AVALIAÇÃO DE RUIDO AMBIENTAL E POEIRA OCUPACIONAL EM UMA PEDREIRA NA CIDADE DE MIRABELA – MINAS GERAIS

Autores

  • Joselane Ramos Magalhães Bertolino Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Savia Batista Nobre
  • Danilo Souza Dias de Morais UNIMONTES

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v9n17p20-31

Palavras-chave:

Impacto Ambiental; Segurança do Trabalho; Saúde; Acidentes do Trabalho.

Resumo

A mineração é um setor que apesar de muito importante, apresenta impactos relevantes ao meio ambiente e ao trabalhador, causando degradações ambientais e perigos a saúde e proteção dos funcionários. A poeira de sílica e os ruídos são riscos frequentes na mineração. Dessa maneira medidas com a saúde, o conforto e a segurança dos trabalhadores vem se tornando prioridade nas indústrias e nos negócios em geral, visto que os acidentes podem levar danos na saúde como também o óbito. Diante dessas preocupações, este presente estudo tem por finalidade avaliar se a poeira ocupacional e o ruído ambiental gerados numa empresa de mineração situada no município de Mirabela – MG estão de acordo com os níveis permitidos pelas normas. Para este estudo foi utilizado o decibelímetro para medição do ruído ambiental e uma bomba gravimétrica para coleta de poeira da pedreira. Os resultados encontrados mostraram satisfatórios para a quantidade de poeira respirável, porém no quesito ruído ambiental nas proximidades do britador não estava dentro dos limites permitidos pelas normas vigentes, notando a necessidade de uma medida de proteção maior em relação aos funcionários. A sugestão para controle do ruído ambiental foi a utilização de protetores individuais, máquinas com cabines fechadas para isolamento acústico. Quanto à poeira, fazer-se de uso de protetores respiratórios, umidificação dos processos. Além disso, é importante que tenha programas de educação ambiental oferecido pelo empreendimento para os funcionários da empresa.

Biografia do Autor

Savia Batista Nobre

Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Faculdade Santo Agostinho de Montes Claros - MG (2019).

Danilo Souza Dias de Morais , UNIMONTES

Engenheiro Ambiental

Engenheiro de Segurança do Trabalho

Geógrafo e Espeleólogo

Atualmente é Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES

Downloads

Publicado

2020-02-18

Como Citar

RAMOS MAGALHÃES BERTOLINO, Joselane; BATISTA NOBRE , Savia; SOUZA DIAS DE MORAIS , Danilo. AVALIAÇÃO DE RUIDO AMBIENTAL E POEIRA OCUPACIONAL EM UMA PEDREIRA NA CIDADE DE MIRABELA – MINAS GERAIS. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 9, n. 17, p. 20–31, 2020. DOI: 10.20873/rtg.v9n17p20-31. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/8095. Acesso em: 26 abr. 2024.