LIBRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PROPOSTA DE CRITÉRIOS PARA A ELABORAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO DE ENSINO DE LIBRAS EM ESCOLAS REGULARES

Autores

  • Andrea Guimarães de Carvalho Universidade Federal de Goiás https://orcid.org/0000-0002-9748-8772
  • Ynara Júlia dos Santos Universidade Federal de Goiás

Resumo

O artigo sugere critérios que direcionam a elaboração de um planejamento de ensino de Libras como L1 ou L2, mais adequado e significativo para crianças em fase escolar. As investigações, de caráter qualitativo e bibliográfico, geraram reflexões e perspectivas, sustentadas na literatura na área da educação infantil, embasadas em teóricos como Quadro e Cruz (2011), Gesser (2010), Vygotsky (1997) dentre outros. Os resultados mostraram que, ao se pensar na elaboração de um planejamento de ensino de Libras, L1 ou L2 para crianças sugere-se como critérios: considerar os processos de aquisição de língua e desenvolvimento da linguagem; identificar qual estágio de desenvolvimento e cognição a criança está, para, então, propor um planejamento metodológico adequado do ensino dessa língua que vise à motivação, despertem seus interesses pela a aprendizagem significativa da mesma nas aulas além de contribuir para o desenvolvimento pleno das habilidades e capacidades cognitivas destas crianças, tanto no ambiente escolar como fora dele, contribuindo para a evolução de sua autonomia, comunicação e interação com toda a sociedade, inclusive pessoas ou crianças com singulares linguísticas e em seus cotidianos, como no caso dos surdos.

Biografia do Autor

Ynara Júlia dos Santos, Universidade Federal de Goiás

Especialista em Linguística das Línguas de Sinais pela Universidade Federal de Goiás. Atua como professora intérprete na Prefeitura Municipal de Goiânia e com Projetos na Creche Escolar da Universidade Federal de Goiás.

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Publicado

2022-12-18

Como Citar

Guimarães de Carvalho, A., & Júlia dos Santos, Y. (2022). LIBRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PROPOSTA DE CRITÉRIOS PARA A ELABORAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO DE ENSINO DE LIBRAS EM ESCOLAS REGULARES. Revista Interface (Porto Nacional), 22(22), 19–27. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/13930