Universidade Federal do Tocantins - UFT e sua Inserção Regional: uma abordagem da Teoria dos Lugares Centrais
Palavras-chave:
Universidade Federal do Tocantins, Lugares Centrais, EstudantesResumo
A Universidade Federal do Tocantins – UFT está presente de norte a sul no estado, uma de suas funções é a qualificação profissional dos alunos e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região. O principal objetivo deste trabalho foi mapear a rotina dos alunos da UFT que se deslocam diariamente para estudar. Com base nesta identificação, analisamos o papel que as cidades que possuem um campus da UFT exercem sobre a rede urbana. Tendo como referencial teórico a obra de Christaller (1966), “Central Places in Southern Germany”, e os estudos do IPEA (2002), intitulados “Estudos Básicos para a Caracterização da Rede Urbana”. Os dados foram coletados a partir de uma pesquisa institucional realizada pela Comissão Própria de Avaliação – CPA, no período de novembro a dezembro de 2009. Os principais resultados sugere que a estrutura multicampi da Universidade Federal do Tocantins permite uma maior abrangência da universidade no atendimento aos alunos do interior do estado do Tocantins e Maranhão. Os fluxos diários de estudantes que vão estudar é notório em todos os sete campi. No entanto faz se necessário repensar os cursos para não saturar uma região com apenas um segmento profissional.Downloads
Publicado
2013-06-19
Como Citar
Oliveira, N. M. de, Brito, E. P. de, & Medeiros, M. R. (2013). Universidade Federal do Tocantins - UFT e sua Inserção Regional: uma abordagem da Teoria dos Lugares Centrais. Revista Interface (Porto Nacional), (06). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/513
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).