LIBRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PROPOSTA DE CRITÉRIOS PARA A ELABORAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO DE ENSINO DE LIBRAS EM ESCOLAS REGULARES
Resumo
O artigo sugere critérios que direcionam a elaboração de um planejamento de ensino de Libras como L1 ou L2, mais adequado e significativo para crianças em fase escolar. As investigações, de caráter qualitativo e bibliográfico, geraram reflexões e perspectivas, sustentadas na literatura na área da educação infantil, embasadas em teóricos como Quadro e Cruz (2011), Gesser (2010), Vygotsky (1997) dentre outros. Os resultados mostraram que, ao se pensar na elaboração de um planejamento de ensino de Libras, L1 ou L2 para crianças sugere-se como critérios: considerar os processos de aquisição de língua e desenvolvimento da linguagem; identificar qual estágio de desenvolvimento e cognição a criança está, para, então, propor um planejamento metodológico adequado do ensino dessa língua que vise à motivação, despertem seus interesses pela a aprendizagem significativa da mesma nas aulas além de contribuir para o desenvolvimento pleno das habilidades e capacidades cognitivas destas crianças, tanto no ambiente escolar como fora dele, contribuindo para a evolução de sua autonomia, comunicação e interação com toda a sociedade, inclusive pessoas ou crianças com singulares linguísticas e em seus cotidianos, como no caso dos surdos.
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