Desafios da formação de professores indígenas no Brasil: contribuições geográficas

Autores

  • Lorranne Gomes da Silva Universidade Estadual de Goiás
  • Sélvia Carneiro de Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Inhumas/Goiás/Brasil

Palavras-chave:

Formação de professores indígenas. Educação (escolar) Indígena. Ensino de Geografia

Resumo

A Ciência tem sido caracterizada na contemporaneidade por uma pluralidade de paradigmas; e a Geografia não tem ficado imune a esse pluralismo. Ocorre que essa diversidade de ideias e maneiras de olhar os objetos, de explicá-los, traz riqueza ao debate geográfico, constituindo a ideia de pluralismo e espacialidade a essência das discussões geográficas contemporâneas. Portanto, no que tange a pluralidade temática abre-se um leque de possibilidades de temas e pesquisas para a Geografia. Sendo assim, propõe-se, nesse artigo, discutir a questão da formação de professores indígenas e as contribuições da Geografia para os estudos vinculados às questões identitárias, especificamente de povos indígenas. Esta pesquisa de caráter qualitativo foi desenvolvida com base em pesquisa bibliográfica e a partir de experiência com atuação no curso de Licenciatura Intercultural Indígena em Goiás. Partir-se-á para a discussão empreendida de dois questionamentos basilares: Qual a importância da Geografia nos estudos referente aos povos indígenas? Quais os desafios para a formação do professor indígena na contemporaneidade? 

Biografia do Autor

Lorranne Gomes da Silva, Universidade Estadual de Goiás

Professora do curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás, campus de Quirinópolis. Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Goiás – Instituto de Estudos Socioambientais (IESA). Bolsista Fapeg. 

Sélvia Carneiro de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Inhumas/Goiás/Brasil

Professora de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Inhumas/Goiás/Brasil. Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Goiás, Instituto de Estudos Socioambientais. Bolsista pela Capes. 

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Publicado

2016-06-03

Como Citar

Silva, L. G. da, & Lima, S. C. de. (2016). Desafios da formação de professores indígenas no Brasil: contribuições geográficas. Revista Interface (Porto Nacional), 11(11). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/2137