EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NA REGIÃO METROPOLITANA DE SANTARÉM/PA: Condições para implementação

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DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a34pt

Mots-clés :

Educação Integral, Omnilateralidade, Pedagogia Histórico-Crítica, Amazônia

Résumé

O artigo tem por finalidade analisar alguns desafios materiais das escolas que implementaram programas indutores de tempo integral na Região Metropolitana de Santarém/PA (RMS/PA). A metodologia empregada é de estudo bibliográfico e documental, com o levantamento de informações nos seguintes indicadores: QEdu; e OPNE. Verificou-se a implementação das políticas públicas de educação integral na região oeste paraense, indicando que as condições das escolas necessitam de adequações na infraestrutura e nos conhecimentos necessários à formação integral para garantir as políticas indutoras de educação em tempo integral RMS/PA.

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Maria Lilia Imbiriba de Sousa Colares, UFOPA

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Bolsista Produtividade CNPq. Professora Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará/Ufopa. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE Ufopa

Leandro Sartori, UERJ

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Pedagogo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor adjunto do Departamento de Gestão de Sistemas Educacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Eriane Oliveira Sousa, UFOPA

Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Educação PPGE/UFOPA; Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR (UFOPA).

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Publié-e

2024-11-30

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COLARES, Maria Lilia Imbiriba de Sousa; SARTORI, Leandro; SOUSA, Eriane Oliveira. EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NA REGIÃO METROPOLITANA DE SANTARÉM/PA: Condições para implementação. Observatoire Journal, [S. l.], v. 10, n. 1, p. a34, 2024. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a34pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/19244. Acesso em: 1 avr. 2025.