Universidade Federal do Tocantins - UFT e sua Inserção Regional: uma abordagem da Teoria dos Lugares Centrais

Autores

  • Nilton Marques de Oliveira Universidade Federal do Tocantins
  • Eliseu Pereira de Brito Universidade Federal do Tocantins
  • Messias Rodrigues Medeiros Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

Universidade Federal do Tocantins, Lugares Centrais, Estudantes

Resumo

A Universidade Federal do Tocantins – UFT está presente de norte a sul no estado, uma de suas funções é a qualificação profissional dos alunos e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região. O principal objetivo deste trabalho foi mapear a rotina dos alunos da UFT que se deslocam diariamente para estudar. Com base nesta identificação, analisamos o papel que as cidades que possuem um campus da UFT exercem sobre a rede urbana. Tendo como referencial teórico a obra de Christaller (1966), “Central Places in Southern Germany”, e os estudos do IPEA (2002), intitulados “Estudos Básicos para a Caracterização da Rede Urbana”. Os dados foram coletados a partir de uma pesquisa institucional realizada pela Comissão Própria de Avaliação – CPA, no período de novembro a dezembro de 2009. Os principais resultados sugere que a estrutura multicampi da Universidade Federal do Tocantins permite uma maior abrangência da universidade no atendimento aos alunos do interior do estado do Tocantins e Maranhão. Os fluxos diários de estudantes que vão estudar é notório em todos os sete campi. No entanto faz se necessário repensar os cursos para não saturar uma região com apenas um segmento profissional. 

Biografia do Autor

Nilton Marques de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Doutorando em  Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste  do Paraná - UNIOESTE, Toledo - PR. Graduado  em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá - UEM.  Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Professor  de economia da Universidade Federal do Tocantins - UFT, desde 2008. Pesquisador dos Grupos de Estudos em Economia Aplicada e Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa sobre Estado, Educação e Sociedade (Geipees) da UFT. Coordenador do Curso de Ciências Contábeis da União do Ensino Superior de  Nova Mutum - Uninova, no período de 1997 a 1999. Diretor de Pesquisa da  União do Ensino Superior de  Nova Mutum - Uninova, de 1999 a 2000. Coordenador de Curso do Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro Oeste - Unidesc de 2003 a 2005. Coordenador da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade Jesus Maria José - FAJESU de 2005 a 2008. Diretor de Avaliação da Pró-Reitoria de Avaliação e Planejamento - PROAP/UFT de 2008 a 2012. Área de Pesquisa: Desenvolvimento Regional, com ênfase em  economia regional e urbana, pobreza, desigualdades, análise regional e Economia do Tocantins. Possui diversos artigos e textos publicados em eventos e periódicos nacionais e internacionais.

Eliseu Pereira de Brito, Universidade Federal do Tocantins

Geógrafo, Mestre em Geografia (UFGD). Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Professor do Curso de Geografia da Universidade Federal do Tocantins – UFT e Presidente da Associação de Geógrafos Brasileiro – Seção Araguaína. 

Messias Rodrigues Medeiros, Universidade Federal do Tocantins

Economista pela Universidade Federal do Tocantins – UFT e Servidor Público Estadual em Palmas-TO

Downloads

Publicado

2013-06-19

Como Citar

Oliveira, N. M. de, Brito, E. P. de, & Medeiros, M. R. (2013). Universidade Federal do Tocantins - UFT e sua Inserção Regional: uma abordagem da Teoria dos Lugares Centrais. Revista Interface (Porto Nacional), (06). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/513