação com as Obras Sociais Irmã Dulce (UFBA/OSID), Salvador, Bahia, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Santana, A. M. ., Silva, M. L. F., Rodrigues, R. D., Santos, R. de M. ., Santos, J. N. dos ., & Carneiro Júnior, B. . (2022). CISTO ÓSSEO TRAUMÁTICO EM CORPO MANDIBULAR: : UM RELATO DE DOIS CASOS. Revista De Patologia Do Tocantins, 9(2), 26–30. https://doi.org/10.20873/10.20873/uft.2446-6492.2022v9n2p26