Desafios da formação de professores indígenas no Brasil: contribuições geográficas
Palavras-chave:
Formação de professores indígenas. Educação (escolar) Indígena. Ensino de GeografiaResumo
A Ciência tem sido caracterizada na contemporaneidade por uma pluralidade de paradigmas; e a Geografia não tem ficado imune a esse pluralismo. Ocorre que essa diversidade de ideias e maneiras de olhar os objetos, de explicá-los, traz riqueza ao debate geográfico, constituindo a ideia de pluralismo e espacialidade a essência das discussões geográficas contemporâneas. Portanto, no que tange a pluralidade temática abre-se um leque de possibilidades de temas e pesquisas para a Geografia. Sendo assim, propõe-se, nesse artigo, discutir a questão da formação de professores indígenas e as contribuições da Geografia para os estudos vinculados às questões identitárias, especificamente de povos indígenas. Esta pesquisa de caráter qualitativo foi desenvolvida com base em pesquisa bibliográfica e a partir de experiência com atuação no curso de Licenciatura Intercultural Indígena em Goiás. Partir-se-á para a discussão empreendida de dois questionamentos basilares: Qual a importância da Geografia nos estudos referente aos povos indígenas? Quais os desafios para a formação do professor indígena na contemporaneidade?
Referências
ÂNGELO, F. N. P. de. A educação escolar indígena e a diversidade cultural no Brasil. In: GRUPIONI, L. D. B. (Org.). Formação de professores indígenas: repensando trajetórias. Brasília, MEC, p.208, 2006.
ARROYO, M. G. A Educação Básica e o movimento social do campo. In: Arroyo, Miguel Gonzalez et alli (Orgs.). Por uma Educação Básica do Campo. Petrópolis: Vozes, p.72, 2004.
CALDART, R. S. A Escola do campo em movimento. In: ARROYO, Miguel Gonzalez et alli (Orgs.). Por uma educação do campo. Petrópolis: Vozes, p.107, 2004.
CAVALCANTI, Lana de Souza. A formação profissional: princípios e propostas para uma atuação docente crítica. O ensino de Geografia na escola. Papirus: Campinas, p.13-18, 2012.
COLLET, C. L. G. Interculturalidade e educação escolar indígena: um breve histórico. In: GRUPIONI, L. D. B. (Org.). Formação de professores indígenas: repensando trajetórias. Brasília, MEC, p.122, 2006.
CORREA, Roberto Lobato. Reflexões sobre paradigmas, Geografia e contemporaneidade. Revista da ANPEGE, v. 7, n.1, número especial, p. 59-65, out. 2011.
CUNHA, Manuela Carneiro da. História dos índios no Brasil. São Paulo: FAPESP/SMC; Companhia das Letras, 1992.
FLEURY, Reinaldo Matias. Multiculturalismo e interculturalismo nos processos educacionais. IN: LINHARES, C. F. et al. Ensinar e aprender: sujeitos, saberes e pesquisa. ENDIPE. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
GOBBI, I. A Temática Indígena e a Diversidade Cultural nos Livros Didáticos de História: uma análise dos livros recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático. Dissertação de Mestrado. São Carlos: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFSCar, 2006.
GRUPIONI, Luís Donisete Benzi (Org.). Quem são, quantos são e onde estão os povos indígenas e suas escolas no Brasil? Programa Parâmetros em Ação de Educação Escolar Indígena, Ministério da Educação / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC, 2002.
MARCELO, Carlos. Pesquisa sobre formação de professores: o conhecimento sobre aprender a ensinar. In: Revista Brasileira de Educação. N.9. ANPED, 1998.
MAHER, Terezinha Machado. A formação de professores indígenas: uma discussão introdutória. In: GRUPIONI, Luís Donisete Benzi (org.). Formação de professores indígenas: repensando trajetórias. MEC, Brasília, p. 11-37, 2006.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. O governo brasileiro e a educação escolar indígena, 1995 – 2002. Brasília: MEC, 2002.
____________. Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas. Brasília: MEC, 1998.
MOLINA, L. Lengua y cultura de origen: niños marroquíes en la escuela española, Del Oriente y del Mediterráneo: Madrid, España ES. 1998.
SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (Orgs.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.
ROCHA, L. M. A política Indigenista no Brasil. Goiânia: Editora UFG, 2003.
RIVERO, Ana. A pesquisa na formação inicial do professorado: contribuições a partir de uma perspectiva socioconstrutivista e investigativa. In: CASTELLAR, S.M.V e MUNHOZ, G.B (orgs.). Conhecimentos escolares e caminhos metodológicos. São Paulo: Xamã, 2012.
SILVA, A. L. da; GRUPIONI, L. D. B. (Org.). A Temática Indígena da Escola. São Paulo: Editora Global, 2004.
VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político pedagógico – elementos metodológicos para elaboração e realização. São Paulo: Libertad Editora, 2010.
VALENTE, A. La. Conhecimentos Antropológicos nos Parâmetros Curriculares Nacionais: para uma discussão sobre a pluralidade cultural. In: GUSMÃO, Neusa (Org.). Diversidade, cultura e educação: olhares cruzados. São Paulo: Biruta, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).