A EDUCACAO ESCOLAR INDÍGENA: DIFERENTES PERSPECTIVAS
Resumo
O objetivo desse artigo é apresentar e discutir diferentes perspectivas e concepções do papel da educação escolar indígena. O desenho metodológico apoiou-se na abordagem qualitativa e na pesquisa bibliográfica fundamentada em um referencial teórico de diversos campos disciplinares. O resultado da análise indica que a escola aos moldes interculturais deve articular de forma harmoniosa os saberes indígenas e saberes científicos, facilitando o diálogo inter e intra-cultural, além de incluir os conhecimentos tecnológicos, territoriais e ambientais no currículo. Necessita estar alicerçada na autonomia política, pedagógica e administrativa da escola indígena para promover a educação escolar almejada pelos povos originários.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).