REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO

A ROTA DO CAFÉ E A VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE NORTE-PARANAENSE

Autores

  • Alini Nunes de Oliveira Universidade Federal do Paraná
  • Fabiane de Oliveira Domingos Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) – Campus Apucarana
  • Tatiana Colasante Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – campus São Bernardo

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v9n19p163-187

Palavras-chave:

Cultura cafeeira, Turismo, Rota do Café, Norte do Paraná

Resumo

O Norte do Paraná já foi uma das regiões brasileiras com maior produção de café no país. Atualmente, embora o café não seja mais a principal atividade produtiva da região, ainda é notável sua expressão em registro das memórias vinculados a este “ouro verde”, como foi conhecido esse grão. Essa influência da produção cafeeira na cultura local permite   as marcas nas paisagens sejam revalorizadas por diversas manifestações culturais. Os maquinários agrícolas e antigas fazendas de café possuem atualmente um novo significado, conservado pelos empreendedores da Rota do Café, roteiro turístico criado em 2009. A partir de um levantamento das potencialidades da região, esse artigo tem como objetivo analisar a estruturação da Rota do Café e averiguar seu papel como incentivador da valorização da cultura cafeeira por meio do turismo. Do ponto de vista metodológico, este artigo foi construído por meio de pesquisa bibliográfica e documental, além de entrevista com a presidente da Associação Rota do Café em 2019 e uma consultora de turismo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Embora a associação formada pelos empreendedores da Rota necessite de engajamento e organização de seus associados em busca de potencializar produtos e serviços em torno do café, a consolidação desta rota turística permite aprofundar os laços identitários dos norte-paranaenses com a história do café por meio da valorização de seu patrimônio, ao mesmo tempo em que, para os turistas, permite uma oportunidade de conhecimento de paisagens e da cultura local.

Biografia do Autor

Alini Nunes de Oliveira, Universidade Federal do Paraná

Pós-doutoranda em Turismo pela UFPR, sou doutora e mestre em Geografia pela UEL. Sou graduada em Geografia pela UEL, graduada em Turismo ênfase em Hotelaria pela UNOPAR, especialista em Pedagogia Social e Gestão de Projetos Sociais pela UNOPAR, possuo MBA em Gestão do Ensino Superior pela UNOPAR e sou também especialista em Análise Ambiental em Ciências da Terra pela UEL. Tenho experiência nas áreas de docência, gestão acadêmica e produção de materiais didáticos. 

Fabiane de Oliveira Domingos, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) – Campus Apucarana

Doutora em Geografia pela (UEL). Possui mestrado em Geografia, Meio Ambiente e Desenvolvimento pela (UEL). É bacharel em Turismo e Hotelaria pela (UNOPAR) com duas licenciaturas sendo uma em Gestão do Turismo (UTFPR) e outra em Geografia (UNAR). É especialista em Gestão e Análise Ambiental pela (UNOPAR). Profissionalmente atua como professora e coordenadora do Curso de Turismo e Negócios na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) campus Apucarana, sendo membro do Comitê Permanente de Gestão e Educação Ambiental. Possui experiência em Educação à Distância atuando em cursos da UNOPAR, UFPR e UEL. É pesquisadora nas áreas de políticas públicas do turismo; planejamento do turismo; desenvolvimento regional; turismo religioso; geografia do turismo e meio ambiente. Seus projetos atuais de pesquisa envolvem a realização de Inventários da Oferta Turística dos municípios do Vale do Ivaí como Lunardelli e Faxinal. Em 2018 defendeu a tese de doutorado: “A política de regionalização do turismo no Vale do Ivaí: uma análise a partir do conceito de desenvolvimento regional”.

Tatiana Colasante, Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – campus São Bernardo

Bacharel em Turismo e Hotelaria pela Universidade Norte do Paraná. É geógrafa e possui licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). É especialista em Ensino de Geografia (UEL) e Mestra em Geografia, área de concentração Dinâmica Espaço- Ambiental, pela UEL. Possui Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista, campus Presidente Prudente, área de concentração Produção do Espaço Geográfico. Foi docente dos cursos de Turismo e Secretariado Executivo Trilíngue da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Na pós graduação, ministrou aula na Especialização em Ensino de Geografia (UEL) e no curso de Especialização Patrimônio Cultural e Identidades do Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL).É parecerista da Revista Geografia (UEL) e Temporalidades (UFMG). É líder do Grupo de Estudos em Turismo, Espacialidades, Ruralidades e Meio Ambiente (GETERMA/UFMA/CNPq). Na Geografia, atua em estudos relacionados aos conceitos/temas: território, territorialidades, interface urbano/rural e identidades. Na área de Turismo, pesquisa temas relacionados à geoturismo, cultura, desenvolvimento e turismo em espaços rurais. Atualmente, é Professora Adjunta da Universidade Federal do Maranhão campus de São Bernardo onde coordena o Projeto de Ensino "Educação Patrimonial em São Bernardo-MA&quot.

Referências

AGÊNCIA Senado. Sistema S. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/glossario-legislativo/sistema-s. Acesso em: 16 set. 2020.

ALMEIDA, Ana Maria Chiarotti de. Participação social dos operários de origem rural em área urbana – Londrina/PR. Curitiba: Grafipar, 1981.

