O uso de computadores portáteis no ensino de Geografia: com a palavra professores e alunos

Autores

  • Cleide Maria Marques Morais
  • Lina Maria Gonçalves UFT

Palavras-chave:

TDIC, Laptops educacionais, Ensino de Geografia, Recursos e metodologias de ensino.

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa realizada com o objetivo de identificar as contribuições do uso de computadores portáteis para o ensino e a aprendizagem de Geografia. Esta foi realizada com professores e alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública no município de Gurupi, TO, participante do Programa Um Computador por Aluno - PROUCA TO. O percurso metodológico pautou-se em levantamento bibliográfico, observação participante na formação dos docentes para o uso dos computadores portáteis e grupo focal com docentes e discentes da referida escola. A pesquisa permitiu inferir que seu uso destes computadores portáteis é incipiente. Também explicitou as potencialidades pedagógicas da integração das mídias relacionando os eixos curriculares da Geografia aos recursos dos referidos computadores. Conclui que a integração curricular destes recursos depende do domínio de conceitos básicos da área de Geografia e de como a cultura escolar põe-se diante do desafio da sociedade tecnológica.

Biografia do Autor

Cleide Maria Marques Morais

Licenciada em Geografia pela UFT e Pedagogia pela UNITINS. Assessora Técnica e Coordenadora de Programas e Projetos na SEMEG.

Lina Maria Gonçalves, UFT

Pedagoga, Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital - TIDD, Doutora em Educação: currículo pela PUC SP. Professora na Universidade Federal do Tocantins- UFT, câmpus de Gurupi.

Downloads

Publicado

2016-06-03

Como Citar

Morais, C. M. M., & Gonçalves, L. M. (2016). O uso de computadores portáteis no ensino de Geografia: com a palavra professores e alunos. Revista Interface (Porto Nacional), 11(11). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/1707