MEDIA SCIENCE FAPESP: two decades of projects in science journalism in retrospect

Autores

  • Arquimedes Pessoni Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Luciane Treulieb Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n1a11en

Palavras-chave:

Science Journalism, Science communication, Fapesp, Media Science

Resumo

A Fapesp lançou, em 1999, o Programa José Reis de Incentivo ao Jornalismo Científico, também conhecido como Bolsa MídiaCiência. Este artigo identifica o perfil dos projetos selecionados, quem são os principais beneficiados com estas bolsas, as propostas contempladas e quais tipos de mídias são utilizados para a produção e veiculação da divulgação científica durante os 20 anos do projeto. Verificou-se que o Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Unicamp foi o que mais recebeu recursos ao longo dos anos, sendo Carlos Vogt o pesquisador responsável por mais projetos no período e que a revista eletrônica ComCiência é o principal veículo utilizado para divulgação dos projetos contemplados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arquimedes Pessoni, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doctor of Social Communication (Universidade Metodista de São Paulo - UMESP). Professor of the Professional Masters in Innovation in Communication of Public Interest (USCS) and Innovation in Health Education (USCS). arquimedes.pessoni@prof.uscs.edu.br.   

Luciane Treulieb, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Master's student in Innovation in Communication of Public Interest (Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS). Link: master's degree, research lines: Management of Public Interest Communication. lu.treulieb@gmail.com.

Referências

Bueno, W. D. C. (2009). Jornalismo científico: revisitando o conceito. Jornalismo científico e desenvolvimento sustentável. São Paulo: All Print, 157-78.

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (2000) (Activities Report). São Paulo, SP. Retrieved March 10, 2020, from http://www.fapesp.br/publicacoes/relat2000.pdf.

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Biblioteca Virtual. Projetos de Pesquisa. Bolsas no Brasil. Retrieved November 18, 2019, from https://bv.fapesp.br/pt/pesquisa/buscador/?q2=(%28percepcao_exact%3A%22Jornalismo%20Cient%C3%ADfico%22%29)%20AND%20(django_ct:bolsas.bolsa)&selected_facets=projetos_pesquisa_pt%3A01%3BBolsas%20no%20Brasil&sort=data_inicio.

Julião, A. (2019, junho 12). Mídias sociais são estratégicas para divulgação de pesquisas. Folha de São Paulo. Retrieved March 10, 2020, from https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2019/06/midias-sociais-sao-estrategicas-para-divulgacao-de-pesquisas.shtml.

Lima, L. C. B. (2011). Divulgação científica em assessorias de comunicação: o caso da FAPESP. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Campinas, Campinas/SP.

Massarani, L. M & Alves, J. P. (2019). A visão de divulgação científica de José Reis. Ciência e Cultura, 71(1), 56-59. Retrieved March 10, 2020, from http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252019000100015&lng=en&nrm=iso.

Vogt, C; Cerqueira & N; Kanashiro, M. (2008). Divulgação e cultura científica. ComCiência, Campinas, n. 100. Retrieved March 10, 2020, from http://comciencia.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-76542008000300001&lng=en&nrm=iso.

Publicado

2020-01-03

Como Citar

PESSONI, Arquimedes; TREULIEB, Luciane. MEDIA SCIENCE FAPESP: two decades of projects in science journalism in retrospect . Revista Observatório , [S. l.], v. 6, n. 1, p. a11en, 2020. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2020v6n1a11en. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/10310. Acesso em: 21 nov. 2024.