A didática como fator de qualidade no processo de ensino aprendizagem e na relação professor-aluno em sala de aula
Resumo
Resumo
O intuito deste trabalho foi descrever e analisar os diálogos de professor e aluno, apontar seus anseios e sugerir como a Didática de qualidade pode contribuir para melhorar a relação professor-aluno no seio escolar. A presente pesquisa foi realizada através de fontes de dados de alguns pesquisadores sobre o assunto, além de uma pesquisa de campo promovida numa escola da rede pública estadual de ensino no município de Porto Nacional-TO. Na realização dessa reflexão participaram 26 alunos do Ensino fundamental, em uma turma do 9° ano, os quais tinham entre doze e quatorze anos, além de dois professores. A pesquisa foi executada em vários momentos com os alunos e professores dentro da sala de aula, onde os diálogos, entrevistas e as experiências proporcionaram confrontar com o tema em questão. Diante disso, infere-se que o seguimento didático em sala de aula está ligado, conectado, dotado de uma concepção do processo de ensino-aprendizagem; nesse processo, o relacionamento humano está sempre em atividade, criando novos métodos de ensino e novos saberes. Nesse sentido, a escola surge como uma importante aliada a motivar e a sensibilizar tanto os professores bem como alunos a criarem condições mais favoráveis na relação professor-aluno em sala de aula.
Palavras chave: Didática; Ensino; Aprendizagem; Aluno; Professor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).