Construção de banco de dados geográficos para avaliação da vulnerabilidade ecológica em bacias hidrográficas: a experiência da Bacia Lagos São João, RJ

  • Natalia Barbosa Ribeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Marília Salgado Martins Consórcio Intermunicipal Lagos São João, RJ (CILSJ)
  • Rosa Maria Formiga Johnsson Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Viviane Japiassú Viana Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Resumo

A Bacia Lagos São João, no Estado do Rio de Janeiro, é reconhecidamente de grande importância por seus recursos naturais e, particularmente, os recursos hídricos, representados por diversos ecossistemas aquáticos únicos. As constantes ameaças, sobretudo decorrente das alterações de uso e ocupação do solo, colocam em risco a integridade ecológica da bacia, e por sua vez, sua capacidade de resiliência. Entender essas fragilidades é fundamental para o planejamento e gestão dos recursos hídricos, sobretudo em um cenário de constantes mudanças, incluindo as mudanças climáticas, e incertezas. Neste contexto, propôs-se um método que avalia o risco ecológico ecológica da bacia, isto é, a medida de ameaça à sua integridade ecológica. Um dos passos metodológicos consistiu no desenvolvimento de uma base de dados em SIG, etapa de extrema importância para análises de vulnerabilidade. Este artigo tem por objetivo apresentar o processo de desenvolvimento do banco de dados geográficos da Bacia Lagos São João, buscando discutir todas as etapas, os desafios e potencialidades. Pode-se concluir que a consolidação de um banco de dados geográficos traz a oportunidade de qualificar os processos de planejamento e gestão, por sua possibilidade de utilização para fins diversos, que não apenas em análises de vulnerabilidade.
Publicado
2016-06-03
Como Citar
RIBEIRO, Natalia Barbosa et al. Construção de banco de dados geográficos para avaliação da vulnerabilidade ecológica em bacias hidrográficas: a experiência da Bacia Lagos São João, RJ. Revista Interface (Porto Nacional), [S.l.], n. 11, jun. 2016. ISSN 2448-2064. Disponível em: <https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/2133>. Acesso em: 17 ago. 2017.

Palavras-chave

banco de dados, Sistemas de Informação Geográfica, bacias hidrográficas, vulnerabilidade ecológica.