A AULA DE INGLÊS E O DESMONTE DA EDUCAÇÃO COMO PRÁXIS POLÍTICA: Um projeto de alienação do sujeito social

Autores

  • Davi Silva Gonçalves UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p725

Palavras-chave:

Relato de experiência, Marx, Escola pública

Resumo

Essa proposta de trabalho visa refletir acerca de questões educacionais em paralelo com a práxis social. Mais especificamente, a ideia é discutir as características e implicações da realidade e prática social dos alunos da escola pública levando em consideração anseios contemporâneos pautados no tema. Os dados analisados foram coletados em uma escola pública situada na cidade de Maringá-PR, no ano de 2009, durante o estágio curricular supervisionado obrigatório de observação – tanto do entorno escolar quanto das aulas. Com enfoque nesse aspecto mais social das práticas educacionais escolares, o principal arcabouço teórico para análise dos dados é aquele oferecido por István Mészáros no livro A educação para além do capital (2008).  Os resultados, não-conclusivos, apontam para um cenário alarmante: se na esfera privada já há tempos a educação se tornou uma mercadoria e os alunos meros clientes, a esfera pública tem sido redirecionada para caminhos análogos, em diversos sentidos.

 

PALAVRAS-CHAVE: Relato de experiência. Marx. Escola pública.

 

 

ABSTRACT

This article aims at reflecting upon some educational issues drawn in parallel with social praxis. More specifically, the idea is to discuss aspects and implications of students’ social reality and practice in state schools taking into account contemporary anxieties on the matter. The data analysed has been collected in the city of Maringa-PR, during 2009, as part of my compulsory undergraduate supervised teaching practice took place – regarding the observation of school surroundings as well as of the classes themselves. Focusing on this social aspect of educational school practice, the main theoretical framework for data analysis is brought by István Mészáros in Education beyond Capital (2005). The non-conclusive results pinpoint an alarming scenery: if in the private sector education has for long been turned into a commodity and students into mere clients, the public one has been gradually redirected to analogous paths, in many ways.

 

KEYWORDS: Experience report. Marx. State school.

 

 

RESUMEN

Esta propuesta de trabajo tiene como objetivo reflexionar sobre cuestiones educativas en paralelo con la praxis social. Más específicamente, la idea es discutir las características e implicaciones de la realidad y la práctica social de los estudiantes de escuelas públicas, teniendo en cuenta las preocupaciones contemporáneas basadas en el tema. Los datos analizados se recopilaron en una escuela pública ubicada en la ciudad de Maringá-PR, en 2009, durante la pasantía curricular supervisada obligatoria de observación, tanto en el entorno escolar como en las clases. Con un enfoque en este aspecto más social de las prácticas educativas escolares, el principal marco teórico para el análisis de datos es el que ofrece István Mészáros en el libro Educación más allá del capital (2008). Los resultados no concluyentes apuntan a un escenario alarmante: si en el ámbito privado la educación se ha convertido desde hace mucho tiempo en una mercancía y los estudiantes son meros clientes, el ámbito público se ha redirigido a caminos análogos, de varias maneras.

 

PALABRAS CLAVE: Informe de experiencia. Marx Escuela pública.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Davi Silva Gonçalves, UNICENTRO

Possui Licenciatura em Letras Inglês e Literaturas Correspondentes pela Universidade Estadual de Maringá (2010); Bacharelado em Tradução em Língua Inglesa pela mesma instituição (2011); Mestrado (com bolsa CAPES) em Estudos Linguísticos e Literários em Língua Inglesa pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGI/2014); e Doutorado (também com bolsa CAPES) na área de Teoria, Crítica e História da Tradução na mesma instituição (PGET/2017). Atualmente é Professor de Literaturas de Língua Inglesa no Departamento de Letras da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO-PR). Seus principais interesses estão voltados para os seguintes temas: Tradução Literária, Literatura e História, Literatura e Resistência, Ecocrítica, Teopoética, Literatura Distópica, O Riso na Literatura e Literatura Comparada. 

Referências

BADKE, Mariluza; MARZARI, Gabriela. “Ensino e aprendizagem de língua inglesa em escolas públicas.” Pesquisas em Discurso Pedagógico (UNIFRA), n. 2, v. 1, 2013. pp. 50-71

CAMPOS, Geórgia. [S.I], 19 de jun. 2008. Disponível em < http://e-educador.com/index.php/artigos-mainmenu-100/2020 >. Acesso em: 14 out. 2009.

DEMO, Pedro. Escola pública e escola particular: semelhanças de dois imbróglios educacionais. São Paulo: Parábola, 2006.

FREITAS, Eduardo. “A dura realidade do professor.” Edição especial: Brasil Escola. São Paulo: Abril, 2010. pp. 37-43

LEÃO, Roberto. “A escola pública brasileira: Uma realidade dura.” Revista do Instituto Humanitas, n. 4, v. 16, 2017. pp. 77-89

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. 1847. “Manifesto Comunista.” In: JINKINGS, Ivana; SADER, Emir. As Armas da Crítica: Antologia do Pensamento de Esquerda: Clássicos. Trad. Álvaro Pina. São Paulo: Boitempo, 2012, p. 15-34

MÉSZÁROS, István. 2005. A Educação para Além do Capital. Trad. Isa Tavares. São Paulo: Boitempo, 2008.

Downloads

Publicado

2019-10-01

Como Citar

GONÇALVES, Davi Silva. A AULA DE INGLÊS E O DESMONTE DA EDUCAÇÃO COMO PRÁXIS POLÍTICA: Um projeto de alienação do sujeito social. Revista Observatório , [S. l.], v. 5, n. 6, p. 725–752, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p725. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7176. Acesso em: 26 abr. 2024.