RELATO DE LESÃO CONGÊNITA DE TECIDO ADIPOSO RARA EM RECÉM-NASCIDO

Autores

  • Nilson Neto Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia
  • Stéfani Santana
  • Luiz Fernando Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia
  • Adriano Loyola Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia
  • Sergio Vitorino Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia
  • Ana Paula Turrioni Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.20873/ft.2446-6492.2021v8n3p56

Resumo

Trata-se de um relato de caso clínico referente a um paciente de três meses que se apresentou com lesão congênita adiposa em dorso de língua, onde se é discutido fatores importantes que devem ser levados em consideração em um diagnóstico diferencial. A lesão se apresentava pediculada, lisa, com coloração do tecido de inserção e dificultava a amamentação. Após excisão cirúrgica em ambiente ambulatorial, o exame histopatológico revelou pequenas células de características lipoblásticas e adipogênicas mescladas em um estroma fibroso. A associação entre os achados clínicos e histopatológicos levou ao diagnóstico de hamartoma lipoblastomatoso (HL). Nas consultas de acompanhamento, a criança estava realizando o aleitamento materno sem dificuldades, sendo que não foi observado sinais de recidiva da lesão após seis meses do tratamento.

Palavras-chave: Amamentação; Hamartoma; Recém-nascido.

Biografia do Autor

Nilson Neto, Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia

Cirurgião-dentista graduado (2017) pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia (FOUFU). Atualmente, é discente do programa de pós-graduação em Clínica Odontológica Integrada, nível mestrado, da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia (PPGO/UFU) com ênfase em biologia celular e odontopediatria. 

Stéfani Santana

Cirurgiã-dentista pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia (2017). Especialista em Odontopediatria pela Associação Brasileira de Odontologia de Uberlândia, Minas Gerais (ABO - Uberlândia). Atualmente, realiza atendimento à população de Serra do Salitre, Minas Gerais. 

Luiz Fernando, Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Odontologia pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlandia 2009. Mestre em Clinica Odontológica Integrada com ênfase em Estomatologia pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia 2011 (Capes 5). Doutor em Clínica Odontológica Integrada com ênfase em Patologia Bucal pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia 2016 (Capes 5). Residencia em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia - HC/UFU. Atualmente é Estomatologista do Hospital Odontológico/Hospital do Câncer da Universidade Federal de Uberlândia. Coordenador e Tutor do Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia (2017-2019). Membro da equipe do Programa de Cuidados Especiais as Doenças Estomatológicas PROCEDE/UFU (2008). Atua principalmente nos seguintes temas: Oncologia de Cabeça e Pescoço, Patologia Maxilofacial, Traumatologia Buco Maxilo Facial, Cirurgia Ortognática, Cirurgia Reconstrutiva dos maxilares, Cirurgia da ATM, Implantes Dentários, Cirurgia Estética da Face.

Adriano Loyola, Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia

Graduado em Odontologia pela antiga Faculdade Federal de Odontologia de Diamantina, atualmente reconhecida como Faculdade de Odontologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (1983), tendo obtido o grau de Mestre em Patologia Bucal pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e o de Doutor em Odontologia, com área de concentração em Patologia Bucal, pela Universidade de São Paulo (1996). Realizou estágio de pós doutorado no Laboratório de Patologia Molecular da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Desde de Dezembro de 1988 é professor da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia (FOUFU), tendo atuado até o ano de 2008 na Área de Estomatologia, exercendo atualmente suas funções docentes na área de Patologia Geral e Bucomaxilofacial. Foi também tutor do Programa de Educação Tutoria (Institucional) do Curso de Odontologia entre 2015 e 2019. Nesta Instituição é atualmente coordenador de Área da Patologia Bucomaxilofacial, desenvolvendo, também, atividades de Extensão nesta como patologista no Laboratório de Patologia Bucomaxilofacial, e professor da Disciplina da Unidade de Agressão e Defesa 3 (Patologia Geral e Bucomaxilofacial). Desde 2018, é coordenador do Núcleo de Pesquisa e Acolhimento TRANS, desenvolvendo extensão no atendimento a saúde integral da população trans e travestis, por meio do projeto "Atendimento odontológico a transgêneros acompanhados no ambulatório do Centro de Referência no Centro de Referência Atenção Integral à Saúde Transespecífica (CRAIST-HCUFU). Participou da criação do curso de Biomedicina da UFU, atuando como docente na disciplina de Patologia Geral. Participou como orientador no Programa de Pós-graduação em Patologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, no Programa da Pós-graduação em Biologia Celular e Estrutura Aplicadas do e do Programa de Pós-graduação em Imunologia e Parasitologia Aplicadas, ambos sediados no Instituto de Ciências Biomédicas da UFU. Foi fundador e atua como docente e orientador de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-graduação em Odontologia da FOUFU na linha de pesquisa em Doenças do Complexo Bucomaxilofacial, nos seguintes temas: câncer de cabeça e pescoço, patogenia, diagnóstico e prognostico, carcinogênese bucal experimental e epidemiologia das doenças bucais.

