A utilização do 3D Laser Scanning para levantamento de fachadas do Centro Histórico de Porto Nacional – TO

Autores

  • Regina Barbosa Lopes Cavalcante Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC)

Palavras-chave:

, Porto Nacional, Fachadas, Patrimônio, 3D Laser Scanning.

Resumo

Resumo: Porto Nacional, no estado do Tocantins, teve seu centro histórico tombado em 2008 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, abrangendo uma área com cerca de 250 edificações, ruas, largos, praças e outros. Ciente da importância cultural desta cidade, o trabalho propõe o uso do Sistema de Varredura a Laser, através do 3D Laser Scanning, para fazer o levantamento das fachadas das edificações tombadas, a fim de obter, por meio de representações gráficas, as características e detalhes arquitetônicos presentes, podendo ser futuramente utilizadas para restauração destes patrimônios, utilizando também desta documentação como ferramenta de preservação e memória.

Biografia do Autor

Regina Barbosa Lopes Cavalcante, Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC)

Mestre em Dinâmicas do Espaço Habitado pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Graduada em Arquitetura e Urbanismo pelO Centro Universitário CESMAC. . Professora do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC) Porto Nacional no curso de Arquitetura e Urbanismo.

Referências

ANDRADE, Henrique José Lins Ferreira de. Varredura a laser aplicada na reconstrução 3D de bens materiais do patrimônio histórico de Igarassu e Olinda. Recife, 2012.

CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. Ed. Estação Liberdade, 2001.

GODINHO, Durval C. História de Porto Nacional. Gráfica Editora Líder. Goiânia, 1988.

IPHAN. Porto Nacional. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/107>. Acessado em 18 de agosto de 2015.

LIMA, Thaís. Técnica de escaneamento a laser em 3D facilita reconstrução de monumentos históricos. Disponível em:<https://www.ufpe.br/agencia/index.php?option=com _content&view=article&id=44690:tecnica-de-escaneamento-a-laser-em-3d-facilita-reconstrucao -de-monumentos-historicos&catid=621&Itemid=77>. Acessado em 18 de agosto de 2015.

MATEUS, L. M. C. Contributos para o projecto de conservação, restauro e reabilitação. Uma metodologia documental baseada na Fotogrametria Digital e no Varrimento Laser 3D Terrestres - Volume 1. Lisboa: Universidade Técnica de Lisboa, 2012. 339 p. Tese (Doutorado) – Faculdade de Arquitetura, Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa, 2012.

OLIVEIRA, M. M. A Documentação como Ferramenta de Preservação da Memória. Brasília, DF: IPHAN / Programa Monumenta, 2008. 144 p. (Cadernos Técnicos; 7).

PEREIRA. Marielle Rodrigues. O Real, o Apresentado e o Referenciado: um estudo no centro histórico de Porto Nacional. IPHAN. Rio de Janeiro, 2014.

POHL, Emanuel. Viagem ao interior do Brasil. Rio de Janeiro: MEC-INL, 1951.

PREFEITURA DE PALMAS. O Guia Turístico Palmas e Cidades do Lago, Ano 2014. Ed. Fotolaser. Palmas, 2010.

REIS FILHO, Nestor G. Quadro da Arquitetura no Brasil. Ed. Pespectiva, 2004.

BASTIAN, Andrea Verri. Uma discussão sobre técnicas baseadas em imagens para levantamento de edificações. XXI Simpósio Naconal de Geometria Descritiva e Desenho Técnico. Florianópolis, 2013.

Downloads

Publicado

2016-03-16

Como Citar

Cavalcante, R. B. L. (2016). A utilização do 3D Laser Scanning para levantamento de fachadas do Centro Histórico de Porto Nacional – TO. Revista Interface (Porto Nacional), (09). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/1914