Debate sobre o território na educação básica em Porto Nacional – TO.

Autores

  • Denis Ricardo Carloto UFT - Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

Geografia, Educação, Território Usado, Porto Nacional, Tocantins.

Resumo

RESUMO: A partir da compreensão de que o espaço geográfico é um conjunto indissociável de objetos e ações cada subespaço inclui uma parcela desses sistemas cuja totalidade é o mundo (Santos, 2002). Assim, mundo e lugar são compartilhados. As ações, tanto pessoais quanto dos Estados, vão organizar ou desorganizar os territórios a partir da distribuição dos objetos técnicos. O território, aqui compreendido como território usado (Santos, 2001) é sinônimo de espaço banal usado por tudo e por todos e é causa das desigualdades entre instituições e principalmente entre os homens. Em vez de tornar instrumento de igualdade e fortalecimento da cidadania o território mantém seu papel perverso criando cidadãos desiguais pelo seu uso corporativo. Neste contexto a problemática da pesquisa aparece com a indagação: como é compreendido o território pelos docentes da educação básica em Porto Nacional - TO? Como a categoria de análise geográfica território usado é trabalhado nas aulas de Geografia? Como construir um debate a cerca do território usado com os acontecimentos do cotidiano? Observa-se que as construções conceituais dos docentes e de cada indivíduo sobre o território podem influenciar suas ações como seres participantes do processo de construção dos lugares. Assim entende-se que o estudo da categoria território usado tem papel fundamental na formação dos indivíduos e na compreensão dos processos de fragmentação e globalização do mundo contemporâneo, pois não se trata somente de um espaço com limites políticos e administrativos do Estado.

Referências

GOMES, Horieste; TEIXEIRA NETO, Antonio; BARBOSA, Altair Saler. Geografia: Goiás-Tocantins. 2.ed. ver. e ampl. – Goiânia: Ed. da UFG, 2005.

SANTOS, Milton. Pobreza urbana. 2 ed. São Paulo: Hucitec, 1979.

_______. Por uma geografia nova: da crítica da geografia a uma geografia crítica. 3ª Ed. São Paulo: Hucitec, 1986.

_______. Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da Geografia. 4 ed. São Paulo: Hucitec, 1996.

_______. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 5 ed. Rio de Janeiro: Record, 2001.

_______. O retorno do território. In M. Santos, M. A. A. Souza, & M. L. Silveira (Orgs.), Território: globalização e fragmentação. São Paulo: Annablume/Hucitec/ANPUR, 2002a.

_______. O dinheiro e o território. In: Território Territórios / Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGEO-UFF/AGB – Niterói, 2002b.

_______. A natureza do espaço. Técnica e tempo. Razão e emoção. São Paulo: Edusp, 2002c. 384p.

_______. Economia Espacial: críticas e alternativas. Tradução: Maria Irene de Q. F. Szmrecsányi. 2ª Ed. São Paulo: Edusp, 2003.

_______. O Espaço dividido: os dois circuitos da economia urbana dos países subdesenvolvidos. Tradução: Myrna T. Rego Viana. 2ª ed. São Paulo: Editora da USP, 2004.

_______. Da totalidade ao Lugar. São Paulo: Edusp, 2005.

_______. O espaço do cidadão. 7 ed. São Paulo: Edusp, 2007.

_______. Espaço e método. 5 ed. São Paulo: Edusp, 2008.

_______. Metrópole corporativa fragmentada: o caso de São Paulo. 2 ed. São Paulo: Edusp, 2009a.

_______. O trabalho do geógrafo no terceiro mundo. Trad. Sandra Lencioni. 5 ed. São Paulo: Edusp, 2009b.

_______. Por uma economia política da cidade: o caso de São Paulo. 2 ed. São Paulo: Edusp, 2009c.

SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 5ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.

SANTOS, Milton. et al. (org). O novo mapa do mundo: fim de século e globalização. 4ª ed. São Paulo: Ed. Hucitec e Annablume, 2002.

SOUZA, Maria Adélia Aparecida de. A identidade da metrópole. São Paulo: Ed. da USP, 1994.

_______. Conexões geográficas: um ensaio metodológico: uma versão ainda preliminar. Boletim Paulista de Geografia, n. 71, 1. s. São Paulo: AGB, 1993. p. 113-127

_______. Entrevista. Revista Discente Expressões Geográficas. Florianópolis – SC, n. 03, p. 01-19, mai. 2007.

_______. Geografias das desigualdades: globalização e fragmentação. In: SANTOS, Milton; SOUZA, Maria Adélia A. de; SILVEIRA, Maria Laura (Org.). Território: Globalização e fragmentação. São Paulo: Hucitec, 1994. p.21-28

_______. Governo urbano. São Paulo: Nobel, 1988. Coleções espaços. 84p.

_______. Meio ambiente e desenvolvimento sustentável: as metáforas do capitalismo. Disponível em:<http://www.territorial.org.br/ins_biblioteca.htm>. Acesso em: 22 mar. 2009 _______. O II PND e a política urbana brasileira: uma contradição evidente. In: DEÀR, Csaba; SCHIFFER, Sueli Ramos (Org.). O processo de urbanização no Brasil. São Paulo: Edusp, 2004. p. 111-143

_______. O lugar como resistência: uma dimensão da realidade do futuro. In: SILVA, Maria Auxiliadora da; TOLEDO JR., Rubens de; DIAS, Clímaco César Siqueira (org.). Encontro com o pensamento de Milton Santos: o lugar fundamentando o período popular da história. Salvador: Empresa Gráfica da Bahia, 2005. 284p. p.189-198

_______. Pedagogia cidadã e tecnologia da informação: um projeto piloto para a periferia sul da cidade de São Paulo. In: RIBEIRO, Ana Clara Torres. Repensando a experiência urbana da América Latina: questões, conceitos e valores. Buenos Aires: Clacso, 2000.

_______. Política e território: a geografia das desigualdades. Campinas, 5 jun. 2002. Texto apresentado no Fórum Brasil em questão – Universidade de Brasília.

_______. A geografia da solidariedade. Geotextos, vol.2, nº2, p. 171-178, 2006.

_______. (org) Território brasileiro: usos e abusos. Campinas: Territorial, 2003.

_______. A metrópole e o futuro: A dinâmica dos lugares e o período popular da história. In: A metrópole e o futuro: refletindo sobre Campinas. Campinas: Territorial, 2008.

SOUZA, Maria Adélia Aparecida de; CATAIA, Márcio Antonio; TOLEDO JUNIOR, Rubens de. Território, lugar e poder: a expressão territorial do voto no Ceará. Campinas: Territorial, 2002.

Downloads

Publicado

2016-03-16

Como Citar

Carloto, D. R. (2016). Debate sobre o território na educação básica em Porto Nacional – TO. Revista Interface (Porto Nacional), (09). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/1912