SEU LUNGA: um personagem no trânsito entre uma vida real e os folhetos de cordel
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2021v7n4a9ptPalavras-chave:
Seu Lunga, Abraão Batista, Cordel, Comunicação, PersonagemResumo
Este artigo discute a história de Seu Lunga nos cordéis “As histórias de Seu Lunga: o homem mais zangado do mundo”, escritos por Abraão Batista, o primeiro poeta a publicar sobre o personagem. Entendemos o cordel como um fenômeno narrativo comunicacional de registros do cotidiano. Observamos aqui, em uma análise baseada na construção social da realidade, disputas de sentidos no cordel sobre Seu Lunga, constituindo-se um personagem tão verossímil quanto mítico, a partir da utilização de estratégias narrativas de efeitos de real. Concluímos que, ao virar personagem, pelos sentidos que seu nome convoca, Seu Lunga adquire permanência na memória coletiva.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011XIV. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
BATISTA, Abraão. As histórias de Seu Lunga: o homem mais zangado do mundo. (Vol 1 e 2). Juazeiro do Norte, 1987.
_______________. Morreu Seu Lunga. Juazeiro do Norte: Memorial do Cordel, 2014.
BERGER, Peter e LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 1985.
BRAIT, Beth. A personagem. São Paulo: Ática, 2006.
CARVALHO, Gilmar de. Moisés Matias de Moura. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2011
____________________. Cordel, cordão, coração. Revista do GELNE (UFC), v. 4, p. 285-292, 2002.
____________________. Lyra Popular: o cordel do Juazeiro. Fortaleza: Museu do Ceará, 2006.
FONSECA, Maria Gislene Carvalho. Folhetos de cordel entre realidade e ficção cotidiana: um estudo da mídia na construção do personagem Seu Lunga. Dissertação. Natal: UFRN, 2014.
____________________________. Céu ou inferno: julgamento e memória nas narratovas de cordel. In: MARTINS, Moisés Lemos et. al. (Orgs.) Sentidos da morte: na vida e na mídia. Curitiba: Appris, 2017.
LEMAIRE, Ria. Pensar o suporte: Resgatar o patrimônio. In: MENDES, Simone (org.). Cordel nas gerais: oralidade, mídia e produção de sentido. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2010.
ROSENFELD, Anatol. Literatura e personagem. In: CANDIDO, Antonio. A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 2011.
SANTOS, Francisca. Poética das vozes e da memória. In: MENDES, Simone (org.). Cordel nas gerais: oralidade, mídia e produção de sentido. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2010.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.