BRASIL. Ministério do Turismo. Portaria nº 192, de 27 de dezembro de 2018. Disponível em: http://www.turismo.gov.br/2018.html?id=12256:Portaria-192-de-27-de-dezembro-de-2018. Acesso em: 30 abril 2019.

BRASIL. Ministério do Turismo. Turismo Cultural: orientações básicas. Brasília: Ministério do Turismo, 2010.

BRASIL. Ministério do Turismo. Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil: Módulo Operacional 7 - Roteirização Turística. Brasília, 2007.

BRASIL. Ministério do Turismo. Plano Nacional de Turismo (2003-2007). Brasília, 2003. Disponível em: http://www.turismo.gov.br/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads_publicacoes/plano_nacional_turismo_2003_2007.pdf. Acesso em: 10 jul. 2016.

CORIOLANO, Luzia Neide Menezes Teixeira et al. Arranjos produtivos locais do turismo comunitário: atores e cenários em mudança. Fortaleza: EDUECE, 2009.

CORIOLANO, Luzia Neide Menezes Teixeira. Os limites do desenvolvimento e do turismo. Pasos – Revista de Turismo y Património Cultural, v. 1, n. 2, p. 161-171, 2003a.

CORIOLANO, Luzia Neide Menezes Teixeira. O turismo de inclusão e o desenvolvimento local. Fortaleza: Premius, 2003b.

DIAS, Reinaldo. Turismo e patrimônio cultural: recursos que acompanham o crescimento das cidades. São Paulo: Saraiva, 2006.

FABRINO, N. H.; NASCIMENTO, E. P. do; COSTA, H. A. Turismo de Base Comunitária: uma reflexão sobre seus conceitos e práticas. Caderno Virtual de Turismo, Rio de Janeiro, v. 16, n. 3, p.18-35, abr. 2016.

LOBO, Yure; SERENATO, Giovana. Diagnóstico turístico e propostas de desenvolvimento região turística Norte do Paraná. Sebrae, 2008. Trabalho não publicado.

MARTINS, Sérgio Ricardo Oliveira. Desenvolvimento Local: questões conceituais e metodológicas. Interações - Revista Internacional de Desenvolvimento Local, v. 3, n. 5, p. 51-59, set. 2002.

NITSCHE, Letícia Bartoszeck. Compreendendo a Comunidade do Guajuvira, em Araucária, Paraná (PR), Brasil e sua interação com o turismo, sob uma perspectiva cultural. Turismo e Sociedade, Curitiba, v. 4, n. 1, p. 32-50, abr. 2011.

OLIVEIRA, Alini Nunes de; CALVENTE, Maria del Carmen M. H. Análise da potencialidade das paisagens culturais para o turismo: um estudo no Norte do Paraná. Marketing & Tourism Review, Belo Horizonte, v. 5, n. 1, maio/jun., 2020.

PANOSSO NETTO, Alexandre. Experiência e turismo: uma união possível. In: PANOSSO NETTO, A.; GAETA, C. (Orgs.). Turismo de experiência. São Paulo: Senac, 2010. p. 43-55.

PARANÁ. Secretaria do Esporte e do Turismo. Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil. Disponível em: http://www.turismo.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=270. Acesso em: 16 set. 2020a.

PARANÁ. Secretaria do Esporte e do Turismo. Regiões turísticas do Estado. Disponível em: http://www.turismo.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=946. Acesso em: 16 set. 2020b.

RODRIGUES, Adyr Balastreri. Turismo rural no Brasil: ensaio de uma tipologia. In: ______ (Org.). Turismo rural. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2003. p. 101-116.

RODRIGUES, Adyr Balastreri. Turismo local: oportunidades para inserção. In: ______. Turismo: desenvolvimento local. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 2002. p. 55 – 64.

RODRIGUES, Adyr Balastreri. Turismo e espaço: rumo a um conhecimento transdisciplinar. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 1999.

SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 7. ed. Rio de Janeiro: Record, 2005.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 3. ed. Rio de Janeiro: Record, 2000.

SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado. 5. ed. São Paulo: Hucitec, 1997.

SCHINDLER, Andressa Alves Watanabe. Políticas públicas aplicadas ao turismo. Curitiba: InterSaberes, 2014.

SEBRAE. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. O que é o Sebrae. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos. Acesso em: 16 set. 2020.

TEIXEIRA, Andressa Ramos; SOUZA, Marcelino de; WANDSCHEER, Elvis Albert Robe. A emergência do associativismo enquanto forma de gestão de roteiros turísticos rurais. In: PORTUGUEZ, A. P.; SEABRA, G.; QUEIROZ, O. T. M. M. (Orgs.). Turismo, espaço e estratégias de desenvolvimento local. João Pessoa: UFPB, 2012. p. 71-82.

Downloads

Publicado

2020-09-30

Como Citar

OLIVEIRA, Alini Nunes de; DOMINGOS, Fabiane de Oliveira; COLASANTE, Tatiana. REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO: A ROTA DO CAFÉ E A VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE NORTE-PARANAENSE. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 9, n. 19, p. 163–187, 2020. DOI: 10.20873/rtg.v9n19p163-187. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/uft.2317-9430.v9n19p163. Acesso em: 26 abr. 2024.