MORBIMORTALIDADE POR CÂNCER DE COLO DO ÚTERO EM PALMAS E NO ESTADO DO TOCANTINS: UMA ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DE 2000 A 2014
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2446-6492.2021v8n3p42Resumo
Objetivo: Descrever e avaliar a tendência da morbimortalidade por câncer de colo do útero em Palmas e no estado do Tocantins durante os anos de 2000-2014. Método: Trata-se de um estudo ecológico de série temporal descritivo. Para o cálculo da taxa de mortalidade coletou-se o número de óbitos por câncer de colo do útero em mulheres no estado do Tocantins, de acordo com faixa etária. As informações epidemiológicas acerca da mortalidade por câncer de colo do útero foram coletadas na base de dados DATASUS através do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM). O número de casos novos relatados na cidade Palmas utilizados para o cálculo das taxas de incidência foram obtidos a partir do Registro de Câncer de Base Populacional (RCBP). Resultado: A mortalidade observada em todas as faixas etárias no Tocantins e as taxas de incidência da doença na capital do estado indicam que estratégias que incluem vacinação para o vírus HPV, detecção precoce através de rastreio organizado, maior qualidade para os exames de screening e tratamento e seguimento adequado para as mulheres que apresentam exames alterados precisam ser reforçadas para que o cenário encontrado nessa região se altere dentro de alguns anos.
PALAVRAS-CHAVES: Câncer de Colo Uterino; Mortalidade; Incidência; Rastreamento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores declaram para os devidos fins de direito e obrigações, sob as penas previstas na Legislação vigente, que são autores/detentores dos Direitos Autorais do trabalho proposto nos termos dos artigos 28 a 33 da Lei Federal nº9.610 de 19 de fevereiro de 1998 (Lei dos Direitos Autorais).