Construção de banco de dados geográficos para avaliação da vulnerabilidade ecológica em bacias hidrográficas: a experiência da Bacia Lagos São João, RJ

Autores

  • Natalia Barbosa Ribeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Marília Salgado Martins Consórcio Intermunicipal Lagos São João, RJ (CILSJ)
  • Rosa Maria Formiga Johnsson Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Viviane Japiassú Viana Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Palavras-chave:

banco de dados, Sistemas de Informação Geográfica, bacias hidrográficas, vulnerabilidade ecológica.

Resumo

A Bacia Lagos São João, no Estado do Rio de Janeiro, é reconhecidamente de grande importância por seus recursos naturais e, particularmente, os recursos hídricos, representados por diversos ecossistemas aquáticos únicos. As constantes ameaças, sobretudo decorrente das alterações de uso e ocupação do solo, colocam em risco a integridade ecológica da bacia, e por sua vez, sua capacidade de resiliência. Entender essas fragilidades é fundamental para o planejamento e gestão dos recursos hídricos, sobretudo em um cenário de constantes mudanças, incluindo as mudanças climáticas, e incertezas. Neste contexto, propôs-se um método que avalia o risco ecológico ecológica da bacia, isto é, a medida de ameaça à sua integridade ecológica. Um dos passos metodológicos consistiu no desenvolvimento de uma base de dados em SIG, etapa de extrema importância para análises de vulnerabilidade. Este artigo tem por objetivo apresentar o processo de desenvolvimento do banco de dados geográficos da Bacia Lagos São João, buscando discutir todas as etapas, os desafios e potencialidades. Pode-se concluir que a consolidação de um banco de dados geográficos traz a oportunidade de qualificar os processos de planejamento e gestão, por sua possibilidade de utilização para fins diversos, que não apenas em análises de vulnerabilidade.

Biografia do Autor

Natalia Barbosa Ribeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutoranda em Meio Ambiente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Marília Salgado Martins, Consórcio Intermunicipal Lagos São João, RJ (CILSJ)

Técnica em geoprocessamento, Consórcio Intermunicipal Lagos São João, RJ (CILSJ)

Rosa Maria Formiga Johnsson, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Departamento de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente.

Viviane Japiassú Viana, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutoranda em Meio Ambiente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Referências

BIDEGAIN, P.; PEREIRA, L.F.M. Plano das Bacias Hidrográficas da Região dos Lagos e do Rio São João. Rio de Janeiro: CILSJ, 2005.

BRASIL. Lei nº 9.433, de 08 de janeiro de 1997. Institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, cria o Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos regulamenta o inciso XIX do art. 21 da Constituição Federal, e altera o art. 1º da Lei nº 8.001, de 13 de março de 1990, que modificou a Lei nº 7.990, de 28 de dezembro de 1989.

CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL LAGOS SÃO JOÃO. Relatório final da Oficina “A Bacia Hidrográfica da Região dos Lagos e do Rio São João frente aos desafios da mudança climática, e os impactos sobre os recursos naturais, especialmente os recursos hídricos”. Araruama, 2009.

______. Relatório de lacunas: Análise de vulnerabilidade da Bacia Lagos São João. Araruama, 2011.

ENGLE, N.; LEMOS, M. C. Capacidade de adaptação às mudanças climáticas e gerenciamento de recursos hídricos no nordeste brasileiro: estudo preliminar. XVII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. São Paulo, 2007.

JENKS, G. F. Optimal data classification for choropleth maps: Occasional Paper. Departament of Geography, University Kansas, n. 2, 24 p., 1977.

KARR, J. R., et al. Assessing biological integrity in running waters: A method and its rationale. Illinois Natural History, SurveySpecialPublication 5, 1986.

MATTSON, K.M. ANGERMEIER, P.L. Integrating Human Impacts and Ecological Integrity into a Risk-Based Protocol for Conservation Planning. Environmental Management, v. 39, p 125-138, 2007.

RIBEIRO, N. B. et al.. Vulnerabilidade e adaptação às variabilidades do clima na bacia Lagos São João: uma análise preliminar. XIV Congresso Mundial da Água, Porto de Galinhas, setembro de 2011.

RIBEIRO, N. B. Análise de vulnerabilidade ecológica da Bacia Lagos São João, RJ: uma contribuição metodológica para estudos de adaptação às mudanças ambientais globais. Rio de Janeiro, 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental, Rio de Janeiro, 2012. 138f.

SPÖRL, C. Análise da fragilidade ambiental relevo-solo com aplicação de três modelos alternativos nas altas bacias do rio Jaguari-mirim, Ribeirão do Quartel e Ribeirão da Prata. São Paulo, 159 p., 2001. Tese (Doutorado).

TUNDISI, J. G. Recursos hídricos no futuro: problemas e soluções. Estudos Avançados, São Paulo, v. 22, n. 63, 2008.

Downloads

Publicado

2016-06-03

Como Citar

Ribeiro, N. B., Martins, M. S., Johnsson, R. M. F., & Viana, V. J. (2016). Construção de banco de dados geográficos para avaliação da vulnerabilidade ecológica em bacias hidrográficas: a experiência da Bacia Lagos São João, RJ. Revista Interface (Porto Nacional), 11(11). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/2133