A EDUCACAO ESCOLAR INDÍGENA: DIFERENTES PERSPECTIVAS

Autores

  • Adriana Francisca de Medeiros UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Resumo

O objetivo desse artigo é apresentar e discutir diferentes perspectivas  e concepções do papel da educação escolar indígena.  O desenho metodológico apoiou-se na  abordagem qualitativa e na pesquisa bibliográfica fundamentada em um referencial teórico de diversos campos disciplinares. O resultado da análise indica que a escola aos moldes interculturais deve articular de forma harmoniosa os saberes indígenas e saberes científicos, facilitando o diálogo inter e intra-cultural, além de incluir os conhecimentos tecnológicos, territoriais e ambientais no currículo. Necessita estar alicerçada na autonomia política, pedagógica e administrativa da escola indígena para promover a educação escolar  almejada pelos povos originários.

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Publicado

2021-07-12

Como Citar

de Medeiros, A. F. (2021). A EDUCACAO ESCOLAR INDÍGENA: DIFERENTES PERSPECTIVAS. Revista Interface (Porto Nacional), 20(20), 18–30. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/10002