A didática como fator de qualidade no processo de ensino aprendizagem e na relação professor-aluno em sala de aula

Autores

  • Heleno Matos Fernandes
  • Neila Nunes de Souza

Resumo

Resumo

 O intuito deste trabalho foi descrever e analisar os diálogos de professor e aluno, apontar seus anseios e sugerir como a Didática de qualidade pode contribuir para melhorar a relação professor-aluno no seio escolar. A presente pesquisa foi realizada através de fontes de dados de alguns pesquisadores sobre o assunto, além de uma pesquisa de campo promovida numa escola da rede pública estadual de ensino no município de Porto Nacional-TO. Na realização dessa reflexão participaram 26 alunos do Ensino fundamental, em uma turma do 9° ano, os quais tinham entre doze e quatorze anos, além de dois professores. A pesquisa foi executada em vários momentos com os alunos e professores dentro da sala de aula, onde os diálogos, entrevistas e as experiências proporcionaram confrontar com o tema em questão. Diante disso, infere-se que o seguimento didático em sala de aula está ligado, conectado, dotado de uma concepção do processo de ensino-aprendizagem; nesse processo, o relacionamento humano está sempre em atividade, criando novos métodos de ensino e novos saberes. Nesse sentido, a escola surge como uma importante aliada a motivar e a sensibilizar tanto os professores bem como alunos a criarem condições mais favoráveis na relação professor-aluno em sala de aula.

Palavras chave: Didática; Ensino; Aprendizagem; Aluno; Professor.

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Publicado

2018-10-17

Como Citar

Fernandes, H. M., & de Souza, N. N. (2018). A didática como fator de qualidade no processo de ensino aprendizagem e na relação professor-aluno em sala de aula. Revista Interface (Porto Nacional), 15(15), 114–130. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/6015

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