Sergio Vitorino, Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia

Professor Associado da Área de Patologia da Faculdade de Odontologia (FO) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) desde agosto de 2006. Graduou-se em Odontologia pela UFU (1999), obteve grau de mestre (2001) e doutor (2004) em Patologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e concluiu estágio de Pós-Doutorado no Laboratório de Patologia Bucal da UFU (2006), sempre como bolsista do CNPq. É docente permanente no Programa de Pós-Graduação (PPG) em Odontologia da UFU, desde 2006. Foi docente permanente do PPG em Biologia Celular e Estrutural Aplicadas de 2010 a 2018, também da UFU. Orienta e orientou estudantes de doutorado e de mestrado, oriundos de diferentes perfis profissionais (cirurgiões-dentistas, médicos e biomédicos), além de estudantes em iniciação científica, estágios supervisionados e monitorias. É Diretor da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia (2017 a 2021). Foi Coordenador do Curso de Graduação em Odontologia (2013-2017) e substituto oficial do Diretor da FOUFU no período de 2009 a 2017. Foi membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UFU (2006-2015), onde ocupou a função de vice-coordenador. Participou dos Colegiados de Pós-Graduação (2009-2013) e de Graduação (2007-2009) da FOUFU. Participa de diversas comissões de gestão acadêmica e científica na UFU. Coordena ou participa como pesquisador associado em diversos projetos de investigação básica e aplicada, predominantemente na linha de pesquisa em Patologia e Diagnóstico Bucal. É líder do grupo de pesquisa em "Ferramentas aplicadas ao diagnóstico das doenças de cabeça e pescoço" (DGP/CNPq, com certificação institucional). Até abril de 2016, havia publicado 90 artigos completos em periódicos especializados, dos quais 78 eram listados no Pubmed. Esses trabalhos foram citados mais de 600 vezes segundo o Web of Science (índice h = 14) ou mais de 850 vezes segundo o SCOPUS (índice h = 16). Foi bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (2012 a 2014). Recebeu apoio dos Programas Primeiros Projetos (2006) e Pesquisadores Mineiros (2008) da FAPEMIG. Obteve diversos financiamentos para atividades de ensino, extensão e, em especial, pesquisa, na FAPEMIG, CNPq e UFU, participando também de equipe responsável por proposta aprovada junto ao CT-INFRA/FINEP (BIOTECH-SH/2010). É membro do corpo editorial do periódico Bioscience Journal (ISSN 1516-3725). Já emitiu pareceres ad-hoc para agências de fomento à pesquisa e a diversos periódicos científicos brasileiros e estrangeiros. Participou de mais de 150 trabalhos publicados como resumo em anais de congressos e periódicos. Recebeu 14 prêmios e/ou homenagens. Em suas atividades profissionais interagiu com mais de 150 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.

Downloads

Publicado

2021-11-05

Como Citar

Neto, N. F. de O. N., Santana, S. ., Barbosa de Paula, L. F. ., Mota Loyola, A. ., Vitorino Cardoso, S. ., & Turrioni, A. P. (2021). RELATO DE LESÃO CONGÊNITA DE TECIDO ADIPOSO RARA EM RECÉM-NASCIDO. Revista De Patologia Do Tocantins, 8(3), 56–59. https://doi.org/10.20873/ft.2446-6492.2021v8n3